SUBSÍDIO I
INTRODUÇÃO
Neste trimestre estudaremos
Gênesis, o livro dos princípios. Nessa primeira aula nos voltaremos para os
aspectos contextuais do texto. Inicialmente abordaremos o tema central, a data
em que foi escrito, e quem foi seu autor. Em seguida, trataremos a respeito dos
objetivos, temas principais e estrutura do livro. Ao final, destacaremos o
conteúdo, e principalmente, a relevância desse livro para os dias atuais.
1. TEMA,
DATA, AUTORIA E LOCAL
O tema central do livro de
Gênesis se encontra em Gn. 1.1: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.
Esse livro trata, portanto, dos começos, o próprio título do livro vem de
genesis que em grego significa origem. Em hebraico, é o livro do bereshit, do
princípio de todas as coisas, exceto de Deus, que não tem início, muito menos
fim. A data provável de escrita é 1500 a. C., sendo esse um dos textos mais
antigos da Bíblia. Para os estudiosos esse livro foi escrito durante a
peregrinação dos filhos de Israel rumo à Terra Prometida, entre o Egito e o
Deserto do Sinai (Ex; 24.4). Um dos temas bastante controvertidos do Gênesis
diz respeito a sua autoria Mas A maioria dos estudiosos concorda que Moisés foi
o escritor. Essa posição é confirmada no Novo Testamento por Jesus (Mt. 19.4-6;
Lc. 11.51; Lc. 24.44). Há quem defenda que esse livro não é factual, isto é,
não pode ser interpretado como verdade, mas apenas como mitologia. No entanto,
a mensagem de Gênesis é revelação divina, somente podemos saber o que aconteceu
no princípio porque Deus decidiu comunicar. Por outro lado, o livro, como as
demais Escrituras, não se propõe a ser científico. O relato de Gênesis objetiva
a edificação dos leitores (II Tm. 3.16,17), não a constatação cosmológica, a
fim de sustentar a ciência. Ler Gênesis como um livro de ciência é um
desserviço à fé cristã, pois esse não é seu primeiro objetivo. Precisamos ler
Gênesis como Palavra de Deus, a revelação expressa do Deus que se manifesta,
não apenas na criação, mas também na Palavra. Isso porque Ele não é apenas o
Elohim, Deus Criador de todas as coisas, mas também o Yahweh, o Deus que se
identifica com a humanidade.
2.
OBJETIVOS, PERSONAGENS E ESTRUTURA
O livro de Gênesis revela um Deus criador, por isso
céus e terra não são obras do acaso, como pressupõe a filosofia materialista. O
livro identifica Deus como O Todo Poderoso, que vai além do entendimento
humano. Os principais personagens do livro são: o próprio Deus - como Criador e
Senhor; Adão e Eva - os primeiros humanos, criados por Deus, a serpente – que
tentou Adão e Eva para pecarem; Caim e Abel – os primeiros filhos de Adão e
Eva, tendo o primeiro assassinado o segundo; Noé – um homem justo, que
construiu um arca, em obediência ao Senhor; Abraão – escolhido por Deus para ser
pai de uma grande nação; Sara – a esposa infértil de Abraão, que se tornou a
mãe de Isaque; Jacó – também chamado de Israel, pai de doze filhos, que compôs
as tribos da nação escolhida; e José – o filho favorito de Jacó, que foi
vendido como escravo para o Egito. O livro de Gênesis tem seu início no
Crescente Fértil, que nos dias atuais é o Iraque, e se desenrola até a terra de
Canãa, Israel atualmente, e finda no Egito. Esse livro não se propõe a explicar
Deus, nem mesmo provar Sua existência, pois essa é pressuposta, já no primeiro
versículo (Gn. 1.1). Os capitulo 1 e 2 descrevem como Deus criou o universo e
tudo que nele há, simplesmente por meio da palavra (Gn. 1.6-15). A criação do
homem teve um tratamento diferenciado, pois Deus o formou do pó da terra, e
soprou em suas narinas, dando-lhe o fôlego da vida (Gn. 2.7), sendo a mulher
retirada da costela do homem. Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher,
viviam em harmonia no Jardim do Éden, mas caíram em pecado, por desobedecerem
ao Senhor. A serpente, figura de Satanás, conduziu o primeiro país à ruina (Gn.
3). O pecado levou a humanidade à Queda, isso é demonstrado no assassinado de
Caim, que matou seu irmão Abel. Ao optar pelo pecado o ser humano decidiu viver
distanciado do Seu Criador, trazendo sobre si as consequências da
desobediência.
3. CONTEÚDO
E RELEVÂNCIA
O livro de Gênesis trata com propriedade a respeito
do problema do mal, declara que inicialmente a humidade foi criada em
perfeição, mas se voltou contra Deus em pecado. Essa rebelião desestruturou as
condições favoráveis para a existência humana na terra. A morte foi o resultado
espiritual da maldade. Quando o pecado se alastrou pela terra, fez-se
necessário que Deus enviasse um dilúvio, sendo salvo Noé e sua família. Após o
dilúvio, o Senhor escolheu um homem, chamado Abrão que se tornaria o patriarca
da nação escolhida, que viria a ser reconhecida como Israel. O livro de Gênesis
termina com Jacó, e José, seu filho, que através de uma sucessão de eventos
miraculosos, tornou-se um dos regentes do Egito. Além da problemática do mal, o
livro de Gênesis aborda vários outros temas, relevantes para os dias atuais,
dentre eles destacamos: 1) a origem do universo – ao contrário do que postula o
materialismo, o universo não é obra do acaso, mas criação de um Deus poderoso,
que também manifesta seu amor pela humanidade; 2) a criação da humanidade – o
ser humano foi especialmente criado por Deus, que soprou em suas narinas o
fôlego da vida, sendo assim, a dignidade humana se fundamenta na relação com a
divindade; 3) a rebelião da humanidade – os homens se revoltam contra o
Criador, resultando em consequências trágicas, que afetam a condição humana,
tanto individual quanto coletiva, abrangendo o meio ambiente; 4) a redenção
divina – apesar da Queda, e do mal residente na humanidade, Deus preparou um
plano para a salvação, Cristo é aquele que pisou a cabeça da serpente, o
Salvador do mundo; e 5) a providência divina – Deus está no comando da
situação, às vezes não compreendemos o desenrolar da história, mas ao Seu
tempo, o Senhor cumprirá seus desígnios.
CONCLUSÃO
Paulo destaca em Rm. 15.4 que tudo que dantes foi
escrito, o foi para nosso ensino, para que mantenhamos o ânimo, através da
leitura das Escrituras, principalmente para que tenhamos esperança. A leitura
de Gênesis, ao longo deste trimestre, fundamentará nossa fé em Deus, alicerçará
nossa esperança em Cristo, e a convicção de que o Senhor está no comando de
todas as situações. O Deus do Gênesis não é apenas o Criador dos céus e a da terra,
mas também Aquele que se relaciona, e busca alcançar a humanidade caída, em
amor e misericórdia.
Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
Extraído do Blog subsidioebd
COMENTÁRIO E
SUBSÍDIO II
INTRODUÇÃO
Sem o Gênesis, não teríamos
condições de responder às grandes perguntas da vida: "Quem fez os céus e a
terra?" e "De onde viemos?" Tendo em vista a sua importância à
nossa fé, começaremos a estudar, a partir de agora, essa porção tão querida das
Sagradas Escrituras.
Que o Senhor nos ajude a entender
a sua obra criadora e os propósitos da sua criação. E que o Espírito Santo nos
ilumine com as histórias e doutrinas do livro que, escrito há três mil e
quinhentos anos, jamais perdeu a influência e a atualidade.
Estude metodicamente o Gênesis.
Destaque as partes que mais lhe tocarem o coração, aplicando-as à sua vida.
Você comprovará a eficácia desse livro da Bíblia em seu cotidiano. [Comentário: Gênesis (do grego Γένεσις, "origem",
"nascimento", "criação") é o primeiro livro
tanto da Bíblia Hebraica como da Bíblia cristã. Gênesis é o nome dado pela
Septuaginta (versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego
koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria) ao
primeiro destes livros, ao passo que seu título hebraico Bereshit (בְּרֵאשִׁית,
B'reishit, "No princípio" - Os livros da Bíblia Hebraica
não tinham qualquer título. Eram chamados, simplesmente, pela primeira ou
primeiras palavras.) é tirado da primeira palavra de sua sentença inicial. O
livro de Gênesis tem sido por vezes chamado de “semente-enredo” de toda a
Bíblia. A maioria das principais doutrinas da Bíblia é introduzida de forma
“semente” no livro de Gênesis. Junto com a Queda do homem, a promessa de Deus
de salvação ou redenção é registrada (Gn 3.15). As doutrinas da criação,
imputação do pecado, justificação, expiação, depravação, ira, graça, soberania,
responsabilidade e muitas outras são abordadas neste livro de origens chamado
Gênesis. Muitas das grandes questões da vida são respondidas em Gênesis. (1) De
onde é que eu vim? (Deus nos criou - Gn 1.1) (2) Por que estou aqui? (Nós
estamos aqui para ter um relacionamento com Deus - Gn 15.6) (3) Para onde vou?
(Temos um destino após a morte - Gênesis 25.8). Gênesis é o primeiro dos cinco
“livros de Moisés,” os quais compõem o Pentateuco ou primeira divisão da
Bíblia. O Pentateuco relata a história das origens da nação israelita e de suas
instituições, especialmente a Torá ou Lei que Javé, o Deus de Israel, revelou
ao seu povo escolhido. Dentro do Pentateuco, o livro de Gênesis funciona como a
introdução ao êxodo do Egito, o grande evento salvífico do Antigo Testamento
que deu início à nação israelita.] Vamos pensar maduramente sobre a fé cristã?
I - TEMA, DATA, AUTORIA E LOCAL
Neste tópico, buscaremos algumas
informações bibliológicas (é a ciência da história e
composição dos livros.) sobre o primeiro livro da Bíblia
Sagrada.
1. Tema. O tema de Gênesis pode ser resumido em seu primeiro
versículo: "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). O
assunto central do livro, portanto, é a origem divina dos céus, da terra, da
humanidade e do povo de Israel. [Comentário: O Comentarista aponta como ponto central a origem
divina do que foi criado; particularmente, entendo que o assunto central do
livro é o pecado do homem e os passos iniciais destinados à sua
redenção, mediante uma aliança divina feita com uma raça escolhida, cuja
história primitiva ali se descreve. Deus criou um universo que era
bom e livre do pecado. Deus criou o homem para ter um relacionamento pessoal
com Ele. Adão e Eva pecaram e, assim, trouxeram o mal e a morte ao mundo. O mal
aumentou de forma constante em todo o mundo até que houve apenas uma família em
que Deus encontrou algo de bom. Deus enviou o Dilúvio para acabar com o mal,
mas salvou Noé, sua família e os animais da Arca. Após o Dilúvio, a humanidade
começou novamente a se multiplicar e a se espalhar por todo o mundo.]
2. Data. A cronologia de que dispomos indica que o Gênesis
foi escrito no século 15 antes do nascimento do Salvador. É a obra mais antiga
a chegar-nos integralmente às mãos. Dos textos mesopotâmios e egípcios, por
exemplo, só nos restam fragmentos confusos e bastante duvidosos. Quanto ao
Gênesis, nós o temos em sua integridade. [Comentário: A Bíblia de Estudo Plenitude (SBB) traz na
introdução do livro de Gênesis o seguinte: “A data tradicional do êxodo do
Egito se encontra no meio de décimo quinto século a.C. 1Rs 6.1 afirma que
Salomão começou a construir o Templo “no ano 480 depois de saírem os filhos de
Israel do Egito”. Entende-se que Salomão tenha iniciado a construção em cerca
de 960 a.C., datando assim o êxodo em 1440 a.C. Desta forma, Moisés redigiu o
Êxodo depois de 1440 a.C., durante os quarenta anos no deserto”.]
3. Autoria. As evidências da própria Bíblia indicam que o
livro de Gênesis foi escrito por Moisés (Lc 24.44). Inspirado pelo Espírito
Santo, ele selecionou as narrativas orais e os registros genealógicos
conservados pelos hebreus, redigindo-os como um todo homogêneo, coerente e
lógico. Trata-se de um texto confiável e sem contaminação mitológica. Jesus mesmo
atestou-lhe a historicidade (Mt 19.4-6; Lc 11.51). Sua inspiração divina é
incontestável. [Comentário: Enquanto
nenhuma declaração é dada sobre quem teria escrito esse livro, a tradição
sempre tem dito que o autor desse livro é Moisés. Evidências para isso tem-se
encontrado: (1) No Novo Testamento normalmente atribui Gênesis a Moisés:
indicação desse fato é que em Jo.7.23 Jesus afirma que a circuncisão, que é
apresentada em Gn.17.12, faz parte da Lei de Moisés. Mais comum ainda no NT é a
declaração do Pentateuco como livro de Moisés. Evangelhos: Mt.8.5; 19.19.4-8;
Mc.1.44; 7.10; 12.19, 26; Lc.2.22; 5,14; 20.37; Jo.1.17, 45; 7.19, 22-24; 8.5;
Atos: At.3.22; 7.44; 13.39; 15.5; 28.23; Paulo: Rm.10.5; 10.19; 1Co.9.9; Autor
de Hebreus: Hb.9.19; 10.28. (2) No Antigo Testamento também parece atribuir a
autoria do Pentateuco (Tora) a Moisés: Livros Históricos: Js.1.7-8; 8.31-32;
1Re.2.3; 2Re.14.6; 21.8; Ed.6.18; Ne.13.1; Profetas: Dn.9.11-13; Ml.4.4. O
próprio Pentateuco aponta para esse fato: Ex.17.14; 24.4-8; 34.27; Nm.33.1-2;
Dt.31.9, 22. (3) Além disso, o autor do Pentateuco demonstra conhecer detalhes
tão particulares da história que só uma testemunha ocular poderia saber:
Quantidades específicas de fontes e árvores (Ex.15.27) Detalhes específicos do
povo em ocasiões específicas (Nm.2.1-31) Detalhes da alimentação (Nm.11.7-8).
Se alguém duvidar da autoria Mosaica do Pentateuco ou de Gênesis, deve atribuir
também ou falsidade ou erro, tanto dos textos do Velho, como do Novo
Testamento. Em outras palavras, os profetas, escritores, apóstolos e o próprio
Jesus Cristo deveriam ser considerados ou falsos ou equivocados. Portanto, “a
autoria de Gênesis é atribuída a Moisés, mais provavelmente durante a jornada
do Egito para Canaã, com o uso de fontes que tivesse à disposição, quer orais
quer escritas, debaixo do ministério orientador do Espírito de Deus. PINTO,
Carlos Osvaldo, Foco e Desenvolvimento do Antigo Testamento. pp.23. Disponível
em https://marceloberti.wordpress.com/2009/08/07/o-livro-de-genesis/ Em
Atos 7.37,38 se dissipa toda a dúvida quanto a origem do livro; foi recebido
das mãos de Deus por Moisés - nasceu no Monte Sinai.]
4. Local. O livro de Gênesis foi escrito durante a
peregrinação dos filhos de Israel rumo à Terra Prometida, isto é, entre o Egito
e o deserto do Sinai (Êx 24.4). [Comentário:O livro de Gênesis não afirma quando foi escrito. A data de sua autoria,
como vimos, é provavelmente entre 1440 e 1400 a.C., entre o tempo quando Moisés
conduziu os israelitas para fora do Egito e a sua morte, durante a peregrinação
no deserto.]
SUBSÍDIO
DIDÁTICO
Professor, reproduza o esquema
abaixo. Para introduzir a aula faça as seguintes indagações: "Quem é o
autor do livro de Gênesis?" "Qual o objetivo do livro?"
"Quais são os principais temas abordados pelo autor?" Explique que
fazer e responder estas perguntas é fundamental para a compreensão de qualquer
livro da Bíblia.
LIVRO DE GÊNESIS
|
|
AUTOR
|
MOISÉS
|
OBJETIVO DO LIVRO
|
FORTALECER A FÉ DA GERAÇÃO DO ÊXODO E
RESPONDER AS GRANDES PERGUNTAS DA VIDA.
|
PRINCIPAIS TEMAS
|
A CRIAÇÃO, A QUEDA E A DEGRADAÇÃO DA RAÇA
HUMANA, O DILÚVIO, O RECOMEÇO DA CIVILIZAÇÃO, A ORIGEM DA NAÇÃO DE ISRAEL.
|
DATA
|
CERCA DE 1445-1405 a.C.
|
II - OBJETIVOS DO GÊNESIS
Todos os livros da Bíblia
Sagrada foram escritos com objetivos bem definidos, pois o propósito de Deus
sempre foi a redenção plena de Israel e dos gentios (2 Tm 3.16). Na leitura de
Gênesis, ressaltamos dois intuitos divinos. [Comentário: O propósito do primeiro livro do Pentateuco é
fornecer um breve sumário da história da revelação, desde o princípio até que
os israelitas foram levados para o Egito e estavam a ponto de se tornarem em
nação teocrática. De forma prática, Gênesis parece demonstrar, do início ao
fim, quem é o Deus que chamou a Moisés para liderar o Povo. É nesse texto que
Moisés registra YAHWEH como o Deus que é poderoso para Criar, Julgar e Punir,
Retribuir, Chamar, Restaurar e Salvar Seu povo. Gênesis é um relato da
Personalidade e Caráter de YAHWEH como Deus Poderoso, Cuidadoso, Amoroso e
Soberano.]
1. Fortalecer a fé da geração do
êxodo. Os leitores ou ouvintes
imediatos do Gênesis foram a geração dos filhos de Israel que, resgatada do
Egito, peregrinava em direção a Canaã. Na redenção dos hebreus, o Espírito
Santo usou não somente a doutrina do Único e Verdadeiro Deus, mas também a narrativa
da salvação (Êx 3.14-16).
Os israelitas, pois, careciam
inteirar-se de uma grande verdade: o mesmo Senhor, que criou todas as coisas e
se revelou a Abraão, era poderoso o bastante para introduzi-los na Terra
Prometida (Êx 3.17). Eles precisavam saber, igualmente, que a região de Canaã
pertencia-lhes por direito, como atestam as várias escrituras de posse
registradas em Gênesis (Gn 12.1; 15.18; 17.8; 26.3; 28.13; 50.24). [Comentário: Em êxodo 17.14 e 34.27, Deus ordenou que Moisés
escrevesse um livro, e de fato ele escreveu (Êx 24.5-7; Nm 33.2; Dt 31.9) e
chamou seu livro de o livro da aliança (Êx 24.7), o livro desta lei (Dt
28.58,61); e este livro da lei (Dt 29.20-27; 30.10; 31.24-26). Isso inclui todo
o Pentateuco, que foi considerado pelos judeus um livro, com cinco partes.
Gênesis registra com exatidão a criação, os começos da história da humanidade e
a origem do povo hebreu, bem como o concerto entre Deus e os hebreus através de
Abraão e os demais patriarcas. Gênesis provê um alicerce essencial para o
restante do Pentateuco e para toda a revelação bíblica subseqüente. Preserva o
único registro fidedigno a respeito dos começos do universo, da humanidade, do
casamento, do pecado, das cidades, dos idiomas, das nações, de Israel e da
história da redenção. Foi escrito de conformidade com o propósito de Deus a fim
de dar ao seu povo segundo o concerto, tanto do AT quanto do NT, uma
compreensão fundamental de si mesmo, da criação, da raça humana, da queda, da
morte, do julgamento, do concerto e da promessa da redenção através do
descendente de Abraão.]
2. Responder às grandes
perguntas da vida. Paulo
sabia como empregar as verdades do Gênesis. No Areópago de Atenas, ele deixou
bem patente aos filósofos que o Deus Desconhecido, tão venerado pelos gregos,
era de fato o Criador de todas as coisas (At 17.19-31). Além de evangelizá-los,
o apóstolo respondeu-lhes as grandes perguntas da vida: "Quem fez o
Universo?" "E de onde viemos?" Até então, eles haviam buscado
respostas em seus poetas e filósofos, mas a mitologia é incapaz de
satisfazer-nos à sede espiritual.
Na proclamação do Evangelho,
faz-se necessária a evocação de três verdades que se acham em Gênesis: 1) Deus
criou os céus, a terra e o homem; 2) Em Adão, todos pecamos, tornando-nos réus
da morte eterna; 3) Entretanto, Deus providenciou-nos eficaz salvação
através da semente da mulher: Jesus Cristo, nosso Salvador.
A leitura do Gênesis nunca se
fez tão necessária como nos dias de hoje. Nossas crianças precisam saber quem
fez todas as coisas. O que eles veem não é obra do acaso; é criação divina. Se
não formos precavidos, doutrinas fúteis, como o evolucionismo, lhes roubarão a
fé salvadora. [Comentário: Apesar
de Gênesis mostrar o fracasso humano, sua queda e perda de sua posição para com
Deus, o livro também é o registro da graça de Deus. Desde o começo o Senhor
proveu a redenção do homem através da semente da mulher – a promessa do
nascimento de Cristo. O objetivo de Deus ao nos dar o livro de Gênesis não era
fornecer dados científicos, mas afirmar a existência de Deus, sua criação e
soberania sobre todas as coisas, a origem do pecado e a redenção em Cristo
Jesus. Gênesis registra o começo da história da humanidade, do pecado, do povo
hebreu e da redenção. (2) A história contida em Gênesis abrange um período de
tempo maior do que todo o restante da Bíblia, e começa com o primeiro casal
humano; dilata-se, abrangendo o mundo antediluviano, e a seguir limita-se à
história do povo hebreu, o qual semelhante a uma torrente, conduz à redenção
até o final do AT. (3) Gênesis revela que o universo material e a vida na terra
são categoricamente obra de Deus, e não um processo independente da natureza.
Cinqüenta vezes nos caps. 1—2, Deus é o sujeito de verbos que demonstram o que
Ele fez como Criador. (4) Gênesis é o livro das primeiras coisas — o primeiro
casamento, a primeira família, o primeiro nascimento, o primeiro pecado, o
primeiro homicídio, o primeiro polígamo, os primeiros instrumentos musicais, a
primeira promessa de redenção, e assim por diante. (5) O concerto de Deus com
Abraão, que começou com a chamada deste (12.1-3), foi formalizado no cap. 15, e
ratificado no cap. 17, e é da máxima importância em toda a Bíblia. (6) Somente
Gênesis explica a origem das doze tribos de Israel. (7) Revela como os
descendentes de Abraão, por fim, se fixam no Egito (durante 430 anos) e assim
preparam o caminho para o êxodo, o evento redentor central do AT. O que
precisamos mais para fundamentar a importância do livro para a apresentação do
plano redentor?]
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Gênesis leva-nos a
retroceder além da história oficial. Pela revelação, desvenda a origem tanto do
universo quanto do ser humano. A introdução da mensagem do livro da criação é a
seguinte: para entender quem somos de onde viemos, precisamos começar a partir
de Deus.
Existem realmente apenas duas
maneiras de entender a origem de todas as coisas. Uma pessoa pode ver tudo como
resultado de um acaso fortuito operando num universo impessoal ou como obra
artesanal de uma pessoa talentosa. Gênesis contundentemente corrobora com a
segunda posição. O livro da Bíblia associa a criação do universo a um Deus
pessoal. Retrata os seres humanos como incomparáveis, criações especiais desse
Deus. Gênesis explica ainda a origem do pecado e do mal, afirma a responsabilidade
moral do homem e lança a base para a doutrina da redenção.
O livro de Gênesis registra a
história dos hebreus, um povo escolhido por Deus para servir como um canal de
bênçãos a todo o mundo. Promessas especiais dadas a Abraão, o grande patriarca,
são evidências que Deus tem um propósito permanente para o homem.
Este livro dá subsídios que
favorecem o entendimento das Escrituras. A Bíblia inteira fala do contexto
definido em Gênesis. Deus é Deus e preocupa-se unicamente com os seres humanos.
Ele julgará o pecado. No entanto, coloca em ação um processo capaz de trazer os
pecadores de volta ao santo caminho. Em um grande plano para benefício da
humanidade, revelado no chamado de Abraão, o Senhor demonstra a maravilha do
seu infinito e redentor amor" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da
Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10.ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2012, p. 22).
III - O CONTEÚDO DO GÊNESIS
O livro de Gênesis pode ser
dividido em duas grandes seções. Do capítulo um ao 11, temos a História
Primitiva, que vai da criação ao recomeço da civilização através de Noé. E, do
capítulo 12 ao 50, entramos em contato com o início da História de Israel.
Todavia, para efeitos didáticos, adotaremos uma divisão mais analítica. [Comentário: O livro de Gênesis pode ser dividido em duas
seções: História Primitiva e História Patriarcal. A História Primitiva registra
(1) Criação (Gênesis 1-2), (2) a Queda do homem (Gênesis 3-5), (3) o Dilúvio
(Gênesis 6-9) e (4) a Dispersão (Gênesis capítulos 10-11). A História
Patriarcal registra as vidas de quatro grandes homens: (1) Abraão (Gênesis
12-25:8), (2) Isaque (Gênesis 21:1-35-29); (3) Jacó (Gênesis 25:21-50: 14) e (4)
José (Gênesis 30:22-50:26). Deus criou um universo que era bom e livre do
pecado. Deus criou o homem para ter um relacionamento pessoal com Ele. Adão e
Eva pecaram e, assim, trouxeram o mal e a morte ao mundo. O mal aumentou de
forma constante em todo o mundo até que houve apenas uma família em que Deus
encontrou algo de bom. Deus enviou o Dilúvio para acabar com o mal, mas salvou
Noé, sua família e os animais da Arca. Após o Dilúvio, a humanidade começou
novamente a se multiplicar e a se espalhar por todo o mundo. Deus escolheu
Abraão, através de quem Ele criaria um povo escolhido e eventualmente o Messias
prometido. A linhagem escolhida foi passada para o filho de Abraão, Isaque, e
então ao filho de Isaque, Jacó. Deus mudou o nome de Jacó para Israel, e os
seus doze filhos tornaram-se os antepassados das doze tribos de Israel. Em Sua
soberania, Deus fez com que o filho de Jacó, José, fosse enviado para o Egito
como resultado das ações desprezíveis dos seus irmãos. Este ato, projetado para
o mal pela perversidade dos irmãos, foi por Deus destinado para o bem e
eventualmente resultou em Jacó e sua família sendo salva por José de uma fome
devastadora, pois este havia adquirido grande poder no Egito.]
1. Criação. Em seus dois capítulos iniciais, o autor
sagrado mostra como vieram a existir os céus, a terra e a humanidade. Tudo
quanto vemos, e também o que não podemos ver, foi criado por Deus (Gn 1-2).
O capítulo dois é dedicado à
criação do homem e da mulher e à instituição do casamento. Temos aqui uma
história real, e não uma parábola como alegam os incrédulos. [Comentário: Capítulos 1 e 2 falam sobre a criação do Universo
pela palavra de Deus. O autor não apresenta argumentos filosóficos nem
explicações científicas deste processo. Ele afirma que Deus falou e, pela força
da sua palavra, criou todas as coisas. O primeiro capítulo descreve a criação
geral e o segundo volta a destacar mais detalhadamente o que Deus fez para
criar o homem e a mulher, o casal que passa a ser conhecido como Adão e Eva.
Deus criou este casal com a capacidade de compreender palavras faladas e de
escolher entre o amor e o ódio. O amor seria manifestado em atos de obediência
para agradar o Criador, enquanto a rebeldia seria prova do desrespeito para com
ele. Descobrimos no capítulo 2, também, a vontade de Deus sobre o casamento.
Antes de existir qualquer tipo de igreja ou religião organizada, Deus explicou
sua intenção de um homem e uma mulher se unirem no casamento (Gn 2.24; compare
Mc 10.5-8).]
2. A Queda e a degradação
humana. Nos capítulos três, quatro
e cinco, vemos como o pecado foi introduzido no mundo e as suas terríveis
consequências. Em meio a essa tragédia, porém, o Senhor anuncia a redenção da
humanidade através da semente da mulher (Gn 3.15). [Comentário: Os
Capítulos 3, 4 e 5 destacam a separação do homem de Deus em consequência do
pecado. Adão e Eva desobedeceram a palavra de Deus e sofreram várias
consequências deste erro. O mais grave dos resultados foi a separação de Deus
na expulsão do casal do paraíso terrestre do Éden. Depois, outros também
pecaram e sofreram consequências.]
3. O dilúvio. Devido à degradação da raça humana, o Senhor
decreta o fim da primeira civilização. A descendência de Adão, porém, seria
preservada por intermédio de Noé (Gn 6-8). [Comentário: Os Capítulos 6 a 9 relatam um dilúvio mundial que
Deus usou para limpar o mundo do pecado e começar novamente com a família de
Noé. Oito pessoas foram salvas pela água (1 Pedro 3:20).]
4. O recomeço da civilização. Passado o grande dilúvio, Noé dá início a um
novo ciclo civilizatório. A história do recomeço é contada dos capítulos nove a
11 de Gênesis. Dessa forma, o clã noético acaba por gerar nações, línguas e
culturas diferentes. [Comentário: Os Capítulos 10 e 11 descrevem a dispersão dos
descendentes de Noé depois do dilúvio. Foram espalhados pela confusão dos
idiomas que Deus fez quando alguns tentaram se exaltar contra o Senhor. No
final do capítulo 11, a lista dos descendentes de Noé chega a Abraão, o personagem
principal do resto do livro de Gênesis.]
5. A origem da nação de Israel. A partir do capítulo 12 até ao fim do livro,
o autor sagrado dedica-se à formação da nação de Israel. A história do povo
eleito, no Gênesis, tem início com Abraão e encerra-se com José. [Comentário: Os Capítulos 12 a 50 contam a história de quatro
gerações da família pela qual Deus prometeu cumprir seus propósitos para com os
homens. Deus prometeu fazer dos descendentes de Abraão uma grande nação que
receberia uma terra especial. Mais importante, ele disse que um dos
descendentes deste patriarca abençoaria todas as famílias da terra. Esta
profecia de Gênesis 12:1-3 predisse a vinda de Jesus Cristo uns 2.000 anos
antes do seu nascimento. Nestes capítulos, aprendemos sobre a fé obediente de
Abraão, Isaque, Jacó e José. Também descobrimos como esta família chegou ao
Egito, onde passou gerações na escravidão. Desta maneira Moisés apresentou o
pano de fundo para o povo israelita de sua geração compreender seu lugar no
plano de Deus.]
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
"Sete características
principais assinalam Gênesis. (1) Foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito
(com possível exceção de Jó) e registra o começo da humanidade, do pecado, do
povo hebreu e da redenção. (2) A história contida em Gênesis abrange um período
de tempo, maior que o restante da Bíblia, e começa com o primeiro casal humano;
dilata-se, abrangendo o mundo antediluviano, e a seguir limita-se à história do
povo hebreu, o qual semelhante a uma torrente, conduz à redenção até o final do
AT. (3) Gênesis revela que o universo material e a vida na terra são
categoricamente obra de Deus, e não um processo independente da natureza.
Cinquenta vezes nos capítulos 1-2, Deus é o sujeito de verbos que demonstram o
que Ele fez como Criador. (4) Gênesis é o livro das primeiras coisas -a
primeira família, o primeiro nascimento, o primeiro pecado, o primeiro
homicídio, o primeiro polígamo, os primeiros instrumentos musicais, a primeira
promessa de redenção, e assim por diante. (5) O concerto de Deus com Abraão, que
começou com a chamada deste (12.1-3), foi formalizado no capítulo 15, e
ratificado no capítulo 17, e é da máxima importância em toda a Bíblia. (6)
Somente Gênesis explica a origem das doze tribos de Israel. (7) Revela como os
descendentes de Abraão, por fim, se fixam no Egito (durante 430 anos) e assim
preparam o caminho para o êxodo, o evento central do Antigo Testamento"
(Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro:CPAD, 1991, p. 29).
O livro de Gênesis pode ser
dividido em duas grandes seções. Do capítulo um ao 11, temos a História
Primitiva, que vai da criação ao recomeço da civilização através de Noé.
CONCLUSÃO
Veja como são contrastantes o
primeiro e o último versículo de Gênesis. Na abertura do livro, um toque de
indescritível alegria: "No princípio, criou Deus os céus e a terra"
(Gn 1.1). No último, uma nota de condolências: "E morreu José da idade de
cento e dez anos; e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito" (Gn
50.26).
Apesar do luto que encerra o
Gênesis, todos, judeus e gentios, somos chamados a herdar a vida eterna. Foi o
que o Senhor prometeu a Abraão: "Em ti serão benditas todas as famílias da
terra" (Gn 12.3). Essa promessa é disponibilizada aos que creem em Jesus e
receberam o perdão de seus pecados. [Comentário: Uma das principais mensagens do livro de Gênesis
foi bem resumida em um comentário no Novo Testamento sobre os patriarcas: “Todos
estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e
saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria” (Hb
11.13-14). O primeiro livro da Bíblia está cheio de esperança!] “NaquEle
que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de
vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”.
Francisco Barbosa
Disponível no blog: auxilioebd.blogspot.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário