SUBSÍDIO I
INTRODUÇÃO
Na primeira parte do capítulo 2 dessa Epístola,
objeto da aula de hoje, Paulo orienta Tito quanto à conduta correta,
inicialmente em relação ao uso apropriado da língua. Em seguida, exorta os
membros da igreja - especialmente idosos, mulheres, jovens e servos - quanto ao
comportamento cristão. A partir dessas instruções do Apóstolo será possível
extrair aplicações práticas para a conduta do cristão nos dias de hoje, ciente
da sua responsabilidade não apenas dentro, mas também fora da comunidade de fé.
1. FALAR O QUE CONVÉM
Um dos principais problemas dos falsos mestres de
Creta, bem como aqueles de Éfeso com os quais Timóteo teve que lidar, era o uso
persuasivo da língua, a fim de conduzir os membros da igreja ao engano. Paulo
instrui Tito para que agisse do modo diferente, fazendo uso da língua para
ensinar a sã doutrina, a fim de promover a saúde espiritual da igreja. Essa é
uma demonstração do Apostolo da necessidade do ensino na comunidade cristã, é
através da exposição das Escrituras que a igreja assume uma doutrina ortodoxa
(Tt. 2.1). Existem igrejas padecendo porque a Palavra de Deus não é ensinada,
os cultos se transformaram em meros espetáculos. Ao invés de enfatizar o
“ouvir”, existe muita coisa para “ver”, cujo objetivo é simplesmente entretimento,
a fim de tornar o culto atrativo. O compromisso do obreiro de Deus não é com a
atratividade do culto, mas com o ensinamento correto, fundamentado na Bíblia.
Em relação ao cuidado com a língua, é preciso destacar as orientações dos
Provérbios a esse respeito. Esse livro de sabedoria traz lições preciosas
quanto ao uso da língua, assim como faz Tiago em sua Epístola (Tg. 1.19-27).
Salomão orienta seus leitores a se distanciarem da perversidade dos lábios (Pv.
4.24), e a demonstrar prudência, calando-se quando necessário (Pv. 11.12). Isso
porque quanto mais se semeia a contenda, mais a situação se complica, por isso
devemos ouvir mais e falar menos (Pv.12.,18,25). Nunca é demais lembrar que
Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca. Muitas pessoas estão arruinadas
porque falaram demais, quando deveriam ter calado (Pv. 13.2,3). Aprendamos,
pois, a mansidão, tenhamos cuidado para não nos exceder, até mesmo quando
provocados (Pv. 15.1-4). Ao invés de semear a contenda na igreja, devemos ser
brandos e falar apenas o que resulta em edificação (Pv. 15.26,28; 16.21,24;
18.6,7).
2. CONSELHOS AOS IDOSOS
E ÀS MULHERES
No que tange aos diversos membros da igreja, Paulo
orientou Tito para que instruísse os idosos à prudência, isso quer dizer que
eles precisavam ser moderados, demonstrando qualidades espirituais (Tt. 2.1),
principalmente sobriedade (gr. nepháleos), honestidade (gr. semnos), moderação
(gr. sophron), expressando fidelidade (gr. pistis), amor (gr. agape) e
paciência (gr. hupomone). As mulheres idosas, de igual modo, deveriam se portar
com dignidade, como é esperando de uma mulher cristã, que vivam em santidade
(gr. hieroperpes). As mulheres cristãs, diferentemente daquelas que semeavam
falsas doutrinas, deveriam ser mestras do bem, não caluniadoras (gr. diabolos)
e dadas ao vinho. É importante lembrar que o posicionamento de Paulo em relação
às mulheres cretenses, assim como às de Éfeso, está fundamentado na difusão de
heresias nas igrejas, que eram propagadas por essas, pela incitação dos falsos
mestres. Ao que indica pelo versículo 2, essas mulheres também eram afeitas à
ociosidade, ao invés de praticarem coisas boas, preferiam as conversas vãs.
Essa é uma orientação que serve tanto para as mulheres quanto aos homens, para
que não se envolvam em assuntos que não redundem em edificação. É importante
que as mulheres mais idosas sirvam de exemplo para as mais jovens na igreja,
para que essas sejam prudentes (gr. sophronizo), isto é, moderadas em sua
conduta, e que amem ao marido e aos filhos. No contexto de uma sociedade
marcada pelo feminismo, talvez a posição de Paulo seja questionada.
Especialmente por causa do versículo 5, no qual o Apóstolo recomendou que as
mulheres sejam boas donas de casas (gr. oikuros), e obedientes (gr. hupotasso)
aos maridos. Mas o próprio Paulo explica o motivo, “a fim de que a Palavra de
Deus não seja blasfemada” (Tt. 1.5). Isso revela um cuidado com o escândalo em
relação ao papel da mulher na sociedade daquela época. A mulher cristã na
atualidade pode usufruir dos direitos que conquistou, contanto que se submeta à
Palavra de Deus, e saiba conciliar sua vida profissional com as
responsabilidades domésticas.
3. CONSELHOS AOS JOVENS
E AOS SERVOS
Os jovens também são exortados à moderação (gr.
sophroneo) pelo Apóstolo, essa virtude é repetida e aplicada a todas as faixas
etárias da igreja. Espera-se de um cristão que tenha uma vida equilibrada, que
não penda para os extremos. Há cristãos nas igrejas que quando não são
legalistas, são liberais demais, não encontram um ponto de equilíbrio. Os
jovens devem ser exemplo nas boas obras (gr. kalon ergon), e na doutrina,
demonstrando disposição para o aprendizado (gr. didaskalia). Os jovens são
propensos a uma vida desregrada, mas Paulo orienta Tito para que esses tenham
uma linguagem sadia (gr. logon hugie), e que sejam irrepreensíveis (gr.
akatagnostos), para causar vergonha ao adversário. Os jovens, como escreveu
João em sua I Epístola, são fortes quando guardam a Palavra de Deus, e através
dela têm poder para vencer o Maligno (I Jo. 2.14). Os jovens devem fazer como o
Salmista, guardar a Palavra no coração, para não pecar contra Deus (Sl.
119.11), é preciso ensiná-los que a vontade de Deus, diferentemente do que
propaga o mundo, é sempre boa, perfeita e agradável (Rm. 12.1,2). Quanto aos
servos (gr. doulos), que na verdade eram os escravos, esses deveriam ser
obedientes aos seus senhores, “não contradizendo”, “nem defraudando”. Esse
ensinamento pode ser aplicado aos trabalhadores, fazendo as devidas adaptações
e contextualizações, já que não estamos mais em regime de escravidão. Com base
em outras passagens das Escrituras, compreendemos que os empregados devem
trabalhar para a glória de Deus (Ef. 6.5-8; Cl. 3.22). O trabalho deve ser uma
oportunidade para expressar a criatividade divina, e a possibilidade de
demonstrar disponibilidade para servir ao próximo. Quando visto dessa maneira,
o trabalho se torna um ornamento (gr. kosmosin), um adorno na doutrina de Deus.
CONCLUSÃO
A igreja cristã é marcada pela unidade na
diversidade, isso porque na comunidade de fé temos pessoas das mais distintas
condições sociais e econômicas, bem como de faixas etárias diferenciadas. Por
esse motivo, devemos aprender a viver em conformidade com os princípios da
Palavra, respeitando e integrando as pessoas. O equilíbrio é um estilo de vida
que deve ser observado por todos os cristãos, a fim de evitar excessos e
escândalos ao evangelho de Cristo. Portemo-nos, pois, de modo a glorificar a
Deus através das nossas vidas, e para que as pessoas descrentes vejam Cristo em
nós.
Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa
COMENTÁRIO E
SUBSÍDIO II
INTRODUÇÃO
Nesta lição
estudaremos o segundo capítulo da epístola de Tito. Veremos os vários conselhos
práticos de Paulo a respeito dos idosos, das mulheres, jovens e servos. Veremos
também que o pastor deve ser um exemplo de viver íntegro na igreja. [Comentário: Com esta lição,
veremos alguns ensinamentos sobre o modo de comportamento de várias categorias
de crentes (2,1-15); Paulo quer que Tito, ao se dirigir às diferentes classes
que se encontravam na igreja de Creta – a saber, os homens mais velhos e as
mulheres mais velhas, as mulheres mais jovens e os homens mais jovens, os
escravos -, inste que eles conduzam suas vidas em harmonia com os ensinamentos
do Evangelho, visto que foram todos ensinados pela graça salvadora de Deus a
renunciar à impiedade e viver de maneira piedosa. Com relação ao mundo
exterior, Tito deveria ensinar os crentes a se sujeitarem às autoridades, e a
serem gentis para com todos, lembrando que Deus os livrou dos antigos vícios
pagãos, para que apresentem aos outros um exemplo de vida nobre e útil. Ele
mesmo deve evitar controvérsias tolas e rejeitar aos hereges, que recusassem
ouvir a sua admoestação.] Vamos pensar maduramente sobre a fé
cristã?
1. O MODO CORRETO DE
FALAR DO LÍDER
1. "Fala o que convém à sã doutrina" (v.
1). O líder deve ter a sua fala sempre fundamentada na Palavra
de Deus, e para isso precisa conhecê-la e nela meditar diariamente. Precisa
reconhecer e valorizar a Bíblia, sabendo que ela é especial para a formação de
um caráter cristão. O estudo bíblico contribui para que o pastor e o obreiro
tenham sempre uma boa mensagem. Jesus certa vez afirmou que falamos do que há
em abundância em nosso coração (Mt 12.34). Então um coração cheio da Palavra de
Deus vai sempre falar o que convém. [Comentário: Ao dar esta ordem,
Paulo nos ensina sobre o que o líder deve falar. Falar a sã doutrina é
responsabilidade primordial da liderança, toda a igreja deve ser impactada com
isso, ela deve ser conhecida por isso. A sã doutrina é a sua voz. É por isso
que ela está neste mundo. Pedro escreveu que a igreja é a propriedade exclusiva
de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que a chamou das trevas para a
sua maravilhosa luz (1Pe 2.9). A igreja tem a responsabilidade de tornar o
caráter de Deus conhecido. É preciso proclamar as virtudes de Deus e a igreja
faz isso quando fala o que convém à sã doutrina. Falar a sã doutrina é a
responsabilidade da igreja. Para tal, é preciso manejar bem a Palavra da
Verdade (2Tm 2.15). As palavras iniciais de Paulo,Tu, porém, são
enfáticas. Os falsos mestres fustigados na seção anterior têm desviado as
pessoas; a linha seguida por Tito deve ser exatamente a oposta. Destarte, seu
ensino deve ser o que convém à sã doutrina, em contraste com as
"fábulas" e os mandamentos dos homens sectários. A sã doutrina expõe
o falso ensino e expõe a falsa profissão de fé].
2. Saber falar e saber ouvir. Tiago,
apóstolo de Jesus, deixou precioso ensino sobre o saber falar: "Sabeis
isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para
falar, tardio para se irar" (Tg 1.19). Há pessoas, nas igrejas, que falam
demais. E dizem o que não deveriam, causando problemas de relacionamentos. Ser
"tardio para falar" e "pronto para ouvir" é sinal de
sabedoria, de maturidade emocional e espiritual. Quem lidera tem que
desenvolver a capacidade de escutar as pessoas, ainda que não concorde com
elas. [Comentário: Pronto para ouvir (do latim
promptu), que quer dizer “disponível”. Esta disponibilidade deve ser
espontânea, sincera; um desejo natural para ouvir. Estar disponível para ouvir,
é estar disposto e pronto para obedecer. Era comum as pessoas ouvirem a Palavra
de Deus nos cultos, nas sinagogas. Não havia exemplares da Bíblia como os temos
hoje. A Palavra estava nos rolos e manuscritos, que eram lidos pelos líderes
religiosos. Tardio para falar – sem pressa, lento, vagaroso. É
ficar calado sem ficar emburrado, sem ficar carrancudo ou trombudo. O sentido
da frase é: o crente não deve precipitar-se em dizer qualquer coisa sem antes
ter ouvido e colocado em prática. As consequências da pressa no falar acaba
levando o cristão a negar a fé e a contradizer o evangelho (Tg 1.26). “se
alguém cuida ser religioso [isto é, nascido de novo pelo evangelho] e não
refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.”].
3. Integridade no falar. O obreiro deve ter
uma linguagem sempre sã e irrepreensível (Tt 2.8). Jesus ensinou: "Seja,
porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de
procedência maligna" (Mt 5.37). Quando alguém, na igreja local, diz uma
coisa e faz outra ou, quando mente, torce a mensagem, por motivos pessoais ou
para agradar alguém, está sendo usado pelo maligno. É "de procedência
maligna". Isso não convém à sã doutrina. Integridade é fazer o que diz (Tg
2.12). O que falamos deve contribuir para edificação de vidas (Ef 4.29). [Comentário: Paulo dá conselhos detalhados, para que Tito realize
um bom ministério. Eis um deles: “Use palavras certas, para que ninguém possa
criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de
mau a dizer a nosso respeito.” (Tt 2.8). Gostemos ou não, o mundo sempre será
inimigo dos cristãos. Pedro, entretanto, nos instrui: “Mas, se vocês sofrem por
terem feito o bem... Deus os abençoará por causa disso” (1Pe 2.20). De acordo
com Paulo, uma das maneiras de sofrer fazendo o bem é usar “palavras certas”.
Quando sofremos injustiças, fica difícil responder com dignidade cristã. Nessas
horas, o Inimigo estimula nossa natureza humana, sugerindo palavras torpes,
para desabafar nossa raiva. Jesus nos ensina que, nas horas extremas, o
Espírito Santo pode colocar as palavras certas em nossa boca (Lc 11.12). O
segredo, então, é nos alimentarmos do Espírito do Cristo. Se isto acontecer,
nossas palavras serão certas(http://devocionais.amoremcristo.com/artigo/2589/use-palavras-certas/)].
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Caro professor, neste tópico você deve destacar o
fato de que os versículos 1 a 8 do capítulo 2 da Carta a Tito é uma lista
semelhante a de deveres domésticos recomendados à Igreja em 1 Tm 5.1-16 e
6.1,2. Mas diferente de 1 Timóteo, não há preocupação com as viúvas na igreja
pastoreada por Tito, muito menos ele é instruído em como lidar com esses vários
segmentos da igreja. O enfoque apostólico está nas responsabilidades de cada
segmento que constituem a igreja em Creta: os idosos, os jovens, os servos,
etc.
2. EXORTAÇÕES AOS
IDOSOS, AOS JOVENS E SERVOS
1. Como os idosos devem portar-se. "Os velhos que
sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade e na paciência"
(v. 2). O crente deve permanecer fiel ao Senhor e dar um bom testemunho até os
últimos dias de sua vida. Muitos acreditam que, pelo fato de já terem passado
dos sessenta anos, podem fazer e falar o que bem entenderem na igreja. Os mais
idosos devem ser exemplo para os mais jovens, por isso, Paulo diz que estes
devem ser moderados, sérios, prudentes, firmes na fé, no amor e na esperança.
Acerca dos velhos crentes, disse o salmista: "Os que estão plantados na
Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão
frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o Senhor é reto; ele
é a minha rocha, e nele não há injustiça" (Sl 92.13-15). Os mais jovens
precisam aprender com os mais idosos, por isso, estes precisam ser exemplo em
tudo. Comentário: Homens com mais de
60 anos de idade” que “por serem membros maduros da comunidade e exemplos para
os homens mais jovens, Paulo recomenda que estes devem ter os seguintes
requisitos: (1) Sobriedade: No grego temos 'nephalios', isto é, 'moderado' em
tudo... Sua forma verbal é 'nepho', 'ser sóbrio', 'ser auto controlado', 'ser
bem equilibrado' (1Tm 3.2,11); (2) Gravidade: No grego é 'sermnos', isto é,
'respeitoso', 'nobre', 'digno'; (3) Prudência: No grego é 'sophron', que quer
dizer 'prudente', 'refletido', auto controlado. Em sua forma nominal temos a
famosa virtude grega da 'moderação', que deveria controlar todas as ações,
impedindo os vícios de excesso e de deficiência”.].
2. As mulheres idosas devem ser exemplo para as
mais novas. "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu
viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras
no bem" (v. 3). Mulher idosa tem vivência e experiência, seja como mãe e
esposa, seja como serva de Deus, por isso podem ensinar as irmãs mais novas.
Devem ser mulheres santas, "sérias no viver", que não andem com
atitudes e maus exemplos, na igreja, ou fora dela. Não devem ser caluniadoras
(gr. diabolos), ou que se deem a costumes carnais de falar dos outros, de criticar,
ou murmurar. [Comentário: Paulo admoesta que
estas mulheres devem ter o seu estilo de vida apropriado, digno, merecedor de
honra, próprio das mulheres cristãs. Elas precisam ser: (1) Sérias no seu
viver: No grego é 'katastema', que aponta para 'conduta', 'comportamento' ,
'maneiras'. Portanto, as mulheres mais idosas deveriam ser 'reverentes em sua
conduta', não se deixando levar ao redor pelo mundanismo; (2) Não caluniadoras:
O original grego usa o vocábulo 'diabolos', um dos títulos dados ao próprio
Satanás (1Tm 3.6); temos aqui o típico 'pecado feminino', em que tantas
mulheres (mas também tantos homens) se deleitam em provocar a queda de outrem,
para se sentirem superiores; (3) Não dadas ao vinho: O alcoolismo era um
problema sério na sociedade pagã, e a igreja cristã não estava isenta deste
problema, por isso a recomendação; (4) Mestras do bem: Em outras palavras, as
mulheres idosas devem ser mestras de 'coisas boas', da 'sã doutrina', da
'correta conduta cristã', em tudo quanto nisso esta implícito. E isso tanto na
igreja (1Tm 2.11), como no lar, e também nos lares das mulheres mais jovens e
de seus filhos (CHAMPLIN, 2002, p. 427).].
3. Os jovens cristãos (v. 6). Paulo chama a
atenção para o comportamento juvenil, exortando os jovens a serem "moderados",
ou seja, controlados. O jovem cristão precisa ser moderado no falar, no agir e
em todas as áreas da sua vida, procurando em tudo exaltar e glorificar o nome
do Senhor. [Comentário: O apóstolo passa
recomendações aos rapazes acima de 12 anos de idade (MACARTHUR, 2010, p. 1680);
que estes “... em todas as coisas, sejam criteriosos” (Tt 2.6 – ARA) a
expressão “...em todas as coisas..”, alude 'no tocante a tudo'. “Em tudo eles
deveriam ser “criteriosos”; no original o termo 'sophroneo', significa 'ser sério',
'ser sensato', 'ser auto controlado'. Crisóstomo aplica esse mandamento a
necessidade de vencermos as tendências para os prazeres estranhos. Diz ele:
'Nesse período de idade, nada é tão difícil como dominar os prazeres
indevidos'. Os jovens crentes devem controlar-se, devem refrear-se, para que
possam dar um testemunho forte e coerente em favor de Cristo, não permitindo
que qualquer excesso próprio da juventude leve-os a perder o controle sobre as
próprias ações” (apud, CHAMPLIN, 2002, p. 428.].
4. O comportamento dos servos cristãos (vv. 9,10). Paulo escreveu
em uma época onde havia a escravidão humana. Em Creta, assim como em todo o
império romano, havia muitos escravos. Na igreja existia senhores e escravos
que se converteram a Cristo, por isso, Paulo mostra como devia ser o
relacionamento, a conduta dos servos e dos senhores. O apóstolo
mostra que os servos deveriam agradar seus senhores "em tudo", pois
um senhor crente não daria ordens que fossem incompatíveis com a fé cristã e
com a Palavra de Deus. Os escravos que tinham senhores crentes deveriam manter
uma atitude de submissão. [Comentário: O comportamento
esperado dos escravos que eram cristãos nos dias do apóstolo, são os mesmos
esperados, nos dias de hoje, pelos funcionários com relação aos seus
empregadores. Estes devem tratar os seus patrões com respeito e em tudo
agradarem. Dizer que estes não deveriam contradizer significa que eles não
deveriam ser teimosos, incontroláveis, ou resistentes à autoridade. Que não
deveriam defraudar refere-se a qualquer tipo de roubo, mesmo aquele que possa
ser classificado como um “pequeno roubo”. Eles poderiam ser tentados a se
apropriar de “pequenos” itens necessários, mas como cristãos devem resistir a
esta tentação, para mostrar toda a boa lealdade (RIBAS, 2010, p. 559)].
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"O apóstolo agora [a partir do versículo 2]
fornece uma extensa seção de instruções a vários grupos de crentes com relação
a seu caráter e conduta. O vocabulário empregado não é tão específico, e a
seção é tão semelhante às antigas discussões extrabíblicas relativas ao
comportamento virtuoso, que Paulo parece não estar tratando dos problemas das
congregações de Creta, mas 'de modo geral está incentivando os seus leitores às
boas obras e a um estilo de vida cristão de modo que, em tudo, sejam ornamento
da doutrina de Deus, nosso Salvador' (v.10). Os versos 2-10 são uma proteção
espiritual - um medicamento ou um remédio que evita as enfermidades.
Paulo primeiramente ordena que 'os velhos' tenham
quatro virtudes. A palavra grega para 'velhos' (presbytes) - e para 'mulheres
idosas' (presbytis) em 2.3; cf. também presbytera ('mulheres idosas') em 1
Timóteo 5.2 - está relacionada à palavra grega empregada em Tito 1.5 para
'presbíteros' (presbyteros). Todas estas são derivadas da raiz léxica presby,
'velho'. 'Nos círculos judaicos e cristãos é frequentemente difícil distinguir
entre a designação da idade e o título do ofício' (Bromiley, 1985, 931). Todas
as palavras acima também podem ser traduzidas como 'presbítero [podendo ser
aplicadas tanto a homens como a mulheres]'.
As instruções específicas de Paulo consistem em que
os homens mais velhos sejam: (1) 'temperantes' ou 'sóbrios' (cf. 1 Tm 3.2,11);
(2) 'graves', 'merecedores de respeito' ou de bom caráter (cf. 1 Tm 3.8); (3)
'prudentes' (cf. 1 Tm 3.2; Tt 1.8; 2.5,6); (4) 'sãos' ou saudáveis nas três
virtudes fundamentais: 'na fé, na caridade e na paciência até o fim. Ainda que
nada disso seja explicitamente dito a respeito dos grupos mencionados a seguir,
podemos assumir que isto seja esperado por parte de todos" (Comentário
Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.1511).
O crente deve permanecer fiel ao Senhor e dar um
bom testemunho até os últimos dias de sua vida.
3. O BOM EXEMPLO EM TUDO
1. Bom exemplo (vv. 7,8). O líder
precisa ser exemplo. Se Deus lhe confiou a autoridade e a responsabilidade de
um rebanho, você precisa ter uma vida irrepreensível. Ser irrepreensível não
significa ser perfeito, dessa forma nenhum ser humano poderia assumir tal
posição. Ser irrepreensível significa ter um padrão de conduta elevado e
maduro, segundo os princípios bíblicos. A conduta do líder não pode minar a
confiança do rebanho. [Comentário: Irrepreensível, adjetivo; Que não
merece censura; que não merece ser repreendido: conduta irrepreensível. Que não
há falhas; perfeito. Do grego αμεμπτος [amemptos]: Sem culpa, sem falta,
inocente, irrepreensível. Em 1 Timóteo 3.1-7, Paulo mostra os requisitos para
os pastores, presbíteros ou diáconos: a importância de viver "acima de
qualquer suspeita." Romanos 13.13 diz: "Andemos dignamente, como em
pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em
contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais
para a carne no tocante às suas concupiscências.” O claro ensino das Escrituras
é a ideia de que os líderes da igreja deve estar vivendo acima do padrão do
mundo: “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12.1, 2). Afinal de contas, os
pastores e presbíteros são exemplos para as pessoas que os estão ouvindo e
vendo o seu procedimento, semana após semana, e eu acredito que Deus deseja um
padrão de vida mais elevado de seus líderes. Isso não quer dizer que pessoas
que não são pastores, presbíteros ou diáconos, podem fazer o que quiserem e
Deus não vai se importar, não é isso, só que Deus exige dos líderes que sejam
irrepreensíveis.].
2. Incorrupção da doutrina. Tito deveria
ter muito cuidado com a doutrina, para que sua pregação e ensino fossem de modo
correto, com fundamento na Palavra de Deus, na "doutrina dos
apóstolos" (At 2.42). Jesus advertiu seus discípulos a se resguardarem da
"doutrina dos fariseus" (Mt 16.6,12). Hoje, temos visto igrejas que
"vendem" bênçãos por dinheiro; utilizam manipulação psicológica para
arrecadar mais recursos das pessoas; fazem "curas" e milagres, em
troca do vil metal. [Comentário: O ensinamento na
primeira igreja foi chamado a doutrina dos apóstolos. Jesus revelou a sua
vontade aos apóstolos e mandou que eles a entregassem ao mundo. Observe que
este ensinamento não foi chamado “a doutrina da igreja”. A Igreja Católica
Romana ensina que a igreja produz as Escrituras. É com esta base que eles
aceitam os escritos dos “Pais da Igreja”, as tradições e até editos modernos
como palavras de autoridade. Mas o relato de Lucas demonstra que aconteceu ao
contrário. Foi a pregação do evangelho que deu origem à igreja. Então, santos
apóstolos e profetas guiaram a igreja até Deus completar a sua revelação
(Efésios 3:5). A doutrina da igreja primitiva veio dos apóstolos porque eles a
receberam diretamente de Deus. Não devemos falhar em observar quem perseverava
na doutrina. Todos os crentes, não somente os pregadores, perseveravam na doutrina.
Freqüentemente, esperamos os outros se dedicarem à doutrina para nos guiarem.
Todos os membros da primeira congregação foram dedicados à palavra. Todos
desejavam aprender. Isso não significa que todos fossem mestres ou peritos.
Deus não precisa de um monte de professores para cumprir seu plano. De fato, os
estudiosos freqüentemente se acham sofisticados demais para aceitar a
simplicidade do plano de Deus (1 Coríntios 1:18-31). Não precisamos fazer
seminário, mas Deus quer que sejamos capazes de defender as razões da nossa
esperança nele (1 Pedro 3:15). Essa defesa será possível somente por meio de um
discipulado dedicado. Os primeiros cristãos desejavam aprender porque queriam
fazer. O cristianismo não é uma busca acadêmica. No livro de Atos, Lucas escreveu
sobre vidas transformadas, não sobre formaturas de faculdades. Os tessalônicos
suportaram perseguições. Os efésios queimaram livros de artes mágicas. Um
casal, Áqüila e Priscila, saíram de Roma, foram para Corinto e depois para
Éfeso, e depois voltaram para Roma pelo seu desejo de divulgar o evangelho.
Pessoas de fé se mostram dedicadas em ouvir e praticar! –por Bryan Moody,
http://www.estudosdabiblia.net/escb14_02.htm].
3. Gravidade e sinceridade. São atitudes que
equivalem à seriedade. Um obreiro deve ser sério, honesto, com postura que
honre a Deus e ao seu ministério. Completando a lista de recomendações, Paulo
diz que Tito deve ter "linguagem sã e irrepreensível, para que o
adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer". É conduta exemplar,
exigida de todos os que querem ser obreiros, dedicados à obra do Senhor. [Comentário: O
crescimento em direção à maturidade cristã e a Santificação Contínua é dever de
todo crente! Para que sejamos ornamento "ornamento da doutrina de Deus,
nosso Salvador". No texto de 3.3-7, Paulo mostra que a bondade de Deus e
seu amor para conosco (v. 4) nos regeneraram e nos renovaram (v. 5). Em outras
palavras, fomos tornados novas criaturas. Este amor e esta bondade foram
derramados em Jesus Cristo (v. 6), e assim fomos justificados e tornados
herdeiros da vida eterna (v. 7). Quanto às discussões tolas e sem sentido, que
Tito as deixasse de lado. Nesta classificação, o apóstolo inclui as discussões
sobre a lei e as genealogias, tão caras aos judeus. Eles levam isto tão a sério
que, ainda hoje, o judeu que tiver o sobrenome Cohen (palavra hebraica para
“sacerdote”) é reverenciado nas sinagogas, pois é descendente de Levi. Isto não
tem valor algum. E se alguém insiste em ser briguento, depois da segunda
admoestação, que seja deixado de lado (v. 10). Por vezes esquecemos este
conselho de Paulo e gastamos muita vela com mau defunto, discutindo por
ninharia. A pessoa que ama discussões na igreja é pervertida, está em pecado e
está perdida (v. 11). A palavra do versículo 10 tem muito sentido: “evita-o”. a
idéia é “põe de lado”. Extraído do artigo“Estudo Bíblico em Tito, de Pr.
Isaltino Gomes Coelho Filhohttp://www.isaltino.com.br/2010/11/estudo-biblico-em-tito/].
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, a conclusão desta aula deve conduzir os
alunos a compreenderem o chamado cristão para a família cristã cultivar bons
exemplos de vida. No texto de Paulo a Tito, todos os homens, mulheres, idosos e
jovens da igreja são desafiados a cultivarem virtudes como
"autodomínio", "perseverança" e "amor". Por isso,
a afirmação de Paulo "para que a palavra de Deus não seja
blasfemada". Só é possível isso acontecer quando a família cristã
persevera no modelo dado por Deus, por intermédio do Evangelho, e vive em
família como Jesus viveu: sua mensagem, seu anúncio, seus princípios e valores.
CONCLUSÃO
As exortações de Paulo a Tito são de grande valor
para os obreiros, em todos os lugares e em todos os tempos. Ele especifica como
tratar as pessoas, por suas diversas faixas etárias. Destaca o valor do exemplo
cristão, como forma de evitarem-se os escândalos que tanto comprometem o bom
nome do evangelho e da Igreja de Cristo. São ensinamentos perfeitamente
atualizados, não obstante terem sido escritos há tanto tempo. [Comentário: Um ensinamento importante de Paulo nessa carta é
que o cristão cultive o hábito de fazer boas obras, até que isso se torne parte
de sua natureza. Sabendo que tal piedade não se afina facilmente com a natureza
humana, o apóstolo procura incentivar ainda mais o leitor, lembrando o passado
de pecados e a nova condição no presente (3.5-7). A ênfase nas boas obras está
em 1.16; 2.7, 14; 3.1, 8, 14. Mas sem nenhuma dúvida, essa carta não ensina
salvação pelas obras, mas sim que o salvo deve praticar boas obras.]. “NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e
isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”.
Francisco Barbosa
Disponível no blog: auxilioebd.blogspot.com.br.
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