sábado, 16 de fevereiro de 2013

EBD EM FOCO - LIÇÃO 7

LIÇÃO 7
A VINHA DE NABOTE


TEXTO AUREO
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

VERDADE PRÁTICA

A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.

Leitura Bíblica em Classe: 1 Rs 21.1-5; 15,16

OBJETIVO
Após a aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar o objeto da cobiça de Acabe.
Citar as causas da cobiça.
Conscientizar-se dos frutos e consequências da cobiça.

 VÍDEO



Professor Fábio Segantin



SUBSÍDIOS

NABOTE

Cidadão do Reino do Norte de Israel que possuía um vinhedo em Jezreel, nas proximidades do palácio de campo de Acabe e Jezabel (1Rs 21.1; 2Rs 9.21,25). Foi convocado por Acabe para ir a Samaria, pois este desejava comprar sua terra. Nabote recusou porque ela fazia da parte da herança da família, portanto o título não podia ser transferido a alguém que não fizesse parte de sua tribo (Lv 25.23; Nm 36.7; cf. Ez 46.18).

Quando Jezabel soube o quanto o petulante Acabe desejava anexar o vinhedo, sem hesitar escreveu uma carta aos encarregados da cidade de Jezreel e cruelmente mandou apedrejar Nabote e seus filhos até a morte sob uma falsa acusação de blasfêmia (1 Rs 21.8-14).

Elias condenou Acabe e Jezabel por este crime (1Rs 21.17-24), e profetizou que os cães iriam lamber o sangue do rei e comer a carne de Jezabel, da mesma forma que haviam lambido o sangue de Nabote depois dele ter sido apedrejado. Essa profecia teve um duplo cumprimento com cães lambendo o sangue de Acabe quando sua biga foi lavada no tanque de Samaria (1Rs 22.38), e cães comendo o corpo estraçalhado de Jezabel fora das portas de Jezreel (2 Rs 9.30-37).

De acordo com Francis I. Andersen, o propósito de Jezabel pode ter sido reivindicar que Nabote havia realmente prometido vender o vinhedo a Acabe, e que depois se arrependeu. Ela enviou um título espúrio de venda, selou-o com o selo do rei, e o enviou entre suas “cartas” aos anciões de Jezreel. No julgamento, duas falsas testemunhas juraram que Nabote havia invocado o nome de Jeová em uma promessa que teria formalizado a suposta transação [...].

Texto extraído da obra “Dicionário Bíblico Wycliffe”, editada pela CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário