SUBSÍDIO I
Um dos grandes conflitos na Igreja Primitiva era acerca da
liberdade cristã
O livro dos Atos dos Apóstolos,
no capítulo 15, narra o primeiro grande conflito que poderia levar grandes
prejuízos à comunhão da novata igreja. O problema teve de ser tratado no que se
chamou de o primeiro concílio da igreja. Ora, por intermédio do ministério de
Paulo e de outros companheiros, muitos gentios chegaram à fé. Mas havia grandes
questões: o que era preciso para ser um seguidor de Jesus? Era necessário o
gentio guardar toda a lei de Moisés? Conhecer e compreender a mensagem do
Evangelho não seria suficiente?
O concílio da igreja chegou à
conclusão de que os gentios não precisariam guardar a Lei de Moisés, senão,
apenas considerar as seguintes resoluções:
1. Não comer carne de nenhum
animal que tenha sido oferecido aos ídolos;
2. Não comer sangue nem carne de
nenhum animal que tenha sido estrangulado;
3. Não praticar imoralidade
sexual.
Estas resoluções foram recebidas
de maneira amorosa pelos gentios. Mas temas dessa natureza retornaram agora no
capítulo 14 de Romanos. Pois o apóstolo Paulo volta-se novamente perante o
problema que já havia sido superado. Entretanto, a questão maior é que na
igreja de Roma, judeus e gentios estavam convivendo mutuamente, de modo que os
judeus se escandalizavam com a liberdade dos gentios. Mas que nos chama atenção
neste capítulo 14 é o ensino de tolerância que o apóstolo passa a expor:
1. “Paremos de criticar uns aos outros” (v.13);
1. “Paremos de criticar uns aos outros” (v.13);
2. “Por estar unido com o Senhor
Jesus, eu estou convencido que nada é impuro em si mesmo” (v.14);
3. “Mas, se alguém pensa que
alguma coisa é impura, então ela fica impura para ele”. (v.14);
O apóstolo conclui o argumento
da tolerância entre irmãos da seguinte maneira: “Se você faz com que um irmão
fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor.
Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que
você come. Não deem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês
acham bom” (vv.15,16). Pois na verdade o Reino de Deus não é comida e nem
bebida, mas vida correta, em paz e com alegria no Espírito Santo
(v.17). Portanto, em nome da paz e da alegria vale a pena respeitar o
diferente e aquele que não pensa da mesma forma que você. Pensar diferente faz
parte da grande diversidade que há na Igreja, o Corpo de Cristo. Por isso, viva
em paz! Viva com alegria!
Fonte: Revista Ensinador
Cristão, Ano 17 - nº 66 – abr/mai/jun de 2016.
SUBSÍDIO II
INTRODUÇÃO
Hoje, como nos tempos em que Paulo escreveu sua
Carta aos Romanos, existem crentes fracos na fé, que têm consciência limitada
em relação à sua liberdade cristã. Diante disso, e a partir das instruções que
nos dá o Apóstolo, precisamos de discernimento espiritual para sermos
tolerantes para com eles a fim de que não venham a ser destruídos, mas
edificados em amor. Ao mesmo tempo em que devemos ser instrumentos de Deus para
a maturidade dos crentes mais débeis na fé.
1. TIPOS DE
CRISTÃOS
Os fracos na fé em Roma, pelo que podemos
depreender contexto, eram os cristãos judeus, cuja fraqueza cultural (não
moral), os deixava duvidosos quanto ao que fazer ou deixar de fazer em suas
consciências, e por conseguinte, em suas práticas. Pelo que depreendemos do
contexto, eles permaneciam comprometidos com as regras judaicas, especialmente,
no que tange às dietas e a guarda de dias religiosos (Rm. 14.14.20). Paulo, ao
longo de sua exposição, se põe ao lado dos fortes na fé, ele, inclusive, se
apresenta como um dos fortes (Rm. 15.1). Contudo, por causa do amor, e talvez,
considerando a decisão do Concílio de Jerusalém (At. 15.19), ensina aos fortes
a serem tolerantes para os cristãos mais fracos. A recomendação de Paulo é que
coisas como seguir uma determinada dieta e a escolha de dias religiosos,
contanto que não comprometam a doutrina da salvação pela graça, por meio da fé
em Cristo (Ef. 2.8,9; Gl. 1.8,9), devem ser postos como assuntos secundários e
não devem ser motivo para alguém vir a julgar seu irmão (Rm. 14.3,4). Não
recebemos do Senhor a incumbência para ser juízes dos nossos irmãos, tal
somente pertence ao Supremo Juiz, por isso, Paulo cita Is. 45.23. Não sirvamos,
portanto, de pedra de tropeço para os nossos irmãos, antes os encaminhemos, em
amor, à maturidade.
2. VIVENDO A
VERDADEIRA LIBERDADE EM CRISTO
Conforme apontamos anteriormente, Paulo se coloca a
favor dos fortes, e ele mesmo se considera um dos tais. Mas, conforme escreve
aos Coríntios (I Co. 6.12), embora tudo nos seja lícito, nem tudo nos convém, a
fim de que os mais fracos não sejam escandalizados (literalmente, não venham a
tropeçar). Nesse sentido, podemos dizer que nossa liberdade em Cristo é
redimensionada pelo amor aos nossos irmãos fracos, já que, para eles, se agirem
contra suas consciências, estarão pecando. Isso não quer dizer que nossa
consciência seja infalível, ela pode, inclusive ser cauterizada (I Tm. 4.2),
mas nós, os mais fortes, não podemos deixar de respeitar as consciências fracas
dos irmãos que pecam contra seus princípios se agirem contra eles (Rm. 14.23).
Por causa desses irmãos mais fracos, Lutero, lembrava que "o cristão é o
mais livre senhor de todos, não sujeito a ninguém, e ao mesmo tempo, o cristão
é o mais dócil servo de todos, sujeito a todos". Evidentemente, isso não
quer dizer que devemos aceitar evangelhos contrários àquele revelado nas
Escrituras (Gl. 1.7-9). A tolerância se dá no contexto daquilo que é secundário
à doutrina cristã. A esse respeito, é válido destacar a célebre declaração de
Agostinho: “nas coisas essenciais, unidade; nas não essenciais, liberdade; em
tudo, a caridade”.
3. DEVEMOS
NOS ACEITAR MUTUAMENTE
Com vistas à unidade do corpo de Cristo, precisamos
cultivar o amor cristão (Rm. 12.10) a fim de que possamos desenvolver o mesmo sentimento
de Cristo (Rm. 12.16). Para isso, aqueles que são mais fortes na fé não podem
ser orgulhosos, mas condescendentes com os mais francos. Para esse fim, faz-se
necessário que suportemos, que, em grego, dá ideia também de “sustentar” e
“transportar” (Rm. 15.1). Isso remete ao que está escrito em Gl. 6.2: “Levai as
cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”. Visando a harmonia
da igreja, pode haver casos em que tenhamos não só que tolerar, mas também,
sofrer, enfrentando pacientemente as privações. Seguindo o exemplo do que nos
ensinou o Mestre em Mt. 5.40,41, mesmo libertos em Cristo, precisamos, em
alguns casos, caminhar a “segunda milha”. Assim, por causa do amor a Cristo e
aos nossos irmãos, nos, os mais fortes, nos tornamos servos dos mais fracos, a
fim de conduzi-los ao Senhor (I Co. 8.9; 9.22). Como o Filho do Homem, não
estamos aqui para sermos servidos, mas para servir (Mc. 10.45), e seguindo Seu
exemplo, devemos nos compadecer das fraquezas dos outros (Hb. 4.15).
CONCLUSÃO
Os cristãos fortes, em relação aos fracos,
precisam, inicialmente, suportar suas fraquezas, e, diante delas, não podemos
ser egocêntricos, antes devemos buscar agradar o próximo, para o bem dele a fim
de edificá-lo (Rm. 14.15). Para isso, não devemos colocar tropeços em sua vida
(Rm. 14.13,20,21), nem destruí-lo (Rm. 14.20) ou prejudica-lo (Rm. 14.15). Como
o objetivo é a edificação, isso inclui, também, o ensino amoroso a fim de que a
fé do fraco seja fortalecida, bem como sua consciência. E, assim, o fraco também
passará a ser forte, como certamente fez Paulo quando a Carta aos Romanos foi
lida entre os irmãos.
Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
Extraído do Blog subsidioebd
COMENTÁRIO E
SUBSÍDIO III
INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo foi informado de que
havia alguns conflitos na igreja de Roma, os quais giravam em torno da
liberdade cristã. Alguns crentes, ainda imaturos, se escandalizavam com
determinadas atitudes dos crentes, cuja a fé achava-se amadurecida. Esses conflitos,
como acredita a maioria dos comentaristas, surgiram com o retorno de alguns
judeus cristãos que haviam sido expulsos pelo imperador Cláudio. Estes, ao se
juntarem à igreja formada em sua maioria por gentios, se escandalizaram com
determinadas práticas. Paulo busca um ponto de equilíbrio a fim de que a obra
de Cristo não sofresse nenhum dano. Este é o tema que vamos estudar. [Comentário: Qual é exatamente o problema com o
qual Paulo se preocupa nesta seção, não é de forma alguma fácil decidir, e
diversas explicações foram propostas. Já foi dito que os ‘fracos’ aqui eram os legalistas, mas dificilmente
este seria o caso, já que Paulo os trata como crentes genuínos; convém lembrar,
este capítulo é dirigido a seguidores sérios de Jesus, não a crentes carnais
(1Co 3.1). É mais coerente, e a maioria dos estudiosos o dizem, aceitar que a
fraqueza dos fracos consistia na preocupação constante com a obediência literal
à parte cerimonial da Lei. Enquanto os ‘fortes’ haviam admitido que, agora que
aquele que é a meta, a substância e o significado mais profundo da lei do
Antigo Testamento chegou, a sua parte cerimonial já não exige ser literalmente
obedecida, os ‘fracos’ perceberam fortemente que uma preocupação contínua pela
obediência literal da lei cerimonial era elemento essencial da sua resposta à
fé em Jesus Cristo. No capítulo 14 Paulo escreve diretrizes relacionadas a
coisas que não são exigidas nem proibidas nas Escrituras. Este capítulo tenta
equilibrar o paradoxo da liberdade e responsabilidade dos cristãos. A unidade
literária vai até 15.13. Fica claro que entre os crentes há espaço para a
tolerância e diferenças de rigorosidade relacionadas com questões tais como
hábitos alimentares (v 2-4) e observar dias especiais na vida cristã (v 5-6).
Como ambas as partes o fazem para honrar o Senhor (v. 6), nenhuma deve fazer a
outra baixar o olhar. Entretanto, Paulo diz que o crente que se recusa a comer
algumas coisas é fraco, isto é, imaturo na fé, uma vez que o comer está
relacionado realmente de modo moral (v.1; 1Tm 4.3-5). Se Paulo não considerava
insolúveis essas controvérsias, ele considerava a unidade da comunhão na igreja
como mais importante do que resolvê-las (confira 12.5,10,16). As questões aqui
em vista não faziam parte do Evangelho,mas da força ou fraqueza relativas à fé
no evangelho.]
I. UMA IGREJA HETEROGÊNEA (Rm 14.1-12)
1.
A natureza da Igreja. É possível percebermos, nesta seção da
Epístola aos Romanos, que Paulo apela para a natureza da Igreja a fim de
corrigir o problema que nela surgiu. A Igreja é una, isto é, embora formada por
pessoas de grupos diferentes, ela forma o corpo de Cristo. Para ser Igreja, ela
precisa atender o critério da unidade. Não há judeus nem gentios, mas a Igreja
de Deus. Ela é, portanto, indivisível. Esse é o primeiro aspecto que podemos
perceber na linha argumentativa de Paulo. Nisto vemos a natureza heterogênea da
Igreja. Essa Igreja una e indivisível é de natureza local e universal. Os
crentes judeus e gentios deveriam, portanto, se conscientizar de que problemas
de natureza local não poderiam sobrepor-se à universalidade da Igreja. A
liberdade deveria ser respeitada, isto é, regulada pela lei do amor. [Comentário: A palavra grega traduzida como “igreja” significa,
literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas
chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. Entender o
conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do
pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo
da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (At
20.28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer
alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que
estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna
(Rm 5.8; 1 Co 6.19-20). O termo “igreja” é usado no sentido universal, isto é,
para falar de todos os crentes, de todas as épocas que pertencem a Cristo.
Jesus falou da igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Ele não está falando apenas de uma
congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial.
Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação
sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu:
“...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”
(Ef 5.23). Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles
lavados e purificados de seus pecados (Ef 5.26). O mesmo termo também descreve
uma congregação local ou assembleia de santos (1 Co 1.2; Mt 18.17; Rm 16.5).
Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas
obedecem a palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros
irmãos na fé.]
2.
Os fracos na fé. Quem seriam os fracos na fé? Os crentes
fracos eram principalmente cristãos judeus que se abstinham de certos
tipos de alimentos, e observavam determinados dias em razão de sua contínua
lealdade à Lei de Moisés (Rm 14.6,14). Muitos judeus que haviam se convertido
não conseguiam se libertar totalmente dos preceitos do judaísmo. Além de
observar determinados rituais relacionados ao culto, eles queriam que os
gentios fizessem o mesmo. Paulo teve que resolver problemas semelhantes na igreja de Corinto (1 Co
8.1-13), Gálacia e Colossos. Esses cristãos - podemos chamá-los de imaturos -
não conseguiram entender por completo a natureza da Nova Aliança em Cristo
Jesus. Eram crentes nascidos de novo, mas ainda não haviam conseguido se
libertar do legalismo. [Comentário: A fraqueza na fé a que este capítulo se refere não é
fraqueza na fé cristã fundamental, e sim fraqueza na certeza de que a nossa fé
nos permita fazer determinadas coisas. É praticamente certo que o uso do termo
‘fraco’, que se pode ver aqui como também em 1Co 8, surgiu naqueles que
discordavam dos assim descritos. A atitude básica de crente para com um irmão
deve ser a atitude da boa acolhida e da aceitação, com base na atitude de Deus
para conosco, em Cristo. Deve haver amor para com os ‘fracos’, cuja consciência
continua presa a escrúpulos dos quais o Evangelho nos liberta. Os cristãos
judeus estavam sendo rejeitados pelo grupo de gentios que era maioria na Igreja
de Roma, pelo fato deles ainda se sentirem na obrigação de seguirem os ritos
das leis alimentares e a guarda de dias sagrados, como o sábado. Paulo ensina
que não devemos julgar nossos irmãos pelo comer ou outras coisas que ele faça
achando que com isto está agradando a Deus. Se tratarmos nossos irmãos com
amor, nossa atitude será de compreensão com as fraquezas dos outros]
3. Os fortes na
fé. Se
os crentes fracos eram formados por judeus crentes, mas que viviam ainda
debaixo da velha aliança, os fortes eram formados tanto por judeus como
por gentios que haviam alcançado um entendimento correto das implicações da
Nova Aliança. Esse fato é confirmado pela afirmação do apóstolo Paulo que se
enfileira com os fortes na fé (Rm 15.1). Portanto, os fortes sabiam que não
estavam mais debaixo da Lei, mas da graça. [Comentário: Note que os títulos que
Paulo dá a esses grupos, chamando-os de “mais forte” e “mais fraco”, nos induz
a prejulgá-los preconceituosamente, mas isso certamente não era a intenção de
Paulo, pois ambos os grupos eram crentes sinceros. A lição para nós é que não
temos que moldar os outros crentes a nós mesmos! Temos é que aceitar uns aos
outros em Cristo! O texto mostra que não devemos limitar a liberdade pessoal do
nosso irmão por qualquer juízo humano, mas cada um deve se limitar no exercício
de sua própria liberdade. Embora o cristão se sinta livre para fazer coisas que
para outros são consideradas pecado, deve considerar o efeito de suas ações
sobre os outros e assim evitar que suas atitudes escandalizem e façam desviar
da graça de Deus o irmão mais fraco. Martinho Lutero disse: “Uma pessoa
cristã é o mais livre senhor de tudo, pois não está sujeito a ninguém; uma
pessoa cristã é o servo mais consciencioso e zeloso de todos, porque está
sujeito a todos”. A verdade bíblica é freqüentemente apresentada como um
paradoxo como este. Cada crente tem pontos fracos e fortes. Cada um de nós tem
obrigação de andar conforme a luz do entendimento que já recebeu, sempre aberto
ao Espírito e à Bíblia, pronto a receber mais luz. Neste período em que vemos
como através de um vidro opaco (1Co 13.8-13), temos obrigação de andar em amor
(v. 15) e paz (vv. 17,19), para edificação mútua.]
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Juízo de valor (14.1)
Significa determinar, com base em nossas próprias crenças e
convicções, que certa pessoa está em pecado. Quando uma pessoa se envolve num
ato que a Bíblia tipifica como pecaminoso, não estamos fazendo juízo de valor
ao classificar esse ato de pecado, mas, sim, estamos em concordância com Deus.
É importante ter clara, na mente, essa distinção. A igreja deve disciplinar os
crentes que pecam, mas ninguém, nem mesmo a congregação, tem o direito de
emitir juízo de valor.
Forte e fraco (14.2). Para surpresa de muitos, é o fraco na fé (aetheneia: fraco,
incapacitado) que tem problemas com a liberdade de outros, que desfrutam de uma
fé mais forte! O forte na fé leva em conta que a espiritualidade não é uma
questão de fazer ou não fazer, mas de amar e servir a Deus enquanto usufrui
suas boas dádivas.
Desprezar (14.3). O problema de julgar os outros é que
isso distorce relacionamentos, nos impede o entendimento e de compartilharmos a
ajuda uns dos outros. Deus se agrada de nós, pelos nossos relacionamentos, não
se comemos carne ou somos vegetariano” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor
da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. lO.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.750).
II. UMA
IGREJA TOLERANTE (Rm
14.13-23)
1. A lei da
liberdade. Um tema que Paulo trata com bastante ênfase na Epístola aos
Romanos é o da liberdade em Cristo. Em Romanos 7.24 e 25, o apóstolo tinha
consciência da incapacidade de o crente se autolibertar. Por isso, ele
glorifica a Deus, na pessoa de Jesus Cristo, por prover a libertação das garras
do pecado. Em sua epístola endereçada à igreja da Galácia, ele escreveu que foi
para a liberdade que Cristo nos chamou (Gl 5.1). A liberdade cristã lhe dava
certeza de uma coisa: "Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que nenhuma
coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para
esse é imunda" (Rm 14.14). Essa é a lei da liberdade. A palavra grega koinos,
traduzida aqui como imunda, se refere às coisas que a Lei Mosaica
considerava comuns ou impuras. A lei da liberdade mostrava aos
crentes maduros que eles estavam livres dos rudimentos da Lei de Moisés. [Comentário: A salvação em Cristo é libertação, e a vida cristã é uma
vida de liberdade, pois Cristo nos libertou. É importante lembrar que a ação
libertadora de Cristo não é basicamente de melhoramento social, político ou
econômico, como hoje é comum sugerir; é a libertação do jugo da lei como meio
de salvação; é a libertação da lei do pecado e da superstição. A questão de
como os cristãos têm que tratar uns aos outros começou nos vv. 1-12. Baseia-se
no fato de que é para aceitar totalmente todos os tipos de cristãos, porque
Cristo, que é Senhor e Juiz dele, aceita completamente os dois grupos (fortes e
fracos). Frequentemente há coisas espirituais significativas para um grupo por
causa de coisas como seu passado, tipo de personalidade, pais, preferências
pessoais, experiências, etc., mas para Deus elas não são significativas. Paulo
começa aqui a discussão da liberdade e responsabilidade cristã desenvolve o
assunto da existência de diferentes pontos-de-vista. Nestes versículos é o
amor do crente por Deus, em Cristo, que o motiva a amar seus irmãos que pensam
de modo diferente. Como Jesus entregou Sua vida pelos crentes, eles devem
entregar a sua liberdade em favor daqueles por quem Ele morreu. Esta ênfase no
amor como a motivação básica da vida cristã é também visto em 13.8-10, ao
tratar da relação dos crentes com os não crentes. “nenhuma coisa é de si
mesma imunda” – Esta mesma verdade é ilustrada em At 10.9-16. As coisas
(materiais) não são más, as pessoas é que são. Nada na criação é mau em si
mesmo (v. 20; Mc 7.18-23; 1Co 10.25-26; 1Tm 4.4 e Tt 1.15)! ]
2. A lei do
amor. O versículo 15 do capítulo 14 de Romanos diz: "Mas, se por causa
da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas
por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu". Tendo chamado a
atenção para a lei da liberdade, agora o apóstolo passa a falar de outra lei -
a lei do amor. É o amor ágape de Deus. A lei da liberdade, exercitada
por cristãos mais maduros, mostrou-lhes Paulo, permitia quebrar certas regras
ritualísticas. Todavia se isso causasse algum escândalo nos crentes imaturos,
então essa liberdade deveria ser restringida. [Comentário: O amor, não os direitos; a responsabilidade, não a liberdade; isso
é o que determina o nosso estilo de vida. Isto diz respeito às leis alimentares
judaicas (Lv 11); ou às carnes sacrificadas aos ídolos (1Co 8-10). O versículo
20 expressa esta verdade muito claramente. “já não andas de acordo com amor”
– Isto é frequentemente chamado “a lei da liberdade” (Tg 1.25; 3.12), ou “a
lei” (Tg 2.8) ou “a lei de Cristo” (Gl 6.2). O novo pacto contém
responsabilidades e diretrizes! A liberdade de alguns cristãos não pode causar
a destruição de outros cristãos! Isso não se refere à perda da salvação, mas à
perda da paz, da segurança e do ministério efetivo. O termo “destruir” é a
palavra grega lupeō, que significa “causar mágoa, sofrimento ou dor”. Paulo usa
esta palavra principalmente em 2Co (2.2,4,5; 6.10; 7.8,9,11). Destruir é uma
tradução muito forte. Embora não se refira à perda da salvação, trata da
convicção do Espírito Santo a respeito da violação das convicções pessoais de
outrem. Quando as ações do crente não são geradas da fé (convicção) elas são
pecado (v. 23).]
3.
A lei da espiritualidade. Paulo passa a mostrar então o modelo de espiritualidade
que deve conduzir tanto os crentes fortes como os fracos (Rm 14.22,23). O
crente deve possuir convicção bem definida no exercício da sua fé. Ele deve ter
critérios para que não se torne um antinomista ou legalista. A lei que deve
regê-lo é a "lei de Cristo". [Comentário: A vida coletiva do corpo de Cristo é mais valiosa do
que o exercício da liberdade pessoal! Esta é a reafirmação de que um crente tem
que viver à luz de sua própria consciência iluminada pela Bíblia e guiada pelo
Espírito Santo (v. 5). Ele tem que andar na luz do próprio conhecimento que já
obteve, mas não de modo a incomodar a fé dos seus companheiros crentes. O
versículo 22 é relativo ao “irmão mais forte”, enquanto o 23 é relativo ao
“irmão mais fraco”. Em áreas bíblicas ambíguas, pecado é a violação da nossa
consciência, não a violação de uma lei. Temos que viver conforme a luz do
conhecimento que já temos – sempre abertos a receber mais luz da Bíblia e do
Espírito. O entendimento de Deus pelos crentes tem que ser o que determina as
ações deles. É possível dois crentes maduros compreenderem assuntos bíblicos
ambíguos de modo diferente e, ao mesmo tempo, ambos estarem dentro da vontade
de Deus. Fica evidente que ‘fé’ é empregada aqui no sentido especial de
confiança, no sentido de que a fé de alguém lhe permite fazer algo particular,
pois não seria provável que Paulo exortasse os crentes a fazerem segredo da sua
fé, no sentido fundamental da fé em Deus. Paulo exorta os crentes ‘fortes’ a
desfrutarem do fato da sua liberdade de consciência na presença de Deus, apesar
de se restringirem do uso público dessas coisas.]
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Romanos 14.13
Alguns cristãos usam um invisível irmão mais fraco, para
apoiar suas opiniões, seus preconceitos e padrões de comportamento. Dizem:
'Você deve viver de acordo com esses padrões ou ofenderá um irmão mais fraco’.
Na verdade, muitas vezes a pessoa ofenderia somente a quem lhe fez a
recomendação. Embora Paulo estivesse nos conclamando a sermos sensíveis com
aqueles cuja fé poderia ser prejudicada por nossos atos, não devemos sacrificar
nossa liberdade em Cristo apenas para satisfazer as razões egoístas daqueles
que tentam impor-nos suas opiniões. Não tema nem os critique, apenas siga a
Cristo o mais próximo que puder.
14.14. No Concílio de Jerusalém (At 15), a igreja local, formada por judeus,
pediu à igreja gentílica de Antioquia que recomendasse aos cristãos que não
comessem carne sacrificada aos ídolos. Paulo estava no Concílio de Jerusalém e
aceitou essa solicitação, não por pensar que comer essa carne seria um pecado,
mas porque essa prática ofenderia profundamente muitos judeus. Paulo não
considerava a questão tão séria, a ponto de dividir a Igreja: o desejo ao
aceitar a recomendação da Igreja em Jerusalém foi promover a unidade entre os
cristãos” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005,
p.1576).
III. UMA IGREJA ACOLHEDORA (Rm 15.1-13)
1.
O exemplo dos cristãos maduros. Como então deveriam agir os crentes fortes em
relação aos fracos? Paulo respondeu: "Mas nós que somos fortes
devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. Portanto,
cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação" (Rm
15.1,2). Os crentes maduros deveriam dar graças a Deus por entender o real
propósito da Nova Aliança. Eles sabiam
que “[...] o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas
justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" (Rm 14.17). Exatamente por
possuírem uma fé mais substancial, eles deveriam servir de modelo para aqueles
que ainda não haviam alcançado esse nível de maturidade. O crente maduro,
portanto, deve evitar as coisas que fazem aos mais fracos tropeçar. Isso, no
entanto, não quer dizer que o crente forte ficará prisioneiro da
consciência do crente fraco. Quer dizer que o crente/orteé responsável
também pelo crescimento e amadurecimento do fraco, mostrando-lhe com
amor o que significa ser livre em Cristo.[Comentário: Paulo se considera um dos ‘fortes’. Ele percebe a consciência
mal-formada dos ‘fracos’ como uma fraqueza real, não obstante, ele enfatiza a
responsabilidade dos ‘fortes’ em dar apoio aos ‘fracos’. E não encoraja
sentimentos de orgulho, nem que o crente forte se vanglorie de sua liberdade em
questões ofensivas para os crentes ‘fracos’. O grupo forte se referia aos que
foram libertos de uma vida religiosa orientada por regras e ritos. A relação
deles com Deus não depende precariamente de fazer certas coisas e evitar coisas
que são tabu religioso. Este texto implica em que os cristãos não têm que tolerar
os outros cristãos de má vontade, mas sim que têm que “zelar por” e “cooperar
com” com os demais amorosamente. O termo “suportar” também foi usado a respeito
de Jesus “suportando a cruz” (Jo 19.17 e Lc 14.27).]
2.
O exemplo de Cristo. O
exemplo para essa limitação da liberdade foi dada por Cristo, nosso Senhor (Rm
15.3). O argumento de Paulo é que, se o próprio Salvador não agradou a si
mesmo, então por que os crentes que se consideravam mais espirituais não
poderiam agir da mesma forma? Em Cristo, Deus mostrou tolerância para com os
pecadores. Paulo já havia falado em Romanos 5.8, que o amor de Deus pelos
homens foi mostrado de forma graciosa quando Cristo morreu por eles, sendo
ainda pecadores. [Comentário: O egocentrismo é um sinal garantido de imaturidade; os
exemplos de Cristo (v. 3; Fp 2.1-11) são sinais de maturidade. Mais uma vez,
isso está sendo dirigido aos fortes (14.1,14,16,21,27). Isso não implica em que
eles tenham a responsabilidade total por manter a comunhão. A palavra é
direcionada aos fracos em 14.3,20,23; 15.5-6,7. Cristo é o modelo de conduta em
relacionamentos entre crentes ‘fracos’ e ‘fortes’. Seu exemplo exige paciência
e amor mútuos e, se seguido, resultará em uma unidade de louvor harmonioso a
Deus. Cristo é o nosso padrão e exemplo. Esta verdade é reforçada também em v.
5 (Fp 2.1-11; 1 Pe 2.21; 1Jo 3.16).]
3.
O exemplo das Escrituras. Paulo
apela então às Escrituras como instrumento aferidor da espiritualidade (Rm
15.4). Ele chama atenção dos crentes, tanto fortes como fracos, exortando e
dizendo que o ensino das Escrituras deve ter um efeito prático em nossa vida.
Ela não foi escrita apenas como um livro de valor histórico, mas é a inspirada
Palavra de Deus e, portanto, deve ser normatizadora da vida do crente. Ela foi
escrita não para ser um instrumento de discórdia ou aprisionamento, mas para
alimentar a nossa esperança. [Comentário: O Antigo Testamento foi escrito também para os crentes do Novo
Testamento (Rm 4.23-24; 15.4; 1Co 9.10; 10.6,11), e é relevante para os crentes
do novo pacto (2Tm 2.15; 3.16-17). Há uma continuidade, mas também uma
descontinuidade, entre o Velho e o Novo Testamento. “para que, pela
paciência (perseverança) e consolação das Escrituras” – Note como a verdade
da Palavra de Deus e resposta no estilo de vida dos crentes se combinam. A fé e
a prática estão ligadas (v. 5). Elas resultam em confiança na vida e na morte,
bem como na prometida volta de Cristo.]
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“No exemplo de Cristo 15.1-13
De certo modo, Paulo dá continuidade ao assunto do capítulo
14, porém, com uma visão especial.
vv. 1,2 - Nestes dois
versículos a exortação continua quanto às relações entre os crentes denominados
’fortes' e os ’fracos'. Os fortes devem suportar os ’fracos' nas suas
fraquezas. Não apenas suportá-los, mas ajudá-los. O propósito do crente forte
não deve ser o de agradar a si mesmo, mas ode ajudar os que necessitam do seu
auxílio (15.2). Paulo exemplifica com Jesus, dizendo: ’Porque também Cristo não
agradou a si mesmo' (15.3).
[...] O grande problema
estava no fato das diferenças de costumes entre os judeus e os gentios. Paulo
não desmerece a importância dos pertencentes à ’circuncisão', mas reafirma que
Cristo é Senhor e Salvador, tanto dos judeus como dos gentios. Para que os crentes
gentios não se orgulhassem sobre os crentes vindos do judaísmo, Paulo mostra
que o Evangelho é superior aos sistemas de vida. Gentios e judeus, fortes e
fracos, todos são um só povo em Cristo, pois este foi feito ministro para
confirmar as promessas (15.8)” (CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da
Justiça de Deus. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.144).
CONCLUSÃO
Aprendemos
como o apóstolo Paulo procurou pacificar a tensão entre os crentes forte e
fracos na igreja de Roma. Esse conflito estava gerando um ponto de
tensão que poderia, a curto prazo, pôr em risco a obra de Cristo ali.[Comentário: Recebei (v.1) é o imperativo
fundamental do texto estudado. É a igreja como um todo a interpelada, e a
implicação é que a comunidade cristã em Roma, em conjunto, é forte e que os
fracos são minoria e eles devem aceitar os fracos na fé, recebê-los na sua
amizade, reconhecendo-os francamente e sem reservas como irmãos em Cristo. Receber inclui não só reconhecimento oficial
da comunidade, como também aceitação fraterna,reconhecendo que Cristo é Senhor
e Salvador de todos os da fé, e que todos são um só povo em Cristo, pois este
foi feito ministro para confirmar as promessas (15.8). Que Rm 15.1,2 se torne
realidade em nós: “Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos
fracos e não agradar a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao seu
próximo no que é bom para edificação”] “NaquEle que me
garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é
dom de Deus" (Ef 2.8)”.
Francisco
Barbosa
Disponível no blog: auxilioebd.blogspot.com.br.
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