LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus
5.17-20; Romanos 7.7-12
Mateus 5.17-20
17.Não cuideis que
vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18. Porque em
verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til
jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
19. Qualquer, pois,
que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos
homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e
ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20. Porque vos digo
que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum
entrareis no reino dos céus.
Romanos 7:7-12
7. Que diremos pois?
É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei;
porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não
cobiçarás.
8. Mas o pecado,
tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto
sem a lei estava morto o pecado.
9. E eu, nalgum
tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
10. E o mandamento
que era para vida, achei eu que me era para morte.
11. Porque o pecado,
tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
12 E assim a lei é
santa, e o mandamento santo, justo e bom.
OBJETIVO GERAL
Ressaltar
o fato de que Jesus definiu, de maneira clara, a relação entre o Antigo e o
Novo testamento, entre a Lei e o Evangelho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
I.
Mostrar o que significa “cumprir a
lei”.
II.
Explicar que Jesus viveu a lei.
III.
Ressaltar que a lei não pode ser
revogada.
IV.
Enfatizar que a lei e o evangelho se
completam.
SUBSÍDIO I
INTRODUÇÃO
Na
aula de hoje, a fim de reforçar as orientações apresentadas, refletiremos a
respeito da relação entre lei e graça no contexto da igreja. Inicialmente
meditaremos sobre o significado da lei de Deus para os israelitas, em seguida,
analisaremos a abordagem de Jesus no que tange à lei, e ao final, compararemos
o papel da lei e da graça para a igreja. Concluiremos mostrando que os Dez
Mandamentos se aplicam à igreja, mas que são cumpridos no amor-agape.
I. A LEI DE DEUS
A
revelação da lei de Deus deixou os israelitas atônitos, de acordo com o
registro bíblico, “todo o povo viu os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da
buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso, retirou-se e pôs-se de
longe” (Ex. 20.18). Isso aconteceu depois que o Senhor desceu sobre o monte
Sinai, de modo que aquele povo pode testemunhar a glória de Deus (Ex. 19.18).
Diante daquela manifestação gloriosa – shekinah – o povo se distanciou do
lugar, permanecendo distante. Isso tem a ver com a demonstração da
grandiosidade divina, e na limitação humana. Os israelitas interpretaram a lei
como instrumento de julgamento, deixando de atentar para seu lado positivo (Ex.
20.19). Com base nessa tradição, uma ala do judaísmo preferiu um relacionamento
distante de Yahweh. Ele chegaram a pedir a Moisés que intercedesse por eles,
não queriam ouvir a revelação diretamente de Deus (Ex. 20.19). Foi nesse
contexto que Moisés se colocou como mediador entre Deus e os homes, assumindo a
condição de profeta. Esse testemunho é dado em Dt. 5.5 “naquele tempo, eu
estava em pé entre o Senhor e vós, para vos notificar a palavra do Senhor,
porque temestes o fogo e não subistes ao monte”. O povo teve dificuldade de
compreender o espírito da lei, ao invés de vê-la como uma dádiva, para evitar
que eles pecassem, e fossem destruídos, assumiram apenas o lado negativo (Ex.
20.20). Nos tempos de Jesus muitos religiosos interpretaram erroneamente a Lei,
tornando-a um fardo para as pessoas. O legalismo presente em algumas igrejas
evangélicas é um reflexo desse equívoco.
II. JESUS E O CUMPRIMENTO DA LEI
A
própria Lei tem seus limites, ninguém é capaz de guarda-la, estamos fadados ao
fracasso, pela condição pecaminosa. É justamente por esse motivo que Paulo
explica que nenhuma carne será justificada diante de Deus pelas obras da Lei. O
próprio Apóstolo deixa claro que o papel da Lei e apenas revelar o pecado (Rm.
3.20). Tiago reforça esse argumento ao declarar que qualquer que tropeçar em um
só ponto da lei torna-se culpado de todos (Tg. 2.10). A lei pode apenas
condenar, ela não tem poder para salvar, identifica a doença, mas não provê o
remédio. Por isso temos a necessidade de um melhor Mediador, providenciado pelo
próprio Deus. A providência divina é atestada por Paulo, afirmando que há
apenas um Mediador entre Deus e os homens (I Tm. 2.5,6). Por meio de Cristo
Deus providenciou o que a lei não pode fazer (Rm. 8.3), dando-nos um Mediador
superior a Moisés (Hb. 3.3; 8.6; 9.15; 12.22-24). Isso significa que não
estamos sem Lei para Deus, estamos agora debaixo da Lei de Cristo (I Co. 9.21).
A obra redentora de Cristo cumpriu a Lei, Ele mesmo declarou que não veio para
destruir a lei, mas para cumpri-la (Mt. 5.17,18). Na sua morte Jesus cumpriu a
lei cerimonial (Mc. 27.50,51;Lc. 24.46), bem como as instituições festivas e
sacrificiais (Hb. 5.4,5; I Co. 5.7). Em consequência disso não nos cabe mais
ficar presos às cerimônias do culto judaico, como apregoam algumas igrejas
judaizantes (Cl. 2.17).
III. LEI E GRAÇA
A lei
é boa e santa, serve para mostrar o pecado (Gl. 3.11,24,25), mas não pode
libertar o homem do pecado (Rm. 7.12). Após a regeneração o cristão se coloca
na dependência do Espírito Santo, e passa a produzir Seu fruto (Gl. 5.22). A
produção do fruto do Espírito resulta no processo de santificação (Rm. 8.1-7).
Por meio dEle nos tornamos cumpridores de toda a lei, na medida em que
demonstramos amor a Deus e ao próximo (Mc. 12.28-33), nisso se resume a lei e
os profetas (Mt. 22.40). A igreja segue a Lei de Cristo, que se concretiza no
amor, não mais na lei mosaica (Rm. 6.14; 13.9,10; Gl. 5.18). De modo que, como
dizia Agostinho, “ame a Deus e faça o que quiser”. Essa declaração reflete a
prática do cristão debaixo da graça, que é o favor imerecido de Deus, tudo que
fazermos deve ser motivado pelo ágape. Foi justamente isso que Jesus disse ao
declarar que a justiça dos Seus seguidores deve exceder a dos escribas e
fariseus (Mt. 5.20). Os religiosos do tempo de Jesus se firmavam na observância
a preceitos externos, mas os seguidores de Cristo obedecem por amor (Jo.
14.21). Estamos libertos da lei mosaica, mas não estamos livres da Lei de
Cristo (Rm. 3.28), mas por causa do amor que temos por Ele, e em reconhecimento
da graça de Deus que nos alcançou, a obediência não nos é um fardo, pois
sabemos que o jugo de Jesus é leve e suave (Mt. 11.28). Porque Ele nos amou
primeiro, e provou entregando Sua vida por nós obedecemos com alegria (Jo.
3.16; Rm. 5.8; I Jo. 4.19).
CONCLUSÃO
Os
dez mandamentos têm o seu valor para a igreja atual, principalmente se
atentarmos para seus princípios imutáveis. Interpretá-los, à luz do evangelho
de Cristo, considerando-O como Mediador superior a Moisés, possibilita
aplicações que conduzem a uma vida santa. Mas todos esses mandamentos podem ser
reduzidos ao agape, a expressão do amor divino dirige-nos para a obediência,
com satisfação de estar no centro da vontade de Deus (Rm. 12.1,2).
Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
SUBSÍDIO II
INTRODUÇÃO
A "lei
de Deus" no presente estudo diz respeito a todo o Pentateuco e não apenas
aos Dez Mandamentos, pois o Decálogo é parte da lei. A lei de Moisés não
consiste apenas num compêndio religioso, pois trata de profecias, histórias,
registros genealógicos e cronológicos, regulamentos, ritos, cerimônias,
exortações morais, civis e cerimoniais, sacerdotes, sacrifícios, ofertas,
festas e o tabernáculo. Há nela a base e a estrutura social e política do
Estado. É inegável a sua contribuição na legislação de todos os povos da terra,
daí a sua influência no Estado e na Igreja. [Comentário: Os Dez Mandamentos encabeçam
os demais preceitos entregues por Deus a Moisés no monte Sinai desde Êxodo
19.16-19 até Levítico 26.46; 27.34. Esses preceitos são identificados com
frequência como estatutos, juízos, leis e mandamentos. Muitos deles são
repetidos nos livros de Números e Deuteronômio. Todo esse sistema legal integra
o Pentateuco, que aparece na Bíblia como lei, livro da lei, lei de Moisés, lei
de Deus, lei do Senhor. É oportuno aqui esclarecer o que a Bíblia quer dizer
quando usa as palavras "lei de Deus". O termo aparece sete vezes nas
Escrituras, quatro no Antigo Testamento e três no Novo, e em nenhum lugar diz
respeito ao Decálogo. As quatro primeiras ocorrências se referem a toda a lei
de Moisés, ao Pentateuco, como livro: "Josué escreveu estas palavras no
livro da Lei de Deus" Os 24.26); "E leram o livro, na Lei de Deus...
ele lia o livro da Lei de Deus" (Ne 8.8,18); "e convieram num anátema
e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada pelo ministério
de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos
do SENHOR, nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos" (Ne 10.29).
Assim, as expressões "lei de Deus", "lei do Senhor" e
"lei de Moisés" dizem respeito à mesma coisa (Ne 8.1, 8, 18; Lc 2.22,
23). Trata-se do Pentateuco no seu todo, e não apenas do Decálogo, do livro, e
não das tábuas de pedra. As outras três aparecem somente em Romanos, e nenhuma
delas diz respeito ao Decálogo: "Porque, segundo o homem interior, tenho
prazer na lei de Deus... Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne,
à lei do pecado" (Rm 7.22, 25). O termo "lei" aparece cerca de
70 vezes nesta epístola com amplo significado, cuja explanação não cabe aqui. A
"lei de Deus" neste contexto contrasta a "lei do pecado",
mostrando tratar-se de um princípio. A outra ocorrência é no capítulo seguinte:
"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é
sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser" (Rm 8.7). O homem
carnal não tem lei nem se submete à vontade de Deus que o apóstolo chama de "lei
de Deus". Esequias
Soares. Os Dez Mandamentos. Valores Divinos para uma Sociedade em Constante
Mudança.Editora CPAD. pag. 140-141.] Convido você para
mergulharmos mais fundo nas Escrituras!
I. O QUE SIGNIFICA “CUMPRIR A LEI”?
1.
Completar a revelação. Jesus disse que veio cumprir a lei e os
profetas (5.17). 0 que significa isso? 0 verbo grego para "cumprir" é
pleroo e significa "cumprir, completar, encher". Devemos recordar o
sentido de torah, estudado na lição 1, como instrução revelada no Sinai. Ao longo
do trimestre, vimos os aspectos teológico e ético do Decálogo. O Antigo
Testamento contém instrução e doutrina sobre Deus, o mundo e a salvação, mas
sua revelação é parcial. A manifestação do Filho de Deus tornou explícito o que
antes estava implícito, e assim o Senhor completou a revelação (Hb
1.1,2). [Comentário: A que se
referia Jesus, então, quando falava de "a Lei"? Disse que não tinha
vindo para destruir a lei e sim para cumpri-la. Quer dizer, veio para pôr de
manifesto o verdadeiro significado da Lei. Qual era o verdadeiro significado da
Lei? Mesmo por trás da lei oral dos escribas e fariseus, havia um grande
princípio de crucial importância, que estes não compreendiam a não ser de
maneira equivocada e imperfeita. Este grande princípio fundamental é que em
todas as coisas o homem deve procurar a vontade de Deus e que uma vez que a
conhece deve dedicar toda sua vida a obedecê-la. Os escribas e fariseus tinham
razão ao procurar a vontade de Deus, e não se equivocavam ao dedicar a vida a
sua obediência; mas se equivocavam ao acreditar que suas centenas e milhares de
insignificantes normas legalistas eram a vontade de Deus. Qual é, pois, o
verdadeiro princípio, que respalda a Lei em sua totalidade, esse princípio que
Jesus deveu cumprir, esse princípio cujo verdadeiro significado veio a nos
mostrar? Quando examinamos os Dez Mandamentos, que são a essência e o
fundamento de toda a Lei, podemos nos dar conta que todo o seu significado pode
resumir-se em uma só palavra – respeito, ou até mais adequadamente, reverência.
Reverência para com Deus e para o nome de Deus, reverência pelo dia de Deus,
respeito aos pais, respeito à vida, respeito à propriedade, respeito à
personalidade, respeito à verdade e ao bom nome de outros, a respeito a si
mesmo, de tal modo que jamais possam chegar a nos dominar os maus desejos.
Estes são os princípios fundamentais que resumem o significado dos Dez
Mandamentos. Os princípios fundamentais dos Dez Mandamentos são a reverência
para com Deus e o respeito a nossos semelhantes e a nós mesmos. Sem esta
reverência e este respeito fundamentais não pode haver Lei. Sobre estas
atitudes se apoia toda lei. E é esta reverência e este respeito o que Jesus
deveu cumprir. Veio para demonstrar aos homens, em sua própria vida concreta de
cada dia, o que é a reverência para com Deus e o respeito para com o homem. A
justiça, diziam os gregos, consiste em dar a Deus e aos homens o que merecem.
Jesus veio para mostrar, na vida, o que significa a reverência que Deus merece
e o respeito que o homem merece. Essa reverência e esse respeito não consistiam
na obediência de uma multidão de meticulosas regras e estatutos. Não exigia o
sacrifício, a e sim a misericórdia; não era um legalismo e sim o amor; não era
uma série de proibições que estipulavam detalhadamente o que não se devia
fazer, e sim uma série breve de mandamentos fundamentais que levavam o crente a
modelar sua vida a partir do mandamento positivo: o do amor. A reverência e o
respeito que constituem o fundamento dos Dez Mandamentos jamais passarão. São a
própria substância da relação de cada indivíduo com Deus e com o seu próximo. BARCLAY.
William. Comentário Bíblico. Mateus. pag. 141-143.]
2.
Cumprimento das profecias. Jesus iniciou o seu ministério terreno
dizendo: "o tempo está cumprido" (Mc 1.14,15). Diversas vezes
encontramos no Novo Testamento, a declaração como: "Isso aconteceu para
que se cumprisse a Escritura" (Jo 19.36), ou fraseologia similar,
principalmente no Evangelho de Mateus (Mt 1.22; 2.17,19; 4.14) dentre outras
citações. As profecias se cumpriram em Cristo. [Comentário: Era um costume romano
abandonar os cadáveres na cruz, deixando-os aos cães e abutres. Mas havia uma
lei judaica que “proibia deixar um corpo no local da execução de um dia para
outro”. "O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o
enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não
contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança”.
(Deuteronômio 21:23). Por essa razão, e porque era a preparação, i.e., a véspera
do sábado, os judeus... rogaram a Pilatos que quebrassem as pernas das vítimas,
e fossem tirados. Esta prática brutal, conhecida como crurifragium,
era usada como um meio de apressar a morte. Ela envolvia a quebra das pernas
das vítimas com uma grande marreta. Os soldados fizeram isto com os dois
ladrões que foram crucificados com Jesus. Mas, vindo a Jesus e vendo-o já
morto, não lhe quebraram as pernas. João registra aqui o cumprimento das
Escrituras: Nenhum dos seus ossos será quebrado; cf. Êx 12.46; Nm 9.12. Jesus
foi o sacrifício perfeito, tanto na morte quanto na vida. Joseph H.
Mayfield. Comentário Bíblico Beacon. João. Editora CPAD. Vol. 7. pag. 158.]
3. O
centro das Escrituras. A provisão do Antigo Testamento sobre a obra
redentora de Deus em Cristo é rica em detalhes. Os escritores do Novo
Testamento reconhecem a presença de Cristo na história da redenção. 0 Espírito
Santo conduziu a Revelação na vida do povo israelita de tal maneira que os
apóstolos puderam observar cada pormenor na vida e no ministério terreno do
Senhor Jesus Cristo. A ideia cristológica está completamente embutida na lei e
nos profetas. Todo o pensamento bíblico [Comentário: São estas as palavras que vos disse estando
ainda convosco. Jesus se refere ao seu ministério, até à hora da sua
crucificação, como a alguma coisa que já fazia parte do passado. As palavras
estando ainda convosco não só predizem a sua ascensão, mas também indicam que
mesmo naquele momento em que está falando, Ele não está “com eles”, no mesmo
sentido usado anteriormente. Sua morte e ressurreição mudaram o mortal para
imortal, e criaram uma diferença entre eles que apenas a morte e a ressurreição
deles próprios poderiam lhes permitir transcender. Convinha que se cumprisse
tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos
Salmos. A Lei, os Profetas e os Salmos são as três principais divisões das
Escrituras Hebraicas. Deste modo, Jesus está se referindo à série completa da
profecia messiânica, da primeira promessa em Gênesis 3.15 até o Livro de
Malaquias. Ele deixa claro um vínculo inseparável entre Ele mesmo e esta
profecia do Antigo Testamento. O Senhor lembra aos seus discípulos que Ele
deixou este ponto claro enquanto ainda estava com eles. Antes de sua morte, a
ênfase era de que se cumprisse tudo, e se referia ao seu ministério terreno. Charles
L. Childers. Comentário Bíblico Beacon. Lucas. Editora CPAD. Vol. 6. pag. 497.]
II. O SENHOR JESUS VIVEU A LEI
1.
Preceitos cerimoniais. Veja a explicação dos preceitos cerimoniais,
civis e morais na lição 2 e seu cumprimento na vida e na obra de Cristo. O
Senhor Jesus cumpriu o sistema cerimonial da lei na sua morte (Mt 27.50,51; Lc
24.46). As instituições de Israel com suas festas, os holocaustos e os diversos
tipos de sacrifícios da lei de Moisés eram tipos e figuras que se cumpriram em
Cristo (Hb 5.4,5; 1 Co 5-7). Assim, as cerimônias cessaram, mas o significado
foi confirmado (Cl 2.17). [Comentário: Col
2.16,17 Portanto refere-se ao que acabou de ser apresentado e leva à conclusão:
Ninguém vos julgue (“dê seu parecer sobre vós”). Todas as outras religiões
envolvem atos e práticas de reconciliação inferiores e inúteis: pelo comer, ou
pelo beber (alimentos), dias de festa (festividades anuais), lua nova
(observância mensal), sábados (observância semanal) (Nm 28.9). Embora não haja
no original grego o artigo definido os antes de sábados, seu uso esclarece o
significado. Paulo estava resistindo aos judaizantes que insistiam na
observância legalista do sábado. Estas eram questões nas quais os inimigos de
Cristo tiveram sucesso em crucificá-lo (Rm 14.1ss.; 1 Tm 4.3; Tt 1.14; Hb
9.10ss.; 13.9,10). Que são sombras (17) é explicado no versículo 18 e posto em
contraste no versículo 19. O termo sombras caracteriza os sistemas ritualistas
do judaísmo. As sombras são indicativas da realidade, Cristo. No Antigo
Testamento, viam-se apenas as sombras. No Novo Testamento, o corpo (soma,
“substância”), que é Cristo, está presente. Mas mesmo hoje temos aqueles que
seriam “escravos de sombras”, tipos, formas e rituais. A base da exortação de
Paulo aqui é a obra de Cristo; questões de calendário não têm valor como meio
de salvação (Rm 14.17). Sua função mostra o sacrifício de Cristo. Que tolice
chamar as sombras de realidade! John B. Nielson. Comentário Bíblico
Beacon. Colossenses. Editora CPAD. Vol. 9. pag. 327.]
2.
Preceitos civis. Lutero dizia que a função civil da lei ainda
continua para manter a ordem e o bem-estar da sociedade. Segundo Martyn
Lloyd-Jo- nes, Jesus cumpriu também o sistema jurídico da lei. Com sua morte,
Ele transferiu os privilégios de Israel para a Igreja (Êx 10.6,7; 1 Pe 2.9,10).
Jesus disse às autoridades judaicas que "o Reino de Deus vos será tirado e
será dado a uma nação que dê os seus frutos" (Mt 21.43). Com isso, Israel
deixou de ser um Estado Teocrático. A Igreja é a plataforma de Deus na Terra
para anunciar a verdade (1 Tm 3.15).[Comentário: «O reino de Deus...» Jesus aplica a
parábola aos que ouviam e à nação inteira de Israel. Ele acabara de ilustrar o
sentido da parábola dos «lavradores maus» mostrando que as obras de Deus podem
ser comparadas a um edifício que requer uma maciça pedra angular, como também o
templo de Deus, em Jerusalém, tinha uma dessas pedras. Os construtores do
templo espiritual haviam rejeitado a pedra angular que fora cortada por ordem
do arquiteto em chefe. Para esses, isto é, para o povo de Israel, a edificação
terá de cessar até que a principal pedra angular seja devolvida ao seu devido
lugar. Mas chega, finalmente, o tempo em que Israel tornará a construir sobre
essa pedra. Nesse ínterim, as obras de Deus não cessam. Deus planta uma nova
vinha e envia novos servos, tendo garantido de antemão o sucesso da empreitada.
O novo povo, como é óbvio, refere-se à Igreja. CHAMPLIN, Russell
Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora
Candeias. Vol. 1. pag. 523.]
3.
Preceitos morais. Os Dez Mandamentos são representados pelos
dois grandes mandamentos; amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo
como a nós mesmos (Mc 12.28-33). Na verdade, toda a lei e os profetas nisso se
resumem (Mt 22.40). Trata-se de uma combinação de duas passagens da lei (Dt
6.4,5; Lv 19.18). São preceitos que foram resgatados na Nova Aliança e
adaptados à graça, de modo que a Igreja segue a lei de Cristo, a lei do amor, e
não o sistema mosaico (Rm 6.14; 13.9,10; Gl 5.18). O Senhor Jesus cumpriu todos
esses mandamentos durante a sua vida terrena. [Comentário: Jesus acrescentou:
Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas - isto é, todo o
Antigo Testamento. Esses são os dois mandamentos-chave, que demonstram o
significado de todos os demais. Como a essência de todo o Antigo Testamento
está contida nesses mandamentos, é óbvio que a santidade como padrão para o
povo de Deus não é isolada na dispensação do Evangelho. O que é especial na
nova aliança é o meio com o qual os homens devem atender a esse padrão, e a
medida (ou o grau de perfeição) com que devem cumpri-lo. O poder para alcançar
a plenitude interior tornou-se agora a herança de cada filho de Deus. É um
poder que altera de tal maneira o afeto e preenche o ser com o Espírito Santo,
que amar a Deus com todo o ser torna-se uma atitude natural e espontânea (Rm
5.5). Quando Deus promete que na nova aliança Ele irá colocar as suas leis no
entendimento e no coração do seu povo (Hb 8.10; Jr 31.33), Ele está se
referindo, acima de tudo, a estes dois mandamentos, pois eles incluem todos os
outros.Ralph Earle. Comentário Bíblico Beacon. Mateus. Editora CPAD. Vol.
6. pag. 155.]
III. A LEI NÃO PODE SER REVOGADA
1. Jesus revela seu pensamento sobre a lei. Talvez o discurso de Jesus sobre as bem-aventuranças tivesse deixado
dúvida sobre a posição de Cristo a respeito da lei e dos profetas. Ele não era
um reacionário; nasceu conforme a lei e viveu de acordo com ela (Lc 2.21-24;
4.15,16; Gl 4.4). Jesus falou de maneira direta que não veio revogar a lei e
nem os profetas, mas veio para os cumprir (Mt 5.17). Havia chegado o momento de
esclarecer seu pensamento sobre a lei. [Comentário: Jesus disse
muito explicitamente: “Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas; não vim
para revogar, vim para cumprir.” Entretanto, certa ocasião Jesus aprovou seus
discípulos quando eles quebraram a lei dos judeus quanto ao trabalho no sábado
(Mc 2.24), e o próprio Jesus aparentemente aboliu a lei cerimonial ao
considerar puros todos os alimentos (Mc 7.19). Os discípulos de Jesus
rejeitaram claramente muito do que era da lei do AT, inclusive a circuncisão
(At 15; Gl 5.6; 6.15). De fato, Paulo declarou: “Não estais debaixo da lei e
sim da graça” (Rm 6.14), e afirmou, também, que os Dez Mandamentos, gravados em
pedra, tinham sido removidos em Cristo (2 Co 3.7,14). http://www.cacp.org.br/jesus-veio-para-por-fim-a-lei-de-moises/. A ideia cristológica não se restringe
a esses vaticínios e ocupa todo o pensamento das Escrituras hebraicas. A
provisão do Antigo Testamento sobre a obra redentora de DEUS em CRISTO é muito
rica de detalhes. Os escritores do Novo Testamento reconhecem a presença e a
obra de CRISTO na história da redenção (Os 11.1; Mt 2.15) e nas suas
instituições e festas (Êx 25.8; Jo l.l4;Hb5.4,5;Êx 12.3-13; Lc 22.15; 1 Co
5.7). A lei e os profetas convergem para JESUS; ele é o cumprimento das
Escrituras do Antigo Testamento (Lc 24.26,27,44). A expressão "a lei e os
profetas" aparece com frequência no Novo Testamento para designar as
Escrituras do Antigo Testamento (Mt 7.12; 22.40; At 13.15; Rm 13.21) ou
fraseologia similar (Mt 11.13; Jo 1.45; At 28.23). Mas a presença do
"ou" disjuntivo aqui mostra duas partes distintivas, em que nem uma e
nem outra é para ser abolida (Jo 10.35). Aqui não se trata apenas dos preceitos
morais, e o Decálogo nem sequer é mencionado no Novo Testamento como tal. Jesus
fala ainda a respeito da existência de mandamentos menores: "Qualquer,
pois, que violar um destes menores mandamentos" (Mt 5.19). Isso por si só
invalida a interpretação de que a lei é uma referência aos preceitos morais.
Existem mandamentos menores entre os preceitos morais? A resposta é não. Jesus,
portanto, está se referindo a todo o sistema mosaico e às demais Escrituras do
Antigo Testamento. Esequias
Soares. Os Dez Mandamentos. Valores Divinos para uma Sociedade em Constante
Mudança.Editora CPAD. pag. 145-146.]
2. "Até que o céu e a terra passem". Jesus disse que "até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um
til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido" (Mt 5.18). O jota é a
menor letra do alfabeto hebraico; ocupa a metade da linha na escrita, é a
décima letra e se chama iode. O til é um sinal diacrítico para distinguir uma
letra da outra. Nenhuma parte da lei passará, nenhuma letra ou parte dela
ficará em desuso até que tudo se cumpra. Como disse o pastor John Stott,
"a lei tem a duração do universo". [Comentário: Até que o
céu e a terra passem. Subentende que a lei e os profetas jamais seriam
revogados, porque, segundo a doutrina judaica, o céu e a terra são eternos
(Baruch 3:32; Luc. 16:17). «Até que tudo se cumpra» não alude a um tempo
quando, finalmente, a lei e o profetas serão revogados, mas é o modo enfático
de dizer «nunca*. A expressão «até que o céu e a terra passem», provavelmente é
uma fórmula comum para mostrar a invariabilidade da palavra divina.
Posteriormente Jesus empregou quase as mesmas palavras para indicar que suas
próprias palavras são invariáveis e eternas: «Passará o céu e a terra, porém as
minhas palavras não passarão» (Mat. 24:35; ver também Marc. 13:31 e Luc.
21:33). Jesus não estava ensinando, nesse versículo (Mat. 5:18), se o céu e a
terra passarão ou não, mas simplesmente dava a idéia comum (que não passarão)
afim de ilustrar a importância e a imutabilidade da palavra e das ordens
emanadas de Deus. «Nem um i ou um til. O «i» (iota,no grego) é a letra «yod» no
hebraico, a menor letra do alfabeto. Na Bíblia hebraica há mais de 66 mil
dessas letras. «r;V»é uma pequena marca que distingue certas letras hebraicas
de outras. Nos escritos dos rabinos nota-se que às vezes advertiram aos
escribas para que tivessem o cuidado de não escrever uma letra parecida com
outra, o que poderia modificar o sentido das Escrituras. É mister que notemos
aqui a importância dada por Jesus às Escrituras do V. T., o que contrasta
violentamente com alguns modernos, que rejeitam essas Escrituras ou lhes dão
pouco valor. E verdade que o modernismo começa nesse ponto (rejeitam ao V. T.),
como na cultura grega ou romana. CHAMPLIN,
Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora
Candeias. Vol. 1. pag. 309.]
3. O menor mandamento (Mt 5.19). Há muita discussão sobre esta questão. Uns acham que Jesus se referia ao
jota e ao til; outros, aos preceitos cerimoniais. Havia longos debates entre os
rabinos da época sobre os mandamentos mais leves e mais pesados. Eles
consideravam mandamento leve não tomar a mãe com os filhotes num ninho (Dt
22.6). Parece existir, sim, na lei, mandamento de maior ou de menor
significância (Mt 23.23). Porém, não é disso que Jesus está falando aqui, pois
o enfoque é sobre o anular a autoridade da lei e ensinar que ela pode ser
ignorada. O verbo grego é lyo, cuja ideia básica é "desatar, desamarrar, soltar",
empregado mais adiante para "anular" (Jo 10.35). [Comentário: Aquele,
pois, que violar um... É natural que ao perdurar por muito tempo um sistema
religioso ou outro, comece o seu declínio; aparecem indivíduos, talvez até
mestres e líderes religiosos, que alteram o caráter original da religião e da
doutrina. Nos tempos modernos notamos que é raro que um sistema conserve os
seus propósitos e ensinos originais por mais de cem anos. Geralmente, antes
desse tempo, já é bem avançado o processo de deterioração. Alguns pensam que
Jesus se referiu a alguém como João Batista, que não observava dias e
festividades especiais e que dava pouca importância aos cultos e reuniões no
templo. Tal pessoa seria o mínimo no reino dos céus ou no reino que Cristo
estabeleceria no mundo. Poderia ser pessoa sincera, religiosa, etc., mas
simplesmente teria perdido algo muito necessário a adoração a Deus.
Dificilmente, porém, pode-se aceitar tal ideia. Em primeiro lugar, o texto
mostra que Jesus não falava da lei cerimonial e do formalismo que emprestaram
ao judaísmo seu caráter singular. O próprio Jesus guardava essas leis. Aludia a
algo mais sério e fundamental do que o formalismo. Falava da lei moral, porque
essa não sofre modificações. Não podemos imaginar que Jesus desse tal
importância à lei cerimonial que chegasse a dizer que nem um «i» e nem um «til»
jamais seriam modificados. É difícil crer que ele não tenha antecipado até
mesmo a eliminação da lei cerimonial. Assim sendo, quando ele falou em «violar
um destes mandamentos», referia-se morais. O resto do capítulo e do sermão
(caps. 7 e 8) demonstram o fato. Referia-se às leis morais, ao juramento, à
vingança, ao amor, à justiça etc. Estavam em foco os fariseus e outros líderes
oficiais dos judeus, particularmente os mestres, rabinos e escribas do povo,
que tinham por responsabilidade ensinar a lei ao povo. Mais tarde Jesus mostrou
que esses mestres do povo não interpretavam corretamente a lei. Por exemplo, no
vs. 38, sobre «olho por olho» (que era ensino dos rabinos), disse Jesus: «Eu,
porém, vos digo, não resistais ao perverso». Ou no vs. 43, «Amarás o teu
próximo, e odiarás o teu inimigo» (que era ensino dos rabinos e escribas),
mereceu de Jesus uma reprimenda que começa com" «Eu, porém, vos digo»,
etc. «Mínimo no reino». Os mestres que interpretam erroneamente e assim
ensinam, levam outros a errar por seus ensinos; esses homens serão—os
menores—no reino. É provável que Jesus fizesse alusão especial ao reino do
Messias, por ele oferecido. Nesse reino, tais mestres teriam pouca importância,
em contraste com a posição antes ocupada. Talvez a interpretação seja mais
ampla do que essa, segundo fazem alguns comentaristas, que aplicam as palavras
até mesmo ao «céu» ou ao «inferno». O apóstolo Paulo parece ensinar algo
semelhante em I Cor. 3:13-15: «...manifesta se tornará a obra de cada um ... se
permanecer a obra de. alguém.... receberá galardão...se queimar,.sofrerá
dano... será salvo, todavia, como que através do fogo». Mas a interpretação
principal é aquela dada acima. «Grande». Não o «maior». Só Deus poderia fazer
tal declaração. O serviço bem feito, segundo as regras de Deus, merece o
galardão dado por Deus. Provavelmente Jesus pensou nos santos do V. T., nos
profetas e em Moisés. Foram exemplos de «grandes» indivíduos. Pregaram, mas
também obedeceram aos mandamentos de Deus.CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo
Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Candeias. Vol. 1. pag.
309.]
IV. A LEI E O EVANGELHO
1. O
papel da lei. Ninguém é justificado pelas obras da lei (Gl
2.16). A função dela não é salvar, mas nos conduzir a Cristo (Gl 3.11,24). Ela
veio para revelar e condenar o pecado (Rm 3.20; 7.7). Deve o cristão anular a
lei? A resposta paulina é: "De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a
lei" (Rm 3.31). 0 que isso significa? Que a fé cristã não é
antinomianista, do grego anti "contra"; nomos, "lei". Isso
diz respeito aos que erroneamente pregavam que a graça dispensa a obediência. 0
apóstolo refutou tal ideia a vida inteira (Gl 5.13). [Comentário: Paulo descreve esta
verdadeira função da lei usando uma figura ilustrativa que era amplamente
compreendida na sociedade dos seus dias: De maneira que a lei nos serviu de
aio, para nos conduzir a Cristo. O termo grego paidagogos (aio) significa “guarda”
(cf. “guardiã”, BAB), “tutor” (CH, NVI) ou “guia” e referia-se ao “homem, na
maioria das vezes escravo, cujo dever era levar e trazer da escola um menino ou
moço e superintender sua conduta em geral; ele não era um ‘professor’ (apesar
do significado atual do derivado ‘pedagogo’)”. Paulo está descrevendo como a
lei põe o homem sob uma escravidão como a de uma criança menor sob a supervisão
de um criado-escravo. Nos próximos versículos, veremos que tal supervisão não é
mais necessária ao homem de fé. A observação importante neste ponto é que a
lei, trancando o homem debaixo do pecado e para a fé, exerceu a função
temporária de protegê-lo e prepará-lo para a vinda de Cristo. Ao contrário do
argumento dos oponentes de Paulo, a lei não tinha função permanente, mas serviu
apenas para que, pela fé, fôssemos justificados. R. E. Howard.
Comentário Bíblico Beacon. Gálatas Editora CPAD. Vol. 9. pag. 51.]
2.
Jesus e Moisés estão do mesmo lado. 0 termo "lei" na
língua hebraica é torá, e isso já foi estudado na lição 1. Ali aprendemos
também que esta palavra vem de um verbo que significa "instruir,
ensinar". Por essa razão, a palavra ”lei", às vezes, refere-se às
Escrituras Sagradas (1 Co 14.21). Esse parece ser o sentido aqui, pois o
apóstolo Paulo estava falando do Antigo Testamento (Rm 3.19). Porém, a
possibilidade de uma aplicação ao Pentateuco não é descartada, nesse caso, pois
a frase "antes, estabelecemos a lei" (Rm 3.31b) não significa
servidão ao sistema mosaico, mas que a fé confirma a lei, visto que o Evangelho
justifica aqueles a quem a lei condena (Rm 8.4; 13.10). [Comentário: I Cor 14.21 As
línguas, como os coríntios as usavam, eram mais um sinal do julgamento de Deus
do que da misericórdia para quaisquer pessoas (v. 21): “Está escrito na lei
(isto é, no Antigo Testamento): Por gente doutras línguas e por outros lábios,
falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor” (Is 28.11;
comparar Deuteronômio 28.46,49). Entende-se que o apóstolo se refira a essas
passagens. Ambas são entregues na forma de ameaça, e uma supõe-se que
interpreta a outra. O significado neste ponto de vista é de que é uma evidência
de que o povo está abandonado por Deus quando Ele lhes dá esse tipo de
instrução, para a disciplina através daqueles que falam outra língua. E certamente
o discurso do apóstolo sugere: “Vós não deveis estar afeiçoados aos sinais do
aborrecimento divino. Deus pode não ter recompensas graciosas para aqueles que
são deixados meramente a esse tipo de instrução, e que são ensinados em língua
que não compreendem. Eles podem nunca ser beneficiados por ensinamentos como
esse; e, quando eles forem deixados a ele, será um triste sinal de que Deus os
considera irrecuperáveis”. E os cristãos devem desejar estar em tal estado, ou
conduzir as igrejas a ele? Contudo, é o que faziam de fato os pregadores
coríntios, que sempre apresentavam suas inspirações em uma língua
desconhecida. HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Novo
Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa.Editora CPAD. pag. 491.]
3. A
justiça dos fariseus. Jesus não está desafiando os seus discípulos
a seguirem os escrúpulos legalistas dos escribas e fariseus quando afirma:
"se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum
entrareis no Reino dos céus" (Mt 5.20). Antes, ensina que a vida no
Espírito requer comunhão com Deus de maneira abundante e profunda, e assim
sendo, nenhum dos rabis a experimentou (Rm 8.8-11). [Comentário: O versículo 20 é geralmente considerado o
versículo-chave do Sermão do Monte. A justiça dos discípulos de Cristo deve
exceder a dos escribas e fariseus. Jesus estava se referindo a uma justiça
interior, moral e espiritual, em vez da justiça exterior, cerimonial e
legalista dos fariseus. “O problema com os fariseus”, diz Martin Lloyd-Jones,
“era que eles estavam interessados nos detalhes em vez de nos princípios, que
eles estavam interessados nas ações em vez de nos motivos, e que eles estavam
interessados em fazer em vez de ser”. É correto para o cristão agradecer a Deus
por não estar debaixo da Lei, mas debaixo da graça. Mas se ele pensa que as
exigências sobre ele são menores por causa disso, não leu o Sermão do Monte de
forma a compreendê-lo. Jesus declarou enfaticamente que Ele exige uma justiça
mais elevada do que a dos escribas e fariseus. No restante do capítulo, o
Senhor fornece seis exemplos concretos daquilo que Ele quer dizer, exatamente,
com isso. Ele basicamente se refere a uma justiça de atitude interior em vez de
meramente uma ação exterior. Mas isto levanta a exigência. Deve-se não só
guardar as suas ações, mas também as suas atitudes; não só as suas palavras,
mas também os seus pensamentos. A lei de Cristo traz, para aqueles que a
guardam, mais exigências do que a lei de Moisés. Ralph Earle.
Comentário Bíblico Beacon. Mateus. Editora CPAD. Vol. 6. pag. 58.]
CONCLUSÃO
Encerramos
o trimestre conscientes de que Jesus não revogou a lei, mas a cumpriu.
Aprendemos também que não há discrepância entre Jesus e Moisés e que a lei
permanece até a consumação dos séculos, pois a fé cristã não é antinomianista [O antinomianismo, termo cunhado por
Martinho Lutero, do grego ἀντί, "contra" + νόμος, "lei", é
definido como uma declaração que, sob a dispensação do evangelho da graça, a
lei moral é de nenhum uso ou obrigação, porque somente a fé é necessária para a
salvação] e muitos preceitos do sistema mosaico rea- parecem no Novo Testamento, mas
adaptados à graça, pois fomos libertos da lei (Rm 3.28; Gl 5.1). [Comentário: Porque em verdade vos digo: até que o céu e a
terra passem, nem um i ou um til jamais passará
da Lei, até que tudo se cumpra.” Mateus 5:18. A unidade da Escritura assume
a continuidade da Lei de Deus. A Palavra de Deus nos revela uma ética contínua
e justa: “A Escritura não pode ser anulada” (João 10:35b). “A unidade da
Escritura assume a continuidade da Lei de Deus. A Palavra de Deus nos revela
uma ética contínua e justa: “A Escritura não pode ser anulada” (João
10:35b). “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para
ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o
homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”
(2Tm. 3:16-17). O manual do viver santo para o cristão é “toda a Escritura”.
Toda a Escritura, não apenas o Novo Testamento, foi dada para que o cristão
pudesse ser “perfeito” e “perfeitamente instruído para toda a boa obra”.
Interessantemente, 2 Timóteo é o último livro escrito por Paulo e provavelmente
o último livro escrito no Novo Testamento (Contrário
à opinião popular, Apocalipse não foi o último livro escrito. Veja Kenneth
L. Gentry, Jr., Before Jerusalem Fell: Dating the Book of Revelation (Tyler,
Tex.: Institute for Christian Economics, 1989)). A Lei convence do pecado (1 João 3:4;
Mt.19:16-24; João 7:19; Atos 7:53; Tiago 2:9). Sem a convicção do pecado, não
haverá nenhum voltar-se para o Salvador em arrependimento para salvação. Sem o
chamado ao arrependimento não há pregação do evangelho de Jesus Cristo. Além
disso, o julgamento dos pecadores por Deus será baseado na Lei. “E então lhes
direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a
iniquidade” (Mt. 7:23; cf. 13:41; Rm. 2:12-15; Tiago 2:10-12). Os homens serão
julgados sobre a base de um padrão objetivo: a Lei de Deus. Tal julgamento
determinará o grau de castigo que a pessoa receberá no inferno (cp. Lucas
12:47; Ap. 20:12).] “NaquEle que me garante:
"Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de
Deus" (Ef 2.8).
Francisco Barbosa
Disponível no blog: auxilioebd.blogspot.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário