sábado, 10 de outubro de 2020

LIÇÃO 2: QUEM ERA JÓ

COMENTÁRIO E SUBSÍDIO I

   INTRODUÇÃO

O autor sagrado não elabora uma biografia de Jó, mas traça um perfil que diz muito sobre esse gigante da fé. Jó foi um homem diferente, não em natureza, pois ele era igual aos demais de sua época. Todavia, foi, sem dúvida, distinto na espiritualidade. Ele foi um homem que não apenas possuía bens materiais e uma família sólida, mas mantinha profunda comunhão com Deus. Assim, nesta lição destacaremos alguns traços da vida e espiritualidade de Jó. – A história de Jó começa aqui com um relato: (I). De sua grande devoção em geral (v. 1), e com um exemplo particular, v. 5. (II). De sua grande prosperidade, w. 2-4. (III). Da malícia de Satanás contra ele, e da permissão que obteve para testar a sua constância, w. 6-12. (IV). Dos surpreendentes problemas que lhe aconteceram, a perda das suas posses (w. 13-17), e a morte de seus filhos, w. 18,19. (V). De sua paciência e devoção exemplares sob essas vicissitudes, vv. 20-22. Em tudo isso ele é apresentado como um exemplo de sofrimento e aflição, dos quais nenhuma prosperidade pode nos proteger, mas ao longo dos quais a integridade e a retidão nos preservarão.

   I. UM HOMEM DE CARÁTER IRRETOCÁVEL

1. Íntegro (sincero) (v.1). O caráter define o que uma pessoa é de verdade. Ela é vista a partir dos valores que governam a sua vida interior. O “mau-caráter” define uma pessoa que não merece confiança, que é desonesta e que, portanto, não possui valores nobres. Jó não era um homem sem pecado, mas tinha um caráter irretocável. Nesse sentido, os primeiros versículos do livro possuem vários adjetivos que descrevem o seu caráter. No primeiro, o autor o apresenta como um homem íntegro. A palavra “íntegro”, que traduz o hebraico tām, possui o sentido de inocente, sem culpa. No grego, segundo a Septuaginta, a palavra alethinós remete ao que é verdadeiro. Assim, podemos afirmar que Jó era sincero nas intenções, afeições e diligente nos esforços para cumprir seus deveres para com Deus e os homens.

2. Reto (v.1). Ele também era um homem reto que, no hebraico yāšār, tem um sentido de alguém justo, direito. Na Septuaginta, de acordo com o grego amemptos, possui o sentido de irrepreensível. Portanto, o homem de Uz era justo, reto, direito e se comportava de maneira irrepreensível.

3. Temente a Deus e desviava-se do mal (v.1). Jó é descrito como alguém temente a Deus, que desviava-se do mal. Estas palavras, de acordo com os termos relativos ao hebraico, sur e yare, traduzem a ideia de alguém que prestava reverência a Deus e evitava o mal. Já na Sepetuaginta, os termos relativos ao grego, theosebés e apecho, trazem o sentido de alguém devotado ao culto e à adoração a Deus e que, por isso, mantinha o mal sempre à distância.

As Escrituras mostram que, muito antes de Salomão, Jó praticava o que o homem mais sábio do mundo, posteriormente, ensinaria: “Teme ao SENHOR e aparta-te do mal” (Pv 3.7). – Jó é apresentado no estilo simples e direto das narrativas patriarcais. não é um israelita, assim parece, pois a sua terra natal, Uz, é muito provavelmente Edom (cf. o nome próprio Uz nas genealogias dos descendentes de Edom; Gn 36.28; 2Cr 1.42), embora algumas passagens tenderiam a identificá-la com Arã (cf. Gn 10.23; 22.21), a nordeste de Israel. Todavia, Jó é um adorador do verdadeiro Deus, embora se refira a ele principalmente como Elohim, “Deus”, e não como “Javé”, o nome próprio de Deus. Que Jó é um homem íntegro e justo, i.e., irrepreensível, e não que ele é perfeito e sem pecados, é a afirmação que encontramos na boca do narrador, de Deus (1.8) e do próprio Jó. – Jó era um homem muito bom, extremamente piedoso, e melhor do que os seus vizinhos: Ele era correto e honrado. Isso tenciona nos mostrar, não apenas a reputação que tinha entre os homens (ele era, de um modo geral, considerado um homem honesto), mas qual era realmente o seu caráter; pois este é o julgamento de Deus com respeito a ele, e por esta razão temos a certeza de que está de acordo com a verdade. (1). Jó era um homem religioso, alguém que temia a Deus, isto é, o adorava de acordo com a sua vontade, e comportava-se em todos os sentidos com base nas regras da lei divina. (2). Ele era sincero em sua religião: Ele era perfeito; não sem pecado, como ele mesmo reconhece (cap. 9.20): Se reto me disser, serei declarado perverso. Mas, tendo respeito por todos os mandamentos de Deus, visando a perfeição, ele era realmente tão bom quanto parecia ser, e não dissimulava em sua profissão de devoção; seu coração era puro e seus olhos sinceros. A sinceridade é a perfeição do Evangelho. A religião em que não há sinceridade não pode ser considerada uma religião verdadeira. (3). Ele era correto tanto em seus procedimentos com relação a Deus quanto com os homens, era fiel às suas promessas, sereno em seus conselhos, fiel nos mínimos detalhes à confiança nele depositada, e tinha consciência de tudo o que dizia e fazia. Veja Isaías 33.15. Embora não fosse de Israel, Jó era realmente um israelita em quem não havia dolo. (4). O temor a Deus que reinava em seu coração era o princípio que determinava todas as suas relações. Isso o tornou perfeito e justo, por dentro e por inteiro para Deus. Ilimitado e invariável na religião; isso o manteve próximo e fiel ao seu dever. Ele temia a Deus, respeitava o seu poder e a sua autoridade, e temia a sua ira. (5). Ele temia a ideia de fazer algo que fosse errado; com a máxima aversão e ódio, com cuidado e uma vigilância constantes, conservava-se longe do mal e evitava todos os aspectos do pecado e a aproximação dele, e isso por causa do seu temor a Deus, Neemias 5.15. Temer ao Senhor é odiar o mal (Pv 8.13); e então, pelo temor do Senhor os homens desviam-se do mal, Provérbios 16.6.

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Inicie o tópico fazendo uma reflexão acerca do “temor do Senhor” e sua relação com uma vida sabiamente vivida. Fale aos alunos que os livros de sabedoria do Antigo Testamento, como Provérbios, e o próprio Livro de Jó, colocam o “temor do Senhor” como princípio primeiro para uma vida de sabedoria. Para auxiliá-lo nessa reflexão, leve em conta o seguinte fragmento textual: “Sabedoria e o temor do Senhor. […] ‘O temor do Senhor’ é central à literatura sapiencial, ocorrendo 14 vezes em Provérbios e várias vezes em Jó. […] Além de ser o ponto de partida ou início da sabedoria, o temor do Senhor também é ‘o princípio primeiro e controlador’, ou ‘a essência e o coração’ da sabedoria” (ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 287).

  II. UM HOMEM SÁBIO E PRÓSPERO

1. Um conselheiro sábio. Há pessoas ricas que nem são sábias nem tampouco prósperas. Possuem conhecimento, mas não entendimento; riquezas, mas não prosperidade. Jó distingue-se nesse aspecto.

Ele foi um homem sábio, rico e próspero. A Bíblia afirma que Jó era “maior do que todos os do Oriente” (Jó 1.3). “Maior” aqui não pode ser entendido apenas como uma referência a bens materiais, mas também à sua sabedoria. Estudiosos destacam que Jó era mais importante em sabedoria, riqueza e piedade do que qualquer outra pessoa daquela região e ressaltam o reconhecimento da sabedoria de Jó conforme se destacava a sabedoria dos orientais expressa em provérbios, canções e histórias. Isso fazia dele um homem proeminente, a quem as pessoas recorriam com frequência em busca de conselho e orientação (Jó 29.21,22).  Na concepção hebraica, a sabedoria não se limitava ao conhecimento, mas à habilidade de ter a vida piedosa que Deus planejou para o homem (Dt 4.5-8). Sabedoria, na mentalidade hebraica, significa bom senso ou habilidade de governar-se a si mesmo pela escolha; a habilidade de conformar-se à vontade e ao padrão de Deus; uma retidão prática que se coaduna com a postura de retidão adotada pelo homem irregenerado. Jó gozava de uma posição elevada segundo qualquer padrão. Salomão teve uma reputação semelhante: "Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente..." (IRs 4.30). – “Os homens do Oriente eram notórios por sua grande sabedoria, que eles expressavam artisticamente em provérbios, cânticos e histórias… Jó era altamente respeitável (ver Jó 29.7-li); sábio conselheiro (29.21 -24); empregador honesto (31.13-15,38,39); hospitaleiro e generoso (31.16-21,32); e fazendeiro próspero (31.38-40)” (Roy B. Zuck, in loc.). No entanto, esse homem foi ferido pela tragédia, por razões desconhecidas”

2. Um homem próspero. O homem de Uz não era apenas rico, mas, sobretudo, próspero. O texto sagrado destaca que, além de sua esposa, ele tinha sete filhos e três filhas (v. 2). Para os padrões da época, possuía uma família com o formato ideal. Ele também era um fazendeiro bem sucedido. Em sua fazenda havia sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas; e tinha também muitíssima gente a seu serviço (v. 3). – Andersen Francis vai dizer que “Jó tinha uma família ideal de sete filhos e três filhas, sendo que os dois números, e a soma deles, são símbolos da perfeição, um claro sinal do favor divino. Como era comum no antigo Oriente Próximo, a riqueza de Jó não era medida pelo dinheiro ou pelas terras que ele tinha, mas pelo grande rebanho, como era com os patriarcas (Gn 13.7), e pela família numerosa, que, no caso de Jó, a soma deles simbolizava a perfeição e o favor divino. – Russell Champlin diz que “Jó tinha uma família feliz, uma boa esposa, sete filhos e três filhas. Eles formavam uma unidade familiar feliz, livre de preocupações, seja no campo econômico, seja no campo da saúde, seja em qualquer outro campo da vida diária. “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Sl 127.3)” (Samuel Terrien, in toe). Para a mente dos hebreus, Jó tinha todas as indicações da aprovação divina” 

3. Uma prosperidade baseada no “ser”. Jó, portanto, possuía um grande patrimônio e uma bela família. Sua prosperidade se refletia na relação harmoniosa entre ele, sua família, seus negócios e, sobretudo, Deus. Não era uma prosperidade estabelecida somente no “ter”, mas, principalmente, no “ser”. – “Entretanto, a prosperidade e a felicidade que possuem não dependem deles, tampouco está segura em suas mãos. Portanto, longe de mim o conselho dos ímpios!” (Jó 21.16). Como escreve o Pr Claudionor de Andrade: “Na verdade, não era Jó um simples fazendeiro, nem um sheik qualquer. Se levarmos em conta a utilização de seus camelos no transporte de mercadorias tanto para o Oriente quanto para o Ocidente, e se considerarmos a utilização da lã de suas ovelhas na confecção de tapetes e roupas, concluiremos ter sido o patriarca um grande capitão de indústrias e um respeitável financista internacional. Apesar de todas essas riquezas, Jó não se deixava dominar por elas, pois o seu maior bem era Deus: o Sumo Bem. Logo: não passava ele de um simples mordomo de quanto possuía. J. Caird alerta quanto aos perigos dos haveres materiais: “O que impede o homem de entrar no Reino de Deus não é o fato de possuir riquezas, mas o fato de as riquezas o possuírem”. Jó era um homem rico de espírito pobre; nada presumia de si mesmo. Nas riquezas terrenas, via apenas pobreza. Mui acertadamente, afirmou Agostinho: “As riquezas terrenas acham-se repletas de pobreza”. Mais tarde, viria o patriarca confessar que, em momento algum de sua vida, confiara nas riquezas”. 

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

“As posses de Jó, incluindo seus filhos […] e filhas, são registradas para provar a retidão desse homem (2-3). O ponto principal de discussão entre Jó e seus amigos vai ser o significado da prosperidade material. Acreditava-se naquela época que a família e os rebanhos eram bênçãos de Deus para uma pessoa reta. A riqueza de Jó significava que ele desfrutava do favor de Deus de uma maneira excepcional. Os números usados (sete, três e cinco), enumerando os filhos de Jó e seus rebanhos, são expressões adicionais da sua integridade.

Cada filho tinha sua própria casa. As filhas provavelmente moravam na casa do pai. Cada filho realizava uma festa, em casa de cada um no seu dia (4). Não está claro aqui se esses banquetes eram realizados no dia do aniversário de um deles ou, visto que havia sete filhos, o autor estaria descrevendo uma vida tão ideal que os filhos de Jó estavam frequentemente celebrando e se entretendo mutuamente em uma comunhão harmoniosa. Em cada evento, a piedade de Jó é ilustrada pelo fato de que ele sempre oferecia holocaustos (5) pelos seus filhos, se caso um deles pudesse ter pecado inadvertida ou secretamente. Essa frase, e os santificava, ilustra um uso comum no Antigo Testamento de santificação como um cerimonial de consagração ou separação” (CHAPMAN, Milo L.; PURKISER, W. T.; WOLF, Earl C. (et al). Comentário Bíblico Beacon: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 25).

  III. UM HOMEM DE PROFUNDA PIEDADE PESSOAL

1. Um homem dedicado à família. O primeiro capítulo de Jó diz: “Iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles” (1.4). O ambiente descrito aqui é de uma família em harmonia que, de forma feliz, festejava a vida. De forma alguma o texto sugere dissolução, bebedice ou licenciosidade nessas comemorações. Eram confraternizações feitas no ambiente familiar. – Um em cada dia da semana (sete filhos); essa referência aos banquetes nos dias de semana, que aconteciam de casa em casa, demonstra que havia amor e harmonia entre os membros da família. As irmãs receberam um destaque especial a fim de demonstrar que eram tratadas com amor. – “Os filhos desse príncipe edomita eram, ao que tudo indica, solteiros, e, no entanto, cada um deles mantinha sua casa de uma maneira real (cf. II Sam. 13.7; 14.28 ss.). Tão incomum era a harmonia fraterna, que regularmente eles se reuniam para ter banquetes em família, para os quais convidavam seus irmãos, costume excepcional no antigo Oriente” (Samuel Terrien, in loc.). – “Parece que os banquetes eram uma forma de vida dos jovens ricos, de modo que, cada semana, diríamos, um oferecia a seus irmãos o banquete semanal, e neles cometiam pecados contra Deus em seus corações (v. 5). Vê-se que era uma família rica, feliz e religiosa, sendo o pai o seu sacerdote. Não temos muita informação a respeito dessa norma familiar antiga; entretanto, sendo pequenas as comunidades, e o intercurso social, muito reduzido, levaria as famílias ricas a se reunirem, para fins religiosos e sociais, por meio de banquetes”. 

2. Um homem de moral e piedade. Jó foi um homem que possuía uma forte moralidade e uma sólida espiritualidade. Além de seu caráter irretocável, o texto deixa claro que ele tinha uma vida piedosa (Jó 1.5). Essa piedade está presente não apenas nos primeiros capítulos, mas em todo o livro. Mesmo nos momentos de desespero, como consequência de sua provação, ele sempre mantinha seus olhos em Deus. Essa piedade era a causa da dedicação de Jó à família. – Ao final de cada semana, Jó oferecia tantos sacrifícios quanto o número de seus filhos (Lv 1.4), oficiando semanalmente ("continuamente") como um sacerdote familiar, numa época anterior ao estabelecimento do sacerdócio araônico. Essas ofertas eram para cobrir qualquer pecado que seus filhos pudessem ter cometido durante semana, indicando como era profunda a sua devoção espiritual. Esse registro está incluído a fim de demonstrar a retidão e a virtude de Jó e de sua família, o que torna o seu sofrimento ainda mais impressionante. – “O autor sagrado nos diz que Jó era próspero e piedoso, e que a tragédia atingiria um homem inocente; de nós espera-se que perguntemos: “Por quê?”. Jó era um homem muito rico, porquanto era rico tanto espiritual quanto materialmente. A prosperidade sempre arrasta sua própria ameaça. Os ricos acabam por voltar-se à idolatria de muitas espécies, literais e espirituais. Mas não era esse o caso de Jó. Ele provou que é melhor um crente ser rico do que pobre, e que o homem espiritual não tem dificuldade para manusear dinheiro, que, afinal, pode ser uma fonte de serviço espiritual”. 

3. Um homem de vida consagrada. A piedade de Jó está evidente no cuidado espiritual que ele tinha com os filhos. Jó sempre orava por eles: “Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.” (Jó 1.5).

Como sacerdote de seu lar, Jó cumpria o ritual do culto em favor de sua família. O levantar cedo ou de madrugada, como expressão idiomática do hebraico bíblico, é uma forma de enfatizar a piedade de Jó. Essa devoção é demonstrada pela consagração vivida por ele. O texto diz que ele se “santificava”. O vocábulo português “santificava” traduz o termo hebraico, qadash, que possui o sentido de ser separado ou consagrado. Uma pessoa que é consagrada é uma pessoa que ora, uma pessoa que ora é uma pessoa consagrada. Portanto, à luz da vida de Jó, somos instados a viver uma vida consagrada diante de Deus e dos homens. – “Os Sacerdotes da Família. Sabemos que originalmente o pai era o sacerdote da família. Mais tarde, entre o povo hebreu, surgiu o clã sacerdotal, os levitas, o que transformou a tribo deles em uma casta religiosa. Portanto, muitos dos deveres que cabiam antes aos sacerdotes foram formalizados em adoração pública. Mas a história de Jó é posta dentro do período patriarcal, quando o chefe de uma família era também o sacerdote da família. Sem dúvida, é isso o que está por trás da cena referida neste versículo, onde Jó oferece pessoalmente os devidos sacrifícios. Presumimos que o autor sacro esteja atribuindo à sociedade árabe o tipo de condições que existiam na sociedade hebreia. Os árabes, afinal, eram filhos de Abraão e tinham as mesmas tradições essenciais dos hebreus. E blasfemado contra Deus em seu coração. Cf. Jó 2.6,9. Satanás supunha que os homens dotados de riquezas, até mesmo o piedoso Jó, privados de seus bens materiais e de seus familiares, transformar-se-iam em amaldiçoadores de Deus.” 

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

“Jó não teve de isolar-se para tornar-se piedoso. Foi justamente como pai de família, homem de negócios e membro de uma sociedade politicamente organizada, que ele pontificou-se como o melhor ser humano de seu tempo. Ninguém precisa isolar-se para tornar-se santo; santo nasce exatamente em meios às tentações.

Todos os heróis da fé destacaram-se como membros participativos da sociedade. O que dizer de Noé? Ou de Abraão, Isaque e Jacó? Ou dos profetas? Isaías e Ezequiel eram casados. E o exemplo do próprio Cristo? Ele não se afastou dos homens para redimi-los; Emanuel resgatou-nos estando entre nós e fazendo-se como um de nós

Enganam-se os que julgam ser a santidade o produto de uma vida solitária. Santidade é serviço; é dedicação integral ao Senhor Jesus; é desviar-se do mal e ter a parecença do Cordeiro de Deus” (ANDRADE, Claudionor de. : O Problema do Sofrimento do Justo e o seu Propósito. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 37).

  CONCLUSÃO

Destacamos três aspectos importantes acerca da vida de Jó: caráter, prosperidade e piedade. Só compreenderemos devidamente a vida desse gigante da fé do Antigo Testamento a partir dessa matriz. 

É possível que alguém seja rico, mas não possua caráter algum; da mesma forma é possível que alguém possua valores morais sem, contudo, esboçar piedade alguma. Todavia, ninguém terá um caráter irretocável, não apenas fragmentos ético-morais; prosperidade, não apenas posses; piedade, não apenas religiosidade se não conhecer a Deus na intimidade. Jó era assim: íntegro, reto, temente a Deus e se desviava do mal. – O comentarista destaca três virtudes do patriarca a fim de compreender a vida de Jó; no entanto, uma só virtude seria necessária para uma perfeita compreensão: Temos ao Senhor. – Como escreve o Pr Claudionor de Andrade: “Assim era Jó! Um homem em todas as coisas perfeito, porque perfeito era o seu Deus. E chegado o momento de os crentes sermos conhecidos não somente por nossas palavras, mas principalmente por nossas boas obras. Como destaca o apóstolo Tiago, de nada vale a nossa fé se estiver desprovida de obras; é através destas que demonstramos a nossa confiança no Todo-Poderoso. Que o Senhor nos ajude a alcançar o mesmo padrão de excelência que fez de Jó um dos homens mais perfeitos e íntegros de toda a História Sagrada. Não é um ideal inatingível, porque o próprio Cristo nos exorta a persegui-lo: “Sede perfeitos como vosso Pai que está nos céus é perfeito!”

REFERÊNCIAS

ANDRADE. Claudionor Corrêa de, Jó O Problema do Sofrimento do Justo e o seu Propósito. Série Comentário Bíblico. Editora CPAD. pag. 37-38.

BARBOSA, Francisco. Lição 1: O livro de Jó. Disponível em: https://auxilioebd.blogspot.com. Acesso em 02.10.2020

BRUCE, F. F. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamento - Jó. p. 714, São Paulo: Vida, 2009.

CHAMPLIN, Russell Norman. Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. p. 1863.

FRANCIS, I. Andersen. Jó Introdução e Comentário. Editora Mundo Cristão. p. 77).

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Jó p. 3.  Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

LIÇÕES BÍBLICAS. 4º Trimestre 2020 - Lição 2. Rio de Janeiro: CPAD, 11 outubro, 2020.

MESQUITA. Antônio Neves de. Jó Uma interpretação do sofrimento humano. São Paulo: JUERP, 2013.

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