sábado, 11 de janeiro de 2014

LIÇÃO 2 - UM LIBERTADOR PARA ISRAEL






SUBSÍDIO I


INTRODUÇÃO
Na aula de hoje estudaremos a respeito do preparo, chamado e envio de Moisés, o libertador escolhido por Deus para retirar os israelitas do Egito. Inicialmente mostraremos como Moisés foi preparado para exercer suas funções diante do Faraó. Em seguida, refletiremos a respeito do seu chamado, quando viu a sarça ardente e ouviu a voz de Deus. Ao final, aprenderemos sobre seu envio para libertar o povo de Israel do cativeiro. Ao mesmo tempo refletiremos a respeito do chamado de Deus para todos aqueles que exercem o ministério cristão.
1. PREPARO DO LIBERTADOR
A vida de Moisés pode ser dividida em três partes, cada uma delas com um total de 40 anos. Na primeira etapa da sua vida, ele trabalhou para o governo egípcio, talvez para se tornar um Faraó (At. 7.23). Moisés teve acesso aos centros de excelência no que tange à educação no Egito. Estevão, em seu sermão diante dos judeus, declara que Moisés fora educado em toda a ciência dos egípcios, sendo poderosos não apenas em palavras, mas também em obras (At. 7.22). É digno de destaque que a educação no Egito era extremamente desenvolvida para a sua época. Naquele tempo, graças ao conhecimento astronomia, eles desenvolveram um calendário bastante preciso. A engenharia egípcia contribuiu para a construção de maravilhas ainda admiradas atualmente, tais como as pirâmides. A medicina também era bastante desenvolvida, a arte de embalsamar os mortos é reconhecida ainda hoje. Como Moisés, os crentes devem buscar preparo educacional, o estudo acadêmico pode ser usado por Deus para a atuação no ministério. Os conhecimentos de Moisés não foram desprezados pelo Senhor. Nada há de errado em estudar, buscar uma formação acadêmica, contanto que tal conhecimento permaneça cativo de Cristo (II Co. 10.4,5). Os jovens crentes precisam se dedicar aos estudos, devem entrar na faculdade, mas precisam investir na vida espiritual, para não se deixarem dominar pela filosofia ateísta, predominante nesse contexto.  Não podemos, como fez Moisés, pensar que poderemos resolver os problemas da sociedade através de atos de violência (Ex. 2.11-14). Ele quis fazer justiça com as próprias mãos, não devemos esquecer que violência resulta em violência. Jesus ensinou o princípio da não violência, a amar até mesmo os inimigos (Mt. 5.44; 26.51-53). Como Moisés, precisamos reconhecer nossa identidade, somos cristãos, e como tais devemos viver (Ex. 2.19; Mt. 5.38-42). A transformação social, no contexto em que estamos inseridos, deve acontecer não pela luta armada, mas através do voto responsável.
2. CHAMADO DO LIBERTADOR
O chamado de Moisés para libertar os israelitas aconteceu após um período de isolamento na terra de Midiã. Ele fugiu para aquele local após ser perseguido por ter matado um soldado egípcio, na tentativa de salvar a vida de um hebreu que estava sendo espancado. Naquela localidade Moisés ajudou as filhas de Reuel, também conhecido como Jetro, o sacerdote de Midiã (Ex. 2.18), recebendo dele a hospitalidade, vindo a se casar com Zipora, uma das suas filhas. Aquele homem que outrora discutia na academia egípcia, poderoso em palavras e obras, se encontrava agora no deserto, apascentando ovelhas. Naquela ocasião Moisés estava dando continuidade a sua preparação. Deus permite, às vezes, que Seus servos fiquem isolados, para que possam aprender a ter comunhão com Ele. Em meio à solitude do deserto, Moisés viu algo que lhe chamou a atenção, uma sarça ardente que não se consumia (Ex. 3.1-4). Deus falou com Moisés, revelando-se a ele como o Deus de Abraão, que se identificava com o sofrimento do Seu povo (Ex. 3.5-10). Essa revelação antecipava a vinda de Cristo a terra, quando o Verbo se fez carne, e habitou em nosso meio (Jo. 1.1,14). Ele se identificou com os nossos sofrimentos, a cruz do calvário é a demonstração maior de que Deus se interessa pelos seres humanos (Mt. 27.34). Mesmo sendo Deus, se tornou servo, esvaziando-se da Sua glória (Fp. 2.7), nEle encontramos o ápice da revelação divina (Hb. 1.1,2). Retornando ao chamado de Moisés, é importante ressaltar que este, ao ouvir a voz de Deus, relutou em aceitar sua missão. Dentre as justificativas que apresentou, a primeira delas foi a de não se achar capacitado para a obra a ser realizada (Ex. 3.11,12), e a de não saber o nome de Deus (Ex. 3.13-22). Ninguém deve se achar capacitado para a obra de Deus, por outro lado, não devemos desprezar as oportunidades para o crescimento, tanto intelectual quanto espiritual. Evidentemente Deus não se impressiona com nossos diplomas, o conhecimento adquirido é útil para a obra, mas sem Jesus, nada podemos fazer (Jo. 15.5). O exercício do ministério é sempre desafiador, principalmente nos dias atuais, marcados pela mercantilização e profissionalização do pastorado. Mesmo assim, Paulo destaca que aqueles que desejam o ministério pastoral, excelente obra almeja, ainda que essa não seja uma garantia de prosperidade material, como defendem os adeptos da teologia da ganância (I Tm. 3.1).
3. ENVIO DO LIBERTADOR
Moisés não quis assumir seu chamado porque estava consciente das dificuldades com as quais se depararia. Ele imaginava que os anciãos não acreditariam na sua mensagem, os hebreus mais antigos reconheceriam suas credenciais? Essa era uma das preocupações de Moisés (Ex. 4.1-9), a outra, a falta de oratória (Ex. 4.10-12). A fim de fugir da responsabilidade, Moisés preferiu transferi-la para outrem (Ex. 4.13-17). Mas Deus não considerou seus argumentos, Aquele que se revelara como o Eu Sou, ou seja, Aquele que tem existência própria, comissionou Moisés a desempenhar a tarefa de libertação do povo de Israel. Quando o Eu Sou se compromete a ser conosco, nada temos a temer, seremos bem-sucedidos, se agirmos em conformidade com Sua vontade. Muitos se frustram no ministério porque têm uma visão deturpada do seu real significado. Há aqueles que pensam que ser pastor é apenas uma questão de status. Na verdade, em algumas agremiações, isso tem a ver com capital eclesiástico, principalmente durante as eleições convencionais. Mas o chamado de Deus é para apascentamos Seu rebanho por amor (Jo. 1.15-17) , que Ele mesmo comprou com o Seu sangue, e do qual prestaremos contas na eternidade (At. 20.22-28). Diante do chamado de Deus, devemos reconhecer o valor até mesmo do sacrifício, com vistas à expansão do reino. O amor de Deus pelo Seu povo deve ser a motivação de todo aquele chamado para o exercício do ministério (Jr. 33.9; Os. 11.1). Se nos fundamentarmos nas promessas de Deus, poderemos seguir adiante, cientes de que Ele estará conosco, em todos os momentos (Ex. 4.19-23; Mt. 28.20). O Senhor também providenciou uma companhia para Moisés, seu irmão Arão, para que ele não se sentisse sozinho na missão (Ex. 4.27,28). De igual modo, Deus nos dá companheiros fieis na obra de Deus, para partilhar conosco as realizações e agruras do ministério. Todo obreiro do Senhor deveria ter um mentor espiritual, alguém de confiança com quem compartilhar suas alegrias e tristezas (Ex. 4.18; 18.13-17).
CONCLUSÃO
Com a bênção de Deus, Moisés, aquele que fora preparado para ser o rei do Egito, assumiu sua condição de libertador. Com autoridade de Deus, se apresentou diante de Faraó, firmado nAquele que é fiel para cumprir suas promessas (II Co. 1.19,20). Cada um de nós também temos uma missão a cumprir, a de levar o evangelho libertador de Jesus Cristo até aos confins da terra. Para tanto, devemos estar preparados, dependendo do poder do Espírito (At. 1.8), e na autoridade da Palavra de Deus (Mt. 28.19), confiantes de que o Senhor estará conosco, sempre.

Extraído do Blog: subsidioebd


 

SUBSÍDIO II


1º Trimestre de 2014
Lição 2
Um Libertador para Israel
12 de Janeiro de 2014
TEXTO ÁUREO
“E disse Deus a Moisés: EU SOU o QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êx 3.14). - Deus identifica a si mesmo como Eu Sou O Que Sou. Ao revelar seu nome divino, ele declara suas características e atributos, reforçando que o importante não é quem Moisés é, mas quem está com ele. Este nome está ligado ao verbo hebraico que significa “ser” e, assim, implica a absoluta existência de Deus. O hebraico aqui é também a fonte da palavra portuguesa “Jeová”, “Javé” ou “SENHOR(Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP; SBB 2001; p. 67)
VERDADE PRÁTICA
Assim como Moisés, usado por Deus, libertou Israel do cativeiro, Cristo nos liberta da escravidão do pecado e do mundo.
HINOS SUGERIDOS
458, 459, 467.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Hb 3.3
Cristo é superior a Moisés

Terça - Hb 3.5
Moisés, um servo fiel

Quarta - Êx 2.23-25
Deus ouve o clamor do povo

Quinta - Êx 3.10
Deus chama Moisés

Sexta - Êx 4.3-8
Deus confirma a liderança de Moisés com sinais

Sábado - Êx 5.1
Moisés diante de Faraó


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 3.1-9
1 - E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe.
2 - E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 - E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima.
4 - E, vendo o SENHOR que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui.
5 - E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
8 - Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do a morreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu.
9 - E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·         Compreender como se deu a chamada e o preparo de Moisés.
·         Saber quais foram as desculpas apresentadas por Moisés ao Senhor.
·         Analisar como foi a apresentação de Moisés a Faraó.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
Libertador: O que liberta; que concede a liberdade.

Um líder cristão não é feito da noite para o dia. É preciso que sua liderança seja amadurecida pelo tempo. Na lição de hoje, veremos que Moisés foi preparado lentamente pelo Senhor ao longo dos anos até que se tornasse o libertador do seu povo. Moisés era um homem manso e ao que parece não era muito eloquente, porém Deus viu que ele seria obediente e capaz de libertar o seu povo da escravidão egípcia. [Comentário: Dando sequência ao estudo do livro do Êxodo, hoje veremos a chamada de Moisés para ser o libertador de Israel. Moisés passou os primeiros quarenta anos de sua vida (At 7.23) trabalhando para o governo egípcio. (Alguns estudiosos acreditam que ele estava sendo preparado para tornar-se Faraó.) O Egito parece o lugar menos provável para Deus começar a treinar um líder, mas os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos. Mesmo tendo recebido uma educação especial, ainda não estava pronto para liderar a nação de YAHWEH. Sua formação no Egito e o tempo no deserto, pastoreando as ovelhas de seu sogro, fizeram dele o homem escolhido por Deus para uma obra sem igual. Como cristãos, somos desafiados a usar nossos talentos pessoais em prol do Reino de Deus, e isso inclui buscar uma formação sólida e coerente. Dwight L. Moody comentou sabiamente que "Moisés passou seus primeiros quarenta anos pensando que era alguém. Os segundos quarenta anos passou aprendendo que era um ninguém! Os últimos quarenta anos ele os passou descobrindo o que DEUS pode fazer com um ninguém]. Tenhamos todos uma excelente e abençoada aula!
I. MOISÉS — SUA CHAMADA E SEU PREPARO (Êx 3.1-17)
1. Deus chama o seu escolhido. Quando o Senhor escolheu e chamou Moisés para libertar seu povo, ele estava pastoreando ovelhas — um excelente aprendizado para quem mais tarde iria ser o pastor do povo de Deus, Israel (Sl 77.20). É Deus que chama e separa aqueles que vão dirigir seu rebanho, e Ele continua vocacionando e capacitando para o santo ministério. O Senhor chama, mas cabe ao homem cuidar do seu preparo para ser útil a Deus. O que muito nos edifica no versículo seis é Deus identificar-se não somente como “o Deus de Abraão e o Deus de Isaque”, mas igualmente como “o Deus de Jacó”. Ele é, portanto, o Deus de toda graça, compaixão e paciência, uma vez que Jacó teve sérios incidentes negativos na sua vida em geral (1Pe 5.10; Jo 1.14,16). [Comentário: Deus escolhe pessoas capacitadas para fazer a sua obra? Com certeza. Não há referências na Palavra de Deus que indiquem que Ele despreza talentos pessoais ou a experiência adquirida por seus servos. Saulo era versado em três línguas diferentes, e as utilizou para falar de Jesus em suas viagens missionárias. Mateus era um cobrador de impostos, e utilizou seus conhecimentos para escrever seu Evangelho. Davi era um combatente, mas também era um poeta que compôs diversos cânticos de adoração ao Senhor. Daniel era um profeta, mas também era um estadista. Portanto, entenda que Deus utiliza nossos recursos em prol do seu Reino. Deus capacita pessoas para a sua obra? Com certeza. Ninguém pode dizer que está totalmente pronto para dar passos definitivos na caminhada com Deus. Elias, o tisbita, ressuscitou um menino morto, mas para isso teve de passar uma temporada no anonimato em Querite, sendo mantido por corvos, e depois que o ribeiro secou, foi direcionado por Deus para ficar uma temporada sendo mantido por uma viúva pobre em Sarepta, uma localidade de Sidom, terra natal de Jezabel. Ele foi capacitado por Deus para os desafios que enfrentaria.].
2. O preparo de Moisés (Êx 3.10-15). Moisés foi chamado e recebeu treinamento da parte de Deus para que cumprisse sua missão com êxito. Deus ainda chama e prepara seus servos. Talvez Ele o esteja chamando para a realização de uma obra. Qual será sua resposta? Moisés experimentou o silêncio e a solidão do deserto em Midiã (Êx 3.1). Em sua primeira etapa de 40 anos de vida viveu no palácio real e frequentou as mais renomadas universidades. O conhecimento adquirido por Moisés, e empregado com sabedoria, foi-lhe muito útil em sua missão de libertador, condutor, escritor e legislador na longa jornada conduzindo Israel no deserto. [Comentário: Moisés foi educado em toda a ciência do Egito, a nação mais desenvolvida em sua época, preparado para ser Faraó, conforme alguns estudiosos, contudo, essa educação ainda não o tornava apto a liderar o cativo Israel. Era necessário outro período preparatório que duraria outros quarenta anos, ele deveria adquirir experiência no deserto, a experiência do cuidado do que não lhe pertencia, ele precisava se tornar o homem mais manso sobre a Terra. Nesse segundo período, deixou de ser príncipe para ser pastor. Deixou de ter poder para aprender a ser subordinado. “…Deve ter sido uma grande mudança para Moisés, depois de 40 anos na corte de Faraó, passar outros 40 anos no deserto. Mas não foi um tempo perdido — eram necessários estes dois primeiros períodos para fazer Moisés pronto para a grande vida dos últimos quarenta anos. Ele tinha de ser um príncipe e tinha de ser um pastor, pois ele deveria ser tanto um legislador quanto um pastor para o povo de Deus. Era necessário que ficasse bem solitário. Ele tinha de ter muitas conversas solitárias com o seu próprio coração. Ele tinha de sentir a sua própria fraqueza. E isto não foi nenhuma perda de tempo para ele — ele fez mais nos últimos 40 anos porque gastou 80 anos em preparação! Não é tempo perdido o que um homem gasta em pôr sua armadura antes de ir para a batalha, ou o que um ceifeiro gasta em afiar sua foice antes de cortar o milho…” (SPURGEON, Charles. Exposição de Ex.3, p.6. Disponível em: http://www.spurgeongems.org/vols61-63/chs3540.pdf Acesso em 03 dez. 2013, citado pelo Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco, disponível no Portal Escola Dominical – www.portalebd.org.br). Quando assumiu a missão de conduzir os israelitas pelo deserto, Moisés já havia sido preparado pelas universidades egípcias e pelo próprio Todo-Poderoso. O Deus que levantou Moisés não mudou, Ele continua a levantar e preparar pessoas para serem usadas na sua obra. Você está disposto a servir mais a Deus? ].
3. O objetivo da chamada divina (Êx 3.10). O propósito divino era a saída do povo de Israel do Egito liderada por Moisés. Deus pode, segundo o seu querer, agir diretamente. Contudo, o seu método é usar homens e mulheres junto aos seus semelhantes. Hoje, em relação a muitas igrejas, Deus está dizendo à seus dirigentes: “Tira o ‘Egito’ de dentro do meu povo”. É o mundanismo entre os crentes, na teoria e na prática; no viver e no agir, enfraquecendo e contaminando a igreja. É Israel querendo voltar para o Egito (Êx 16.3; 17.3). Deus com mão poderosa tirou Israel do Egito, mas não tirou o ‘Egito’ de dentro deles, porque isso é um ato voluntário de cada crente que, quebrantado e consagrado, recorre ao Espírito Santo. “Certamente eu serei contigo” (v.12). Isso era tudo o que Moisés precisava como líder espiritual do povo de Deus. Hoje, muitos já perderam essa divina presença em sua vida e em seu ministério, por acharem que são alguma coisa em si mesmos, daí, a operação do Espírito Santo cessar em sua vida. Paulo exclamou: “Nada sou” (2Co 12.11). Tudo que temos ou somos na obra de Deus vem dEle (1Co 3.7). [Comentário: Moisés foi chamado por Deus quando estava vivendo em Midiã, com seu sogro Jetro. Ele chegara a Midiã aos 40 anos, fugido do Egito, e agora, aos 80 anos, quando cuidava das ovelhas do sogro, tem um encontro com Deus. Moisés foi chamado por Deus em uma fase da vida em que, aos olhos humanos, poderia se aposentar e aproveitar os poucos anos que lhe restariam sem se aborrecer. Mas aqui reside um principio divino: Deus não depende de nossa faixa etária para nos convocar a ser úteis para Ele. Com certeza havia pessoas mais jovens e mais dispostas a fazer o que Moisés faria, mas Deus escolheu Moisés para aquela missão. Deus não apenas escolhe as pessoas para determinadas obras, mas também as convoca. De que adianta ser escolhido por Deus e não ser informado dessa chamada? Como Deus faz tudo de forma perfeita, Ele mesmo se encarregou de falar com Moisés de modo sobrenatural e convincente. (COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Moisés, o Êxodo e o Caminho a Terra Prometida. Editora CPAD. pag. 16-17).].

SINOPSE DO TÓPICO (I)
Moisés foi chamado e preparado por Deus para que cumprisse sua missão com excelência.
II. AS DESCULPAS DE MOISÉS E A SUA VOLTA PARA O EGITO
 
1. O receio de Moisés e suas desculpas. O Moisés impulsivo que matou o egípcio e o enterrou na areia já não existia mais. Ele havia sido mudado e moldado pelo Senhor, e agora precisava crer não no seu potencial, mas no Senhor que o chamara. Ao ser chamado pelo Senhor para ser o libertador dos hebreus, Moisés apresentou algumas desculpas — “eles não vão crer que o Senhor me enviou”; “não sou eloquente”. Quantas desculpas também não damos quando Deus nos chama para um trabalho específico? As escusas de Moisés, assim como as nossas, nunca são aceitas pelo Senhor, pois Ele conhece o mais profundo do nosso ser. Se o Senhor está chamando você para uma obra, não tema e não perca tempo com desculpas. Confie no Senhor e não queira acender a ira divina como fez Moisés, que tentou protelar sua chamada dando uma série de desculpas a Deus (Êx 4.14). [Comentário: Embora Moisés peça a Deus para que envie alguém outro, ele não está livre de sua responsabilidade. Deus, no entanto, muda a sequencia da comunicação. Deus falará a Moisés e Moisés falará a Arão. Arão, então, falará ao povo. Moisés é o agente do povo e Arão é o porta-voz de Moisés. Suas desculpas não alteraram o plano divino para ele. Quando Moisés afirma: “Ah! Senhor!” está reconhecendo que Deus tem o direito de comandá-lo; e outra vez: “Não sou homem eloquente... sou pesado de língua”, está alegando que ele seria inadequado para argumentar de modo persuasivo ou confrontar alguém, seus argumentos eram fracos. Ele alega ainda, que sua perspectiva de que seu problema já vem de antes e que o seu encontro com o Senhor não mudou a situação. Notemos que Deus, então, faz uma promessa a Moisés, idêntica a de Mt 10.19-20,. Quando não soubermos o que dizer, Deus concederá ousadia e palavras apropriadas.].
2. Deus concede poderes a Moisés. A fim de encorajar Moisés e confirmar o seu chamado, o Senhor realiza alguns sinais (Êx 4.1-9). Da mesma forma Deus ainda demonstra sinais para nos mostrar o seu poder e a sua vontade. [Comentário: Os sinais dados a Moisés eram por sua causa, para provar que Deus estava com ele. Frequentemente, sinais ou milagres são dados para provar que Deus está em cena a favor de seu povo. Moisés recebeu três sinais de Deus para comprovar seu chamado divino: uma vara é transformada em cobra e então novamente em vara; uma mão é tomada pela lepra e então curada; um copo cheio de água do Nilo, ao ser derramado na terra, transforma-se em sangue (4.2-9). Os dois primeiros, ao menos para Moisés, devem ter sido assustadores. George Knight comenta: “Deus precisou sacudir de Moisés seus raciocínios egoístas. Moisés precisou aprender que ninguém menos que Deus o chamava para fazer coisas absurdamente difíceis”.Em Atos 1.8 temos uma promessa: “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Essa é uma promessa para nós hoje. Se você também é “pesado de língua”, como Moisés, e tem dificuldade em falar do evangelho, o Espírito Santo capacita com ousadia e coragem necessárias. Se eu estou falando aqui hoje, eu que sou uma pessoa super tímida, é porque o Espírito Santo me capacita, como capacita cada um dos professores, cada um dos que sobem ao púlpito, e capacita você também, desde que busque a presença d’Ele. Deus nos capacita em todas as coisas que estamos envolvidos. Observe que Deus disse a Moisés que seria com ele. Deus sabia das limitações daquele homem, mas garantiu-lhe que o acompanharia. Essa é uma promessa que nos deve fazer refletir, pois não raro, dependemos de muitos fatores para nos sentirmos seguros para fazer a obra de Deus, como recursos, pessoal e tempo. E do que realmente precisamos? Da companhia de Deus. Sem ela, nossos recursos, por mais que se mostrem abundantes, serão insuficientes. Com a presença de Deus, os recursos, por mais escassos, tornam-se instrumentos de abundância e de milagres diariamente].
3. O retorno de Moisés. Moisés não revelou ao seu sogro Jetro o que ele faria no Egito. Ainda não era a hora certa para isso. O líder precisa saber o momento adequado para revelar seus projetos. Entretanto, Moisés não poderia partir sem o consentimento de sua família, assim ele disse a Jetro que iria ao Egito rever seus irmãos: “Eu irei agora e tornarei a meus irmãos que estão no Egito, para ver se ainda vivem” (Êx 4.18). Jetro prontamente liberou Moisés dizendo: “Vai em paz”. Moisés não saiu sem a bênção dos seus parentes. Para realizar a obra de Deus o líder precisa ter o apoio e cooperação da sua família. Se você ainda não o tem, ore a Deus nesse sentido. [Comentário: Embora Deus pudesse ter livrado Israel diretamente por uma palavra, preferiu fazer sua obra por seu servo. Disse Deus a Moisés: “Eu te enviarei a Faraó”. Moisés foi incumbido de ir à presença do orgulhoso rei e tirar Israel do Egito sob a direção de Deus. A princípio, Moisés contestou o plano de Deus usá-lo. Viu: a) sua incapacidade: Quem sou eu?; e b) a impossibilidade da tarefa: E tire do Egito os filhos de Israel?. O príncipe que há quarenta anos era confiante em si mesmo agora temia a tarefa. Era mais sábio no que concerne à capacidade humana de ocasionar a libertação, mas ainda tinha de aprender o poder de Deus. Como é frequente hesitarmos quando olhamos para nós mesmos — ato que devemos fazer; mas não precisamos ter medo quando olhamos para Deus! Certamente eu serei contigo sugere que quando Deus escolhe um mensageiro, Ele não se baseia na habilidade do indivíduo, mas na submissão deste à vontade de Deus. Deus assegurou a Moisés que ele e o povo serviriam a DEUS neste monte depois que Israel fosse libertado do Egito. A expressão: Isto te será por sinal, está corretamente traduzida (Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 146).. Em Êx 2.18, o nome do sogro de Moisés aparece como Reuel. Ver as notas em Êx 2.16-18 quanto ao problema da aparente confusão de nomes próprios. Talvez Reuel fosse o pai de Jetro. O lado ocidental do deserto. Essa era a estreita faixa de terra fértil que ficava por trás da planície arenosa, estendendo-se desde a serra do Sinai até as praias do golfo Elanítico. Aqui vale lembrar que os midianitas eram descendentes de Abraão por meio de sua segunda esposa Quetura e, assim, tinham parentesco com Moisés. Moisés, já incumbido de sua missão, volta até seu sogro para dizer adeus (um tanto diferente da separação entre Jacó e Labão!) e segue para o Egito.].
SINOPSE DO TÓPICO (II)
Deus não aceitou as escusas de Moisés. Ele também não aceitará as nossas, pois Ele conhece o mais profundo do nosso ser.

III. MOISÉS SE APRESENTA A FARAÓ (Êx 5.1-5)

1. Moisés diante de Faraó. Chegando ao Egito, Moisés e seu irmão Arão procuraram Faraó para comunicar-lhe a vontade de Deus para o povo de Israel. Quão difícil e arriscada era a tarefa de Moisés. Após o encontro que já tivera com Deus, ele estava preparado para apresentar-se ao rei do Egito. Faraó recusou de imediato o pedido de Moisés. Além de recusar deixar o povo ir embora, Faraó agora aumenta o volume de trabalho do povo (Êx 5.8,9). Moisés fez tudo como Deus lhe ordenara, porém, sua obediência não impediu que ele e seu povo sofressem. Talvez você esteja realizando alguma obra em obediência ao Senhor, mas isto não vai impedir que surjam dificuldades, problemas e aflições. Esteja preparado. Não podemos nos esquecer de que “por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (At 14.22). Enquanto estivermos neste mundo, estamos sujeitos às dificuldades (Jo 16.33). [Comentário: No capítulo 4.27-31, Moisés é recebido de volta e se reúne com todo o povo em um culto de adoração e louvor. Moisés e Arão, então, foram até Faraó e disseram aquilo que Deus lhes havia mandado dizer: “Assim diz o Senhor Deus de Israel; deixa ir o Meu povo para que Me celebre uma festa no deserto” (Ex 5.1). Era isto que Deus havia mandado Moisés dizer a Faraó como se lê em Ex 3.18. O Faraó era um homem idólatra e despótico. Reagiu às demandas de Moisés exibindo ambos esses defeitos. De imediato ficou claro que a tarefa consumiria muito tempo e muita luta. Ele é totalmente indiferente aos apelos de Moisés (5.3). Ao afirmar: “Não conheço o Senhor”. Faraó quer dizer que não reconhece sua autoridade. Sua declaração parece ser uma combinação de desafio e ignorância. Um Faraó anterior não “conhecera” José (1.8) e aquele Faraó não “conhecia" Jeová como Jeová, tal qual os patriarcas que, conforme 6.3, são impedidos de “conhecer” Jeová como Jeová. Para piorar tudo, a carga de trabalho exigida dos hebreus foi aumentada de maneira absurda (5.4-18). Como seria de se esperar, os hebreus ficam profundamente ressentidos com seu suposto libertador (5.19-21). Que mudança de ânimo! Num dia, lisonja no outro, repúdio. Diante de um outro libertador, um dia o povo diria: “Hosana”; e então, no dia seguinte: “Crucifica-o!” Observe a aspereza das palavras de Moisés para Deus nos versículos 22,23. Em sua raiva e perplexidade, ele dá início a uma tradição de dizer a verdade em oração, novamente verificada em alguns salmos de lamento (SI 73, por exemplo) e nas “confissões” de Jeremias (Jr 12.1-6; 15.16-18; 20.7). (VICTOR P. HAMILTON. Manual do Pentateuco. Editora CPAD. pag. 162-169).].
2. A queixa dos israelitas (Êx 5.20,21). O povo hebreu fica descontente com Moisés e Arão e logo começam a murmurar. Certamente todos esperavam que a saída do Egito fosse imediata. Mas este não era o plano de Deus. Moisés, aflito com a piora da situação, busca o Senhor e faz várias indagações. Quem de nós em semelhantes situações, estando em obediência a Deus, na vida cristã e no trabalho, já não indagou: “Por que Senhor?”. Moisés não conseguia entender tudo o que estava ocorrendo, mas Deus estava no controle. Às vezes não conseguimos entender o motivo de certas dificuldades, mas não podemos deixar de crer que Deus está no comando de tudo. [Comentário: O povo de Israel sentiu-se prejudicado pela intervenção de Moisés junto a Faraó. Na verdade, eles não sabiam que Moisés estava ali obedecendo a Deus, e que ele não tinha o desejo de fazer com que o sofrimento dos seus irmãos fosse aumentado. Esta deve ter sido uma prova dura para Moisés. Ele estava no Egito obedecendo à voz de Deus, falando com Faraó para que o povo fosse liberto, e como consequência o rei ordena que os hebreus trabalhem mais. Não é incomum que líderes se vejam nessa mesma situação: obedecem a Deus, mas não veem de imediato um fruto positivo de sua obediência. O que devemos saber é que obedecer a Deus não é uma garantia de que as coisas que se seguirão não serão alvo de investidas de Satanás. Além disso, os líderes devem entender que nem sempre o povo vai entender determinadas atitudes, mas que se estamos agindo de forma correta e dentro da vontade de Deus, Ele vai se responsabilizar por nos honrar no devido tempo. (COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Moisés, o Êxodo e o Caminho a Terra Prometida. Editora CPAD. pag. 22.)].
3. Deus promete livrar seu povo (Êx 6.1). A saída de Israel do Egito seria algo sobrenatural e esta promessa foi totalmente cumprida quando Israel, finalmente, saiu do Egito. Deus, nos seus atributos e prerrogativas, ia agora redimir o povo de Israel (v.6), adotá-lo como seu povo (v.7), e introduzi-lo na Terra Prometida. Todo o Israel, assim como os egípcios, teriam a oportunidade de ver o poder de Deus. [Comentário: Moisés estava à cata de uma solução rápida para um problema dificílimo. Ele tinha esperado fazer Israel sair do Egito com o simples ardil de levar 0 povo ao deserto num caminho de três dias (Êx 5.3), e, então, simplesmente desaparecer. Mas o truque não deu certo. O Faraó percebeu a artimanha. Moisés estava agora sem novas ideias. Mas o plano divino tinha muitas outras provisões guardadas na algibeira. (CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 323-324).. A promessa divina para com Israel não foi esquecida por Deus. Depois do encontro com Faraó e das reclamações dos hebreus, Deus diz a Moisés: “Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque, por mão poderosa, os deixará ir, sim, por mão poderosa, os lançará de sua terra” (Ex 6.1). Uma palavra de Deus em meio às adversidades e correntes contrárias é suficiente para que tenhamos a certeza de que Ele está conosco, e que se aguardarmos nEle, no devido tempo ele cumprirá o que prometeu. A demora na libertação não significava renúncia da promessa. Deus estava trabalhando em seus propósitos. Smith-Goodspeed traduz o versículo 1 assim: “Agora verás o que farei a Faraó; forçado por um grandioso poder ele não só os deixará ir, mas os expulsará da terra”. Outras dificuldades tinham de vir sobre Israel (5.19), mas a promessa de Deus ainda era certa. Deus se lembrou do concerto quando ouviu o gemido dos filhos de Israel por causa da escravidão. Ele não esqueceu; somente esperara até que os filhos estivessem prontos para cumprir sua parte no concerto. Deus ordenou que Moisés renovasse a confiança dos israelitas. Ele tinha de lhes dizer que seriam libertos da servidão egípcia, que Deus os resgataria com braço estendido (“ação especial e vigorosa”) e com juízos grandes sobre os opressores. Israel seria o povo especial de Deus e lhe daria a terra da promessa por herança (7,8)].

SINOPSE DO TÓPICO (III)
Depois do encontro que Moisés tivera com Deus, ele estava finalmente preparado para apresentar-se ao rei do Egito.

CONCLUSÃO
Na lição de hoje aprendemos como o grande “Eu Sou” escolheu e preparou Moisés para que ele libertasse seu povo da escravidão egípcia. Deus continua a levantar e preparar homens para a sua obra. Você está disposto a ser usado pelo Senhor? Moisés apresentou algumas desculpas, mas não foram aceitas. Não perca tempo com justificativas, mas diga “sim” ao chamado de Deus. [Comentário: Queridos irmãos, o grande “Eu Sou”, da mesma forma como fez com Moisés, escolheu-nos e preparou-nos para libertar os cativos, da mesma forma que Ele chamou Moisés para libertar os filhos de Israel do Egito, Ele comissiona cada um de nós para libertar os cativos do mundo através da pregação do evangelho. Marcos 16.15 diz: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Será que estamos diante da sarça ardente dando nossas desculpas para não ir, para não dizimar, para não orar? Você está disposto a servir mais a Deus? O Senhor deseja usá-lo em sua obra para que muitos sejam libertos da escravidão do pecado e da ignorância espiritual]. NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8),
Graça e Paz a todos que estão em Cristo!
Extraído do blog: auxilioaomestre

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