quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

EBD EM FOCO - LIÇÃO 6

LIÇÃO 6
A VIÚVA DE SAREPTA


TEXTO AUREO
"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).

VERDADE PRÁTICA

Para socorrer e sustentar os seus filhos, Deus usa os meios mais inesperados.

 

 VÍDEO



Professor Fábio Segantin




 SUBSÍDIO
  

A Viúva de Sarepta

 Elias, no decorrer de seu ministério, estava acostumado a ver o agir sobrenatural de Deus continuamente. O Senhor, em vários momentos, mostra sua presença na vida do profeta Tisbita de diversas formas, seja respondendo com fogo no Carmelo, seja mandando chuva mediante a determinação profética, ou nas diversas provisões dadas a este homem de Deus. Nesta lição veremos outra face da provisão de Deus na vida deste santo profeta, de forma diferenciada, Deus mostrará o sustento aos fiéis quebrando estigmas religiosos, tudo para dar continuidade à sua soberana vontade.


I-UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA[1]

Deus não segue uma cartilha para sua atuação e realização de milagres e, por isso, o sustento ao profeta se dá de forma distinta. A provisão dada ao profeta por Deus já é distinta pelos seguintes fatos: o lugar é pagão, terra estrangeira e a viúva não é israelita, não é do arraial de Israel. Há muito que se extrair desta rica lição!

1-A Fonte de Querite:

Como vimos, após profetizar a seca em Israel, Elias é direcionado a um sustento sobrenatural em Querite [2]. Os corvos o alimentavam e a água não lhe faltava num tempo onde a escassez assolava a Nação (1Rs. 17.4-6). Lá em Querite estava muito bom para o profeta, mas, aquele momento tão confortável de sustento e descanso estava para acabar (1Rs. 17.7) e o profeta foi direcionado a Sarepta (17.9).

A Querite na qual o profeta desfrutou de singular provisão divina, tratava-se apenas de um lugar de provisão em tempos de crise e, não, um lugar onde o profeta deveria estabelecer-se pois sua missão ainda não havia se findado. Este princípio de não estabelecer morada num lugar de 'descanso' (Mq.2.10) é um preceito que aponta para o alvo maior que é o lar espiritual que nos aguarda (Fp. 3.20; Hb. 13.14). Deus mostra a Elias que o nosso descanso não é nesta terra, não há nenhum lugar que possa ser comparado com o real lugar de descanso preparado por Deus, a ser desfrutado por nós ao fim da nossa caminhada de fé. Note o leitor que aqueles que querem fazer de Querite o seu lugar de descanso, serão assolados, pois o ribeiro seca num determinado momento devido a falta de chuvas (1Rs. 17.9).

2-Elias em Sarepta:

Após passar uma temporada de tranquilidade em Querite, o Profeta Elias é direcionado a Sarepta. Pertencente a Sidom, o local para onde Deus direcionou o profeta fazia parte da terra da rainha Jezabel, que estava perseguindo os profetas do Senhor. O local designado ao profeta como refúgio não parecia fazer muito sentido, uma vez que era uma terra pagã e que tinha uma certa relação com  aquela que perseguia os profetas de Deus. A questão ainda se torna mais difícil de ser aceita porque, além de Elias ser levado a uma terra pagã, ainda foi auxiliado por uma viúva que não fazia parte de Israel.

Tanto o local como a viúva que acolheria o profeta, foram escolhidos por Deus, que quebrou paradigmas e preconceitos, para mostrar naquele ato, entre outras coisas, a ação e o domínio divino até mesmo em terras e pessoas que não servem a Ele. A escolha, que não foi por acaso, se deu justamente pois o rei Acabe nunca imaginaria que o profeta se refugiaria naquela terra (1Rs. 18.10).

Em situações adversas, há algumas pessoas que, embora não sejam da fé, auxiliam o servo de Deus em sua caminhada, veja:

  • Raabe - Sustento para conquistas (Josué 2): Quando os homens designados por Josué foram a Jericó espiar a terra, Raabe, a prostituta, os acolheu e tornou-se um canal de bênçãos naquele lugar, tornou-se uma provedora na ministério de Israel e uma mantenedora do trabalho daqueles homens de Josué.
  • Rute - Fidelidade e Companheirismo (Rute 1.16-18): Após a trágica perda de sua família, Noemi, sogra de Rute diz a suas duas noras que sigam suas vidas e prossigam sem ela, Rute recusa-se a deixá-la e a segue mantendo-se fiel em todo quanto lhe instruía.
Então, Elias começa a compreender que mesmo de um povo infiel e até mesmo oposto aos valores divinos, Deus pode suscitar subitamente, alguém auxilie o fiel em sua caminhada e mesmo em seu ministério. Como Raabe e Rute, aquela simples viúva fez tudo quanto o profeta lhe determinara e o serviu com tudo aquilo que possuía em sua casa. Em outras palavras, aquela mulher, que não era fiel ao Deus de Abraão, tornou-se uma fiel obediente aos preceitos divinos, revelados a ela por Elias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário