quinta-feira, 13 de março de 2014

NO VALE DA SOMBRA DA MORTE

O Salmo 23 e versículo 4 diz: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam".  

Estes versículo mostra entre outras atitudes do PASTOR para conosco confiança e proteção:

Confiança: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum". Este vale é bem diferente dos caminhos de paz, justiça e quietude. As terras montanhosas de Judá contêm muitos vales escuros onde animais selvagens traiçoeiros ficam de espreita, e servem de ilustração para fazer o homem ter uma ideia do escuro vale da morte por onde terá de passar. 

Proteção: "Porque tu estás comigo". "Tu", o mesmo Deus misericordioso que acompanha o crente quando o leva a pastos verdejantes e às águas de descanso. "O teu bordão e o teu cajado me consolam". O bordão "consola" no sentido de forçar os animais, tais como lobos e leões, a saírem em retirada. E o cajado "consola" porque é usado para direcionar a ovelha no meios dos obstáculos e até para retirá-la dalgum buraco ou despenhadeiros em que caiu. Garantem segurança e acalmam os temores. O mesmo instrumento tem o emprego duplo, representado pelas duas palavras diferentes.

PASSANDO PELO VALE

A noite do terceiro sábado de fevereiro de 2014 foi muito longa para mim. Parecia que nunca ia chegar o amanhecer, eu ansiava pela aurora! A dor terrível que sentia no abdome parecia me dizer que eu não ia ver a luz do domingo.

Finalmente estava pronto para mais uma Escola Dominical, mesmo ameaçado pela dor, a vontade de estar na Casa do Senhor superou aquele mau estar e então me dirigir ao Templo. Ao tentar amenizar a dor com um comprimido de Ranitidina senti o meu corpo gelado, pois o mau estar agravou-se ainda mais e senti sensação de desmaio, então percebi que estava impotente para assumir compromissos naquela manhã. Voltei às pressas para minha residência e então continuou a tortura no meu corpo.

Após ser levado ao centro de emergência do Hospital Kalil Moisés da Silva, sentindo calafrios, o médico me medicou com remédios para verminose (Secnidazol 1000 e Helmiben NF 200 mg + 332 mg) o que agravou ainda mais o meu quadro clínico.

[Essa atitude médica de Vitória do Mearim, mostra o descaso da nossa saúde pública. Não há investimentos nesse setor, e, desta forma, os funcionários têm boa vontade em ajudar os pacientes, mas não podem fazer milagres.]

Então amparado pela família e amigos (Edith, Lanucy, Jemerson, Débora, Manoel e Priscila) fui a São Luis no quarto sábado de fevereiro (22/02/14), juntamente com a minha esposa e os irmãos Edith, Lanucy e Manoel que foi o condutor do veículo. Após os exames o médico não diagnosticou nenhum problema que me desse direito a uma internação, solicitou, então, mais exames para a semana seguinte, inclusive uma ultrassonografia total do abdome. Na segunda feira (24/02) enquanto fazia o último exame o médico me informou que deveria fazer uma cirurgia urgentemente, pois a vesícula estava com traços de infecção.

Voltei, então ao Hospital São Luiz. Foram feitos novos exames e uma tomografia, foi então confirmado o que a ultrassonografia detectou. A cirurgia a vídeo foi marcada e então fui submetido a ela no dia 26 de fevereiro de 2014.

No primeiro dia foi muito complicado, pois não podia falar, me alimentar e nem mesmo beber água. A barriga estava inflada devido a grande quantidade de ar que foi colocado para facilitar na hora da cirurgia para não comprometer outros órgãos. Dessa forma senti falta de ar devido os gases comprimirem os órgãos internos, inclusive os pulmões.

No dia seguinte a recuperação foi mais visível, pois comecei a fazer caminhada dentro do hospital e, então, as melhoras foram aparecendo até que o médico me deu alta no dia 03 de março.

Em minha casa, me recuperando, resolvi então postar essa experiência pela qual passei para compartilhar com os amigos e, assim, agradecer pelos telefonemas, mensagens no Facebook, no WhatsApp; pelas orações feitas a meu favor. Agradecer a todos os funcionários do HSLZ, inclusive o médico, Dr. Jordano e sua equipe, pelas mãos abençoadas, usadas por Deus para cuidar de mim.

Agora, volto a dizer como o salmista: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo".
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. 

Graça e paz.  

Algumas Fotos que marcaram essa experiência

Fique hospedado na Casa do Educador - Rua do Egito



O sol raiou e já estávamos prontos para fazermos novos exames

No CADH o meu filho me acompanhou e ficou na fila para receber a senha

Esperando a hora de ir ao centro cirúrgico
Após o banho, esperando a hora dos curativos
A hora de tormento, pois o esparadrapo arrancava os pelos e causava ainda mais dor



A dor é superada ao receber o carinho do filho (DENNIS)


... do filho e da esposa...

    
Todas as tardes, na hora da visita, o Dennis era incansável, me botando para fazer caminhada.


No meio da madrugada, o sono falhou, a respiração estava pouca, e então fui ao corredor andar de cadeira de rodas.

E então, a acompanhante também merece todo o conforto.

2 comentários:

  1. Menino, como q tu passa por tudo isso e nao avisa nada? Podia ter ficado aqui em casa ou no meu ap!!! Graças a Deus q ja ta td bem!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois, é amiga. Foi tudo tão rápido que nem deu tempo pra eu pensar.

    ResponderExcluir