quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Ânimo e socorro do Deus de Jacó na hora da dificuldade


A Bíblia Sagrada nos oferece total confiança nas promessas de Deus, mesmo os demônios tentando se levantar com suas legiões contra nós. Nenhum deles tem a capacidade de levar o Senhor a desistir do concerto estabelecido com seus filhos. O Senhor Deus tem um projeto em sua vida e nada vai fazê-lo mudar de ideia. Sem dúvida, muitos inimigos levantar-se-ão contra a sua vida a fim de te desanimar, mas Deus está contigo. Dentre tantos exemplos citados nas Sagradas Escrituras nesse sentido, temos a história do patriarca Jacó. Ele constituiu família e prosperou financeiramente, mas o Senhor ordenou que ele voltasse para a sua terra de origem devido à promessa emitida pelo Altíssimo sobre a posse daquela região do Oriente Médio. Ou seja, no lugar onde as pessoas contemplaram o seu sofrimento, angústia e dor, desta vez contemplarão a sua vitória. O patriarca formou família e alcançou riquezas, com direito a servos e servas e demais funcionários, mesmo assim a ordem divina pulsava na mente daquele homem: "Volte para Betel". Ele preparou-se e voltou para sua terra de origem.
Resultado de imagem para Jacó e o Anjo
Mas, durante a jornada, o patriarca enviou mensageiros a fim de avisar a seu irmão Esaú sobre a sua chegada, a resposta veio em seguida; seu irmão o encontraria, mas acompanhado por 400 homens. O peregrino disse consigo: "Meu irmão não desistiu de seu desejo de me matar". Porém, Deus ordenou o seu retorno, e quando isso acontece na vida do crente, ele não deve temer nada. "Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem, pois a fará voltar atrás?" (Is 14.27). O que Deus estabeleceu ninguém pode invalidar. O mesmo Deus que abençoou Jacó vai te proteger.
A notícia de que seu irmão vem encontrá-lo não faz Jacó resvalar, mas permanecer firme em andar segundo a direção de Deus. O patriarca encontra-se com o anjo do Senhor no Vau de Jaboque (Gn 32.22-24) e quando o dia amanhecia, o ser celestial manifestou o desejo de ir embora, mas Jacó respondeu-lhe: "Não te deixarei ir, se não me abençoares". O anjo pergunta o seu nome, e ele responde: "Jacó". Aquele momento é deveras especial na vida do patriarca, porque naquele instante nasce um novo homem, do encontro proporcionado pelo Senhor: nasce um príncipe que luta com Deus. Morre Jacó e nasce um escolhido, um príncipe compromissado com o Eterno.
Depois desse encontro, Jacó encontra-se com seu irmão Esaú, manco por causa da iniciativa do anjo em tocá-lo (Gn 32.25). O peregrino inclinou-se sete vezes diante de Esaú, gesto que quebrantou o seu coração. Por sua vez, Deus agiu no interior daquele homem que correu a fim de abraçar Jacó e reconciliaram-se. Quando muita gente imaginava encontrar um campo de batalha, com irmãos se engalfinhando e sangue correndo, na verdade o que aconteceu diante dos 400 homens que acompanharam Esaú foram trocas de palavras amistosas e abraços. O perdão foi a palavra de ordem naquele encontro em um local onde o Senhor estava presente.

Pastor José Wellington Costa Júnior é presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).
Extraído do Mensageiro da Paz, ano 89, N. 1611, p. 2, ago. 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário