sexta-feira, 17 de julho de 2015

LIÇÃO 3: ORAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ÀS MULHERES CRISTÃS





SUBSÍDIO I

INTRODUÇÃO

Na aula de hoje nos voltaremos para o capítulo 2 da  Primeira Epístola a Timóteo. Nessa parte Paulo orienta à comunidade, bem como o seu líder, que orem pelas autoridades. Em seguida, mostra seu desejo de Deus de que todos cheguem ao conhecimento da salvação, por meio de Jesus Cristo. E ao final, apresenta algumas recomendações às mulheres, a fim de manter a ordem no culto. É importante ressaltar, a princípio, que essa será uma oportunidade não apenas de restringir, mas também de incentivar o serviço das mulheres na Igreja.

1. ORAÇÃO PELAS AUTORIDADES

A oração é uma responsabilidade de todo cristão, principalmente pelas autoridades constituídas (I Tm. 2.2). Nos tempos do Apóstolo é provável que esse se referisse ao imperador romano, e aos seus súditos, que governavam as províncias. Todo cristão está debaixo das autoridades, e essas são dadas para domínio, e preservação do bem comum, inclusive quando recorrem ao julgamento (Rm. 13.1). Talvez o apóstolo já antecipasse os dias maus que viriam no futuro, sob o império de Nero, que perseguiria intensamente os cristãos. A oração pelas autoridades não é a mesma coisa que obediência irrestrita. O próprio Paulo, em At. 16.37-40, apelou para seu direito como cidadão romano, quando foi injustamente penalizado. Há momentos que os crentes podem desobedecer às autoridades, quando a palavra dos homens quiser se impor sobre a Palavra de Deus (At. 5.26-29). Orar pelas autoridades é excelente, a fim de que os bons melhorem, e para o que são ruins não prosperem. No contexto da sociedade brasileira, a maior autoridade é a Constituição, todas as autoridades, presidentes e parlamentares, estão debaixo do seu crivo. Assim, sempre que uma autoridade age de maneira contrária à Carta Magna, está debaixo do juízo da lei, tornando-se susceptível às penas cabíveis. Além disso, os eleitores têm o direito de, através do sufrágio do voto, escolher com sabedoria, aqueles governantes que representam os interesses da sociedade. Não há respaldo bíblico, principalmente no Novo Testamento, para uma teocracia eclesiástica. O tratamento de Deus é com a Igreja, e essa é universal e invisível, não está restrita às fronteiras de uma nação. Somente Israel foi escolhida por Deus, e essa aguarda o cumprimento escatológico, que acontecerá no futuro, quando Cristo vier reinar (Ap. 19.16).

2. A SALVAÇÃO PARA TODOS OS HOMENS

Enquanto o plano escatológico de Deus não se concretiza para Israel, a tarefa da igreja é missionária, ir até os confins da terra, propagando a boa nova de salvação, no poder do Espírito Santo (At. 1.8). É vontade de Deus que todos os homens sejam salvos, e venham ao reconhecimento da verdade (I Tm. 1.4). Para tanto, a Igreja precisa cumprir a Grande Comissão, fazendo discípulos em todas as nações, ensinando-os a guardar as coisas que Jesus ensinou (Mt. 28.19,20). Algumas igrejas evangélicas estão perdendo o foco, deixando de levar adiante a mensagem de salvação. A partir do que apregoam alguns pregadores televisivos, parece mais que o evangelho é uma má notícia. As pessoas precisam reconhecer o amor de Deus, e por causa dEle se arrependerem dos pecados, e se voltarem para Cristo (Jo. 3.16). Jesus é o Sumo Sacerdote, o Grande Mediador entre Deus e os homens (Hb. 8.6; 9.15; 12.24), Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo. 14.6), e em nenhum outro há salvação (At. 4.12). Estamos atualmente debaixo de uma nova aliança, na qual Cristo se põe no meio, a fim de nos livrar da maldição da lei (Gl. 3.13). Jesus se entregou em resgate por todos, não apenas um grupo previamente escolhido tem direito à salvação. A doutrina da predestinação calvinista, ainda que bem intencionada, com vistas a dar glória a Deus, não tem fundamento escriturístico. Trata-se de uma abordagem filosófica, alicerçada no determinismo, incompatível com a possibilidade bíblica de escolha. Deus amou o mundo, enviou Seu Filho, e dar vida eterna, mas espera que as pessoas creiam na Sua Palavra (Jo. 3.16). Ele depositou no coração de todas as pessoas, indistintamente, uma graça preveniente, para que todos tenham a possibilidade de aceitar ou rejeitar a salvação. O próprio Calvino se referiu a essa dádiva divina como “graça comum”, que é disponibilizada a todos os homens. 

3. RECOMENDAÇÕES ÀS MULHERES

No final desse capítulo identificamos algumas recomendações de Paulo em relação ao comportamento das mulheres no culto público. Inicialmente quanto às vestimentas, para que se adornem com decoro (I Tm. 2.9). A palavra modéstia, no grego neotestamentario, é aidos e significa “senso de pudor” e bom senso é sofronsine, “juízo perfeito”. Isso quer dizer que as mulheres devem escolher bem as roupas com as quais irão ao culto. Evidentemente essa orientação se aplica também à vida cotidiana. A repreensão do Apóstolo visa evitar os excessos, principalmente no que tange à ostentação, com traças e ouro ou pérolas ou roupas caras. O recato da roupa, para não incitar a concupiscência, também não pode ser desconsiderado. A mulher cristã pode se vestir bem, sem precisar gastar absurdos, também em respeito àqueles que nada têm.  Algumas mulheres dos tempos de Paulo usavam tranças com enfeites dourados, que demonstravam futilidade. Paulo não está incentivando o desleixo em relação à aparência, mas ressalta que o adorno deve ser o interior, demonstrado por meio de boas obras (I Tm. 2.10; 6.11,18; II Tm. 2.22; 3.17). Isso nos remete diretamente a I Pe. 3.3,4, a beleza da mulher cristã, em uma sociedade que supervaloriza padrões excludentes, está no interior, que é valiosa aos olhos de Deus. Em seguida, Paulo recomenda que as mulheres fiquem quietas na igreja, em silêncio. Ele destaca que é impróprio que uma mulher exerça autoridade sobre os demais membros. Essa orientação paulina se aplicava à realidade de Éfeso. Isso porque as mulheres, por não terem educação formal, e como aconteceu com Eva, eram influenciadas pelo engano dos falsos mestres, disseminando heresias na Igreja.  Em geral, as mulheres podem ensinar, tanto em casa quanto na congregação, contanto que se fundamentem na Palavra, como fez Priscíla (At. 18.24-26)

CONCLUSÃO

As mulheres sempre tiveram papel fundamental no ministério de Jesus (Lc. 8.1-3), o próprio Paulo destaca a atuação delas em suas epístolas. Várias mulheres estiveram a serviço do evangelho (Rm. 16.1-3; Fp. 4.3), com destaque para as viúvas idosas (I Tm. 5.9, 10), as diaconisas (I Tm. 3.11), e as mantenedoras da obra (I Tm. 5.16). É preciso ressaltar que em Cristo não há diferença entre homem e mulher (Gl. 3.28). É importante, no entanto, que as mulheres não se apartem do chamado para gerarem filhos, com a meta de conduzi-los à salvação em Cristo (I Tm. 2.15).

Prof. Ev. José Roberto A. Barbosa


COMENTÁRIO E SUBSÍDIO II

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos a respeito da ordem na Igreja. Sabemos que Paulo escreveu a Timóteo para que ele colocasse ordem na igreja efésia. Este era um assunto de extrema importância, tanto que o apóstolo declara: "Admoesto-te, pois, antes de tudo". Paulo orienta o pastor quanto à oração por todos os que têm autoridade, a fim de que pudessem viver de modo quieto e sossegado. 
Como Igreja do Senhor precisamos interceder a fim de que possamos cumprir nossa missão de levar a salvação aos homens que, a cada dia, estão mais distantes de Deus. Paulo também ensina a respeito do comportamento das mulheres na vida da igreja. [Comentário:  A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo o havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro doutrinário (1Tm 1.3). Na primeira carta, para ajudá-lo a combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve proceder na casa de Deus" (1Tm 3.15). Embora que Timóteo fosse ainda jovem (1Tm 4.12), ele teria que ensinar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmãos de Éfeso (1Tm 4.6,11,16). Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia. Foi situada perto do mar Egeu. Duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodicéia. Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana. Sabemos algumas coisas sobre a história da igreja em Éfeso de outros livros do Novo Testamento. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (At 18.18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra de Deus por três anos (At 19.1-41; 20.31). Na volta da mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (At 20.17-38). Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Destas diversas referências aos efésios, podemos observar algumas coisas importantes sobre essa igreja. Desde o início, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, Áqüila e Priscila ajudaram Apolo (At 18.26); Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles (At 20.29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra doutrina (1Tm 1.3-7). A carta de Paulo aos efésios destacou a importância do amor (5.2), um tema frisado, também, na carta dirigida a esta igreja no Apocalipse.] Vamos pensar maduramente sobre a fé cristã?

1. ORAÇÃO POR TODOS OS HOMENS

1. "Deprecações" (2.1). O termo (gr. deesis) significa "suplicar, implorar, rogar por" alguém. É a intercessão a Deus por todos os homens, de modo ardente e compassivo. Embora Deus seja soberano e saiba de todas as coisas, Ele deseja ouvir nossas orações. O Senhor não somente nos ouve, mas também atende nossas súplicas. Não existe situação, por mais difícil que seja, que não possa ser resolvida mediante a oração. Paulo nos ensina a orar por todos aqueles que estão na liderança, seja na igreja, seja fora dela. 
 2. "Orações". Alguns exegetas entendem que Paulo usava os termos como sinônimos. Mas, no original grego, as palavras empregadas são diferentes. "Orações" (gr. proseuche) refere-se ao termo comum para as orações em geral, de súplica, de louvor, de intercessão, etc.
3. "Intercessões". Tem o sentido de "intervenção, mediação, interferência, intermédio". Do grego enteuxis, significando "apelar para", ou intercessões em geral, que se fazem em favor de alguém. Sempre foi difícil encontrar intercessores, mas atualmente está ainda mais difícil (Ez 22.30).
4. "Ações de graça".  Vem do termo grego eucharistia. A expressão é autoexplicativa, denotando orações em que a pessoa expressa sua gratidão a Deus por bênçãos recebidas, ou até por coisas adversas. Por isso, Paulo diz: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Ts 5.18). Aqui está o porquê não podemos concordar com a ideia de que os quatro termos aqui usados são apenas sinônimos. Quem presta "ações de graça" não roga nem suplica. [Comentário:  Paulo passa a abordar
uma série de instruções sobre a oração e o culto, provavelmente em resposta aos abusos causados pelos falsos mestres. Devemos orar por todos os tipos de pessoas, seja qual for sua posição na vida. Não há, ao que parece, significação particular ligada à ordem na qual se apresentam os termos deprecações, orações, intercessões e ações de graças. Destes quatro, o segundo termo é o mais amplo e, de certo modo, inclui os outros três. O que Paulo quer dizer é que todas as formas de oração devem ocupar o lugar central no culto de adoração na igreja. Também não deve ser discriminado em seu campo de ação, pois inclui todos os homens. A oferta que Deus faz da misericórdia em Cristo estende-se a todos igualmente. Não há uns poucos favorecidos que fazem parte exclusiva dos eleitos de Deus. Ele deseja e fez provisão para a salvação de todo aquele que se render à misericórdia salvadora revelada em Cristo. Temos de orar em espírito de intercessão, para que a extensão da operação redentora do evangelho seja tão ampla quanto possível. A palavra hebraica para interceder (paga‘) originalmente significava ‘incidir sobre’, e desse modo veio a significar ‘atacar alguém com pedidos’. Quando tal ataque era feito em favor de outros, esta atitude era chamada de intercessão. O vocábulo hebraico paga‘ significa, ainda, ‘encontrar-se’, ‘pôr pressão sobre’ e, finalmente ‘pleitear’. No Novo Testamento a palavra grega entygchano significa “apelar”, “pleitear”, “pedir”, “fazer intercessão”, “orar”. Interceder é pedir algo a favor de alguém. É a obra de alguém que se coloca entre um que tem uma necessidade e aquele que pode supri-la, mesmo que aquele que tem a necessidade não tenha conhecimento que o outro está intercedendo. Talvez seja uma obra maior, justamente a intercessão feita em prol daqueles que ignoram o perigo que correm e não sentem nenhuma necessidade de ajuda. A intercessão não requer reconhecimento. Mesmo que haja total indiferença à ajuda que tanto precisam, temos um vocacionamento à missão de orarmos em intercessão por todos. A Palavra de Deus, do Gênesis ao Apocalipse, nos exorta a intercedermos.]

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

"Com o começo do segundo capítulo, o apóstolo chega à questão que o levou a escrever  a Timóteo - a preocupação pela devida ordem na igreja efésia. A prioridade que Paulo deu a este tema mostra-se na frase de abertura: 'Admoesto-te, pois, antes de tudo'. Há certa adequação que deve caracterizar o culto público a Deus. Lógico que não é formalismo censurável preocupar-se pelos segmentos sequenciais adequados e próprios a serem observados quando os cristãos se reúnem para cultuar. O apóstolo exorta o tipo de oração que deve fazer parte de todo culto dessa categoria: 'Admoesto-te... que se façam deprecações (súplicas), orações, intercessões e ações de graças por todos os homens'. Não há dever cristão para com nossos semelhantes que se compare em importância com o dever de orar por eles. O crente não pode fazer algo para ajudar as pessoas se, em primeiro lugar, não orar por elas. Depois de orar, há muitas coisas que pode fazer; mas até que ore, não há nada a fazer, exceto orar" (Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol 9. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p. 461). 


2. A SALVAÇÃO DE TODOS

1."Que todos se salvem" (v. 4). Paulo exorta a Igreja mostrando que Deus deseja que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Esse é o desejo divino: a salvação da humanidade, pois Ele "amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito" [...] (Jo 3.16). Fora de Cristo, não há salvação (1 Tm 2.5,6). Quem nEle crê é salvo. Quem não crê é condenado (Jo 3.18,19). É missão da Igreja levar a mensagem de salvação a todas as criaturas (Mt 28.19,20). [Comentário:  Isso não significa que Deus deseja soberanamente que todo ser humano seja salvo. Pode referir-se ao desejo de Deus que todos os tipos de pessoas sejam salvos. Deus quer a salvação dos homens, mas apesar disso, Ele não viola a oportunidade deles escolherem. Notemos no versículo 4 a ordem em que aparecem as duas caracterizações da graça salvadora de Deus. A primeira é se salvem, e a segunda venham ao conhecimento da verdade. Há intérpretes que entendem que estas duas expressões têm o lugar correto na ordem inversa. Mas a apresentação de Paulo do assunto se ajusta perfeitamente ao ensino do Senhor Jesus, quando, em João 7.17, ele disse: "Quem quiser fazer a vontade de Deus conhecerá se o meu ensino vem de Deus ou se falo com a minha própria autoridade". Quando se trata de conhecer as coisas de Deus, a obediência sempre precede mais conhecimento.]

2. Um árduo trabalho missionário. Paulo e seus companheiros de ministério trabalharam arduamente na obra de evangelização (1 Ts 2.9). O ministério exige sacrifício e trabalho. Muitos, erroneamente, acreditam que o pastor deve se preocupar somente com as questões administrativas e financeiras da igreja, mas o ministro de Deus, tem a responsabilidade de exortar, ganhar almas para Cristo e discipular seus filhos na fé. Paulo não se preocupava só com as ovelhas do rebanho, mas demonstrava um zelo especial com a evangelização e a obra missionária. [Comentário:  O termo grego "poimen" enfatiza o trabalho de pastor, pastoreador, guardião, cuidador, defensor, sarador, apascentador, alimentador das ovelhas (Ef 4.11; 1Pe 2:25). Biblicamente, a função dos pastores é cuidar do rebanho (igreja) de Deus (1Pe 5.1-2; At 20.28). Como servos de Deus, os verdadeiros pastores mostrarão a sua preocupação com a vontade do Senhor, fazendo e ensinando o que ele diz. Seu trabalho inclui várias funções importantes: pastorear (At 20.28; 1Pe 5.2); ensinar (Ef 4.11-16; Tt 1.9); ser modelo (1Pe 5.3); presidir (1Tm 5.17); vigiar (At 20.31); velar por almas (Hb 13.17); guiar (Hb 13.17); cuidar/governar (1Tm 3.5); ser despenseiro de Deus (Tt 1.7); exortar (Tt 1.9); calar os enganadores (Tt 1.9-11); etc.
O Pastor é chamado de:
- Embaixador do Cristo 2Co 5.20;
- Ministro (servo, escravo, serviçal) do Cristo 1Co 4.1;
- Despenseiro dos mistérios de Deus. (mordomo, fiel administrador da fazenda que o seu Senhor lhe confiou)  1Co 4.1;
- Guerreador em defesa da fé-doutrina Fp 1.30; Ef 6.13 em diante; 1Tm 6.12; 2Tm 4.7; Tt 1.9,11; Jd 1.3;
 - Servo do povo do Cristo 2Co 4.5.]

3. A melhor recompensa. Como já é do conhecimento de todos, o ministério pastoral exige sacrifício e esforço, mas também é muito gratificante poder servir ao Senhor e ver o fruto do trabalho: ao observar as almas se rendendo aos pés de Cristo, sendo batizadas nas águas e no Espírito Santo. É na verdade, a coroação do trabalho realizado. Os que estão na liderança sabem que muitas são as lutas e tristezas, no entanto existe um galardão a espera dos obreiros fiéis (1 Pe 5.2-4). [Comentário:  O Pastor é Indispensável e insubstituível (e só Deus chama, qualifica, provê Seus ceifeiros) (Mt 9.37-38; Rm 10.14); Seu trabalho é excelentíssimo. Nenhum trabalho sobre o mundo é mais nobre (1Tm 3.1; Rm 10.15). Sua recompensa será: - Sofrer: Ez 34:18; 1Co 4:11; 2Co 6:5; 11:23; 12:7; 1Ts 3:3; 2Ti 2:3,12,24; 3:12; 4:5; 1Pe 2:20; Ap 2:3;
- Ser aprovado como ministro de Deus 2Co 6:4;
- Agradece a Deus pelas ovelhas que Este dá à assembleia e que edifica 1Co 1:4; Fp 1:3; 1Ts 3:9;

- Gloria-se em seu rebanho 2Co 7:4;
- Regozija na fé e santidade de seu rebanho 1Ts 2:19-20; 3:6-9;
- Recomenda-se às consciências dos homens 2Co 4:2;
- É recompensado Mt 24:47; 1Co 3:14; 9:17-18; 1Pe 5:4]


3. A MANEIRA DE SE VESTIR DAS MULHERES

1. As mulheres na Casa de Deus. Paulo orienta Timóteo quanto à maneira correta de as mulheres se comportarem na igreja. A mulher cristã precisa ser reconhecida não somente por sua maneira de vestir, mas por suas atitudes. Não podemos nos esquecer que nosso corpo é "templo do Espírito Santo" e que devemos glorificar a Deus em toda a nossa maneira de viver. Queira ou não, o homem e a mulher cristã têm de ser diferente em todos os aspectos da vida, diante de Deus e dos homens, inclusive na sua maneira de se vestir e de se portar. [Comentário:  As mulheres devem seguir um senso adequado de modéstia, livres da vaidade e da pompa do mundo, em todos os momentos, mas especialmente no culto público. Uma mulher devota deve se destacar pelo seu caráter, e não pelos seus vestidos preciosos (1Pe 3.3-4). Note o leitor que, Paulo não está preocupado com vestimenta ou joias como tais, mas com a atitude da pessoa que as usa. A sociedade greco-romana se caracterizava pela vestimenta extravagante que usavam. Os apóstolos usavam a expressão original grega katastole, que significa “traje”, para referir-se ao comportamento geral do cristão, e não apenas a um estilo único de se vestir. Paulo e Pedro, por exemplo, recomendam às mulheres, especialmente, que usem a moda e não sejam usadas por ela, pois a maneira como nos vestimos revela muito sobre o que pensamos de nós mesmos e como gostaríamos de ser tratados. Portanto, as mulheres cristãs, devem, de certa forma, criar a ‘própria moda’, testemunhando o seu ‘bom senso cristão’, no original grego ‘kosmios, ‘decência’. Paulo as exorta a uma atitude marcadamente feminina, de bom gosto, sensibilidade e simplicidade; em contraste com o conceito de moda propagado pelo sistema mundial, e que sempre envolve luxo, exibicionismo, sensualidade apelativa e falsidade.]

2. Traje honesto, com pudor. É sinônimo de decoroso, decente, com sobriedade, ou simplicidade. Um vestido transparente não é honesto, pois embora esteja cobrindo o corpo, atrai a cobiça dos homens, incentivando o pecado. Infelizmente, muitas mulheres estão errando na hora de se vestir. A mulher pode e deve se vestir bem, ficar bonita, porém com pudor, de modo a agradar a Deus[Comentário:  É necessário existir pudor. Principalmente hoje vivendo numa cultura que cultua o corpo, incentiva as mulheres e homens a fazerem dos seus próprios corpos objeto de cobiça e que se sintam bem expondo sua sexualidade. Infelizmente, muitos que já entregaram suas vidas a Jesus, permanecem com hábitos, talvez inconscientemente(prefiro crer assim), que maculam a imagem de um homem e uma mulher de Deus. Vivemos em tempos tão imorais que falar sobre pudor parece para alguns até retrogrado. Mas não é. Não é, porque seria o mesmo que afirmar que a Palavra de Deus não vale para nós hoje. O texto acima citado fala de vestir-se com pudor. A palavra pudor no grego é "aidos" que significa vergonha em exibir o corpo; ausência de sensualidade; ausência de desejo de atrair admiração para o corpo; pessoa não sensual. Por que devemos nos vestir com pudor? Por que a Bíblia diz: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." (1Co.6.18-20). Precisamos glorificar a Deus com o nosso corpo e o que vestimos tem tudo a ver com isso]

3. Traje com modéstia. Modéstia significa "simplicidade, singeleza, despretensão". Além de se vestir de maneira honesta e com pudor (recato), a mulher cristã precisa se vestir com modéstia. Infelizmente, em algumas igrejas as irmãs acabam competindo umas com as outras. Parece haver uma "disputa" para ver quem usa a roupa ou a bolsa mais cara ou o sapato mais alto. Muitas se preocupam apenas com o exterior. A elegância e a beleza de uma mulher devem vir de dentro para fora, pois começa no caráter santo (1 Pe 3.3).  A mulher pode e deve se vestir bem, ficar bonita, porém com pudor, de modo a agradar a Deus. [Comentário:  A moda atual é marcada pela sensualidade exagerada. Precisamos estar atentos porque vestimenta é assunto de bom gosto e os servos de Deus precisam ter esse bom gosto. Não precisamos andar na contramão do mundo, no que se refere à moda, mas sim excluir das nossas opções o que é inadequado a um homem e uma mulher de Deus da mesma forma que devemos agir em todas as outras áreas da nossa vida. Paulo e Pedro, fazem uma ligação importante entre o coração e as roupas. Algumas mulheres vão insistir em usar o tipo de roupas que elas querem, dizendo que ninguém pode mostrar onde Deus especificamente proibiu minissaias, ou mini-blusas, ou biquínis, ou roupas muito justas. O problema nesses casos não é a falta de alguma regra específica nas Escrituras, mas a ausência de uma atitude certa no coração. Regras no vestuário não fazem a mulher modesta. Se o coração estiver errado, a mulher não será mansa e modesta. Em vez de dar uma lista de regras sobre vestimenta, Paulo apela à modéstia e bom senso das mulheres. Uma mulher (ou homem!) cujo entendimento é baseado nos princípios das Escrituras e cujo coração é dedicado a Deus, se vestirá decentemente. Ela não vai procurar chamar atenção por meios
carnais, pelo uso de roupas dispendiosas ou que mostram o corpo. Muitas igrejas erram por inventar regras humanas sobre roupas. Mas, muitas  outras erram por recusar a estudar e ensinar, cuidadosamente, o que Deus tem  dito, para ajudar cada filho de Deus pensar e se vestir de uma maneira que glorifica o nome dele. Que possamos nos vestir para ele, começando com o próprio coração]

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

"A admoestação de Paulo impede a mulher de se vestir de maneira elegante, mas tão somente de se utilizar do vestuário para chamar a atenção! A melhor maneira de uma pessoa, homem ou mulher, expressar a sua individualidade é através das boas obras que evidenciam um caráter piedoso. A sociedade da época, como a nossa, parece que pressionava as mulheres a que se vestissem como se fossem objetos sexuais. Assim também os seus valores e qualificações foram determinados pela habilidade de estimularem a sexualidade dos homens. Esse procedimento tem aviltado as mulheres tanto do passado como de hoje em dia" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 834). 

4. A CONDUTA DAS MULHERES NA IGREJA

1. O silêncio no culto. "A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição" (1 Tm 2.11). Paulo também faz uma recomendação semelhante a esta em 1 Coríntios 14.34,35. Qual seria o motivo de tal restrição? Segundo o Comentário Bíblico Beacon, "na igreja coríntia havia muitas mulheres recém-convertidas do paganismo, e que a nova liberdade que desfrutavam em Cristo levava a certas extravagâncias que eram impróprias". É importante ressaltar que em outro texto de Coríntios, Paulo mostra que as mulheres podiam profetizar nas igrejas: "Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta [...] (1 Co 11.5). [Comentário:  Conforme 1Co 11.5 indica, Paulo não proíbe toda a participação oral das mulheres nos cultos. Antes, Paulo recomenda certo tipo de silêncio – um silêncio que respeita o ensino com autoridade e o papel de governo atribuído aos líderes da igreja (v 12)]

2. As mulheres no Novo Testamento. Cristo, em seu ministério terreno, teve a cooperação de diversas mulheres que atuavam ao seu lado. Eram obreiras de grande valor: "[...] Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas" (Lc 8.1-3). Paulo muito valorizou o trabalho das mulheres, na igreja (Rm 16.1-15). [Comentário:  As mulheres tiveram uma participação especial no ministério de Jesus. O Mestre foi para as mulheres judias não somente o Salvador, mas aquEle que  resgatou a dignidade da condição social feminina.  Nos dias de Jesus, os rabinos se recusavam a ensinar as mulheres. Era atribuída a mulher uma condição social inferior. Jesus não somente as ensinou, mas as teve como amigas (Marta e Maria), as libertou dos poderes de demônios (Maria Madalena), como também as evangelizou (a mulher samaritana). Jesus valorizou as mulheres como ninguém jamais o fez e ainda concedeu a elas o privilégio de poderem contribuir financeiramente para a expansão do Reino. "A participação das mulheres na excursão missionária revela como era o ministério revolucionário de Jesus. Nos seus dias os rabinhos se recusavam ensinar as mulheres e lhes atribuía um lugar inferior. Por exemplo, só os homens tinham permissão de participar plenamente nos cultos da sinagoga. Mas Jesus trata as mulheres como pessoas e lhes dá as boas-vindas na comunhão. Elas têm acesso igual à graça e salvação, e muitas mulheres se tornam suas seguidoras. Entre elas estão as mulheres com recursos financeiros, que auxiliam Jesus dando de suas possessões para sustentar a Ele e seus discípulos" (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol 1. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, p.363).]

3. A liderança do homem. Paulo aborda a questão da liderança masculina, citando a ordem da criação. É importante ressaltar que o próprio Paulo, ao escrever aos gálatas, ensina que perante Cristo, para a salvação, homens e mulheres são iguais (Gl 3.28). 

Por que Paulo se utiliza do exemplo de Adão e Eva? Ele utiliza tal ilustração para mostrar o que estava acontecendo na igreja de Éfeso. Assim como Eva foi seduzida e enganada pela serpente, as irmãs daquela igreja estavam se deixando seduzir pelos ensinos dos falsos mestres. [Comentário:  Primeiro foi formado Adão indica uma prioridade de responsabilidade. Deus nomeou o homem como o chefe da família e a esposa não deve usurpar a autoridade sobre ele em seu ofício. Contrariamente, o homem deve aceitar e desempenhar seu papel, não como tirano, mas como servo sob designação de Deus e sujeito ao seu santo e amoroso Espírito. Paulo apela mais uma vez para o relato da criação em seu argumento de que Eva foi
tentada primeiro; seu argumento parece injusto, visto que tanto Adão quanto Eva pecaram. Mas o argumento de Paulo está correto: Eva foi enganada pela serpente. O argumento de Paulo aqui, com sua ênfase sobre quem foi enganado, provavelmente seja um reflexo do relativo sucesso que os falsos mestres tiveram em Éfeso, desencaminhando mulheres (5.11-15; 2Tm 3.6-7). Em outros lugares, Paulo não demonstra apreensão em lançar a culpa da queda sobre Adão (Rm 5.12-19; 1Co 15.21,22). ]



SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

"Em silêncio, com toda a submissão (2.11). A expressão grega hesychia é traduzida aqui como 'quieto' e como 'silêncio' no versículo 12. Significa uma atitude receptiva, tranquila, que promove o aprendizado. Nada aqui sugere submissão a qualquer capacidade intelectual ou espiritual" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 834). 

CONCLUSÃO

Quanto à oração, os ensinos paulinos são válidos para todos os crentes, em qualquer época e em qualquer lugar. Devemos fazer súplicas, intercessões e ações de graças diante de Deus. No que concerne ao comportamento cristão, Paulo deu um destaque incisivo quanto à postura das mulheres, especialmente às irmãs de Éfeso, tendo em vista o contexto liberal e lascivo da sociedade em que a igreja estava inserida. [Comentário:  Motivação para orar por nós mesmos não é, normalmente, um problema. As dificuldades de motivação ocorrem, às vezes, enquanto oramos por outros. A oração, quando feita apropriadamente, exige um esforço. Em Colossenses 4.12, foi dito que Epafras "se esforça sobremaneira" pelos colossenses em suas orações. A oração é um esforço. Ana servia noite e dia com jejuns e orações (Lucas 2.36-37). A fé requer obediência e Jesus exige claramente que nós oremos por nós mesmos e pelos outros. Ele nos diz para orar por aqueles que nos perseguem (Mateus 5:44). Ele insiste conosco para que oremos pedindo trabalhadores para as colheitas (Mateus 9:38). Ele nos ensina a orar pelos amigos que enfrentam a tentação (Lucas 22:32), bem como por nós mesmos para que não entremos em tentação (Lucas 22:40). Através de Paulo, ele nos exorta a fazer "súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade..." (1 Timóteo 2:1-2). Em vista destas instruções, a oração é um dever, um mandamento a ser obedecido. Isto, por si só, é bastante motivação para aquele que tem fé para obedecer. No que concerne ao modo de vestir-se das mulheres cristãs, as recomendações paulinas são atualíssimas; nossa cultura decadente, apoiada na sensualidade, se contrapõe à maneira bíblica de vestir-se com modéstia e pudor, e não são poucos os homens que também erram neste quesito! Cuidado para não errar, mesmo trajes característicos de cristãos podem sim ser lascivos.]. NaquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)”.

Francisco Barbosa
Disponível no blog: auxilioebd.blogspot.com.br.




JUVENIS – LIÇÃO 3: A NATUREZA E A QUEDA (dinâmica)


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc.)

2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.

3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.

5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A natureza e a queda.
- Em seguida, deguste com os seus alunos cada assunto importante da lição, sempre de forma criativa e contextualizada.
- Para finalizar, aplique a dinâmica “Semeando na natureza”.

Dinâmica: Semeando na natureza



Objetivo:
Conscientizar os alunos a respeitar a natureza e entendermos o mau uso que muitos estão fazendo dela.

Material Didático:
- Copos descartáveis pequenos (tipo cafezinho) com sementes variadas, um copo para cada tipo de semente Ex.: melancia, abóbora, maracujá, laranja, melão,  mamão, tomate, graviola, etc.). É importante que a quantidade de semente não seja menor que a quantidade de alunos, por isso dois alunos podem receber a mesma semente. Nunca mais do que isso.
01 vasilha com areia

Atividade Didática:

- Distribua com os alunos os copos com sementes variadas e solicite para que eles retirem de cada copo a sua semente e coloque-a nas mãos. Em seguida cada semente deve ser plantada na vasilha com areia.
- Leia Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
- Agora diga: Ninguém planta laranja e vai colher mamão. É a semente que você usa que determina a espécie do fruto que você colherá. Isso é muito importante, porque muitas pessoas ao ignorar esse princípio se frustram esperando colheita de semente que elas nunca plantaram antes. Como se a colheita fosse uma questão de sorte. O que nasce sem esforço no campo é capim navalha, mato, espinhos... Mas o fruto saudável, precisa ser plantado e cultivado.  E o que Paulo está falando aos Gálatas é que nossa colheita vai refletir o tipo de semente que temos usado. O que significa isso na prática? Toda pessoa é livre para semear, mas não é livre para colher. É livre para semear o que quiser, quando quiser, o que quiser, mas, após a semeadura, será obrigado a colher a o que semeou e onde semeou. Fale ainda: Hoje vocês semearam nesta vasilha uma boa semente, mas não é isso que vem ocorrendo no mundo. O homem em seu estado de pecado tem destruído a natureza com acúmulo de lixo, contaminação dos recursos naturais, contaminação da água, do solo e dos alimentos por metais pesados, e o resultado desta má semeadura é: terremotos, as cheias ou inundações, os tsunamis ou maremotos, as avalanches, os deslizamentos de terra, as secas, as tempestades (tornados, tufões e furacões), os incêndios e as vagas de frio e/ou de calor, etc.
Para finalizar pergunte:
- Você está satisfeito com aquilo que tem semeado na natureza? Por que?
- Existe algo que você está semeando na natureza que não deveria ser semeado?
- Você já foi alvo de uma triste colheita na natureza por ter feito uma semeadura errada?

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


JOVENS – LIÇÃO 3: O TERRORISMO MARCA O NOV SÉCULO (dinâmica)



Para a lição de hoje apresentamos a seguinte sugestão:

- Apresente o tema da lição: O Terrorismo Marca o Novo Século.
- Inicie a aula dizendo que muita gente se queixa da falta de paz e de sentido da vida inexiste no coração de um terrorista. Quem sabe refletir sobre o direcionamento que estamos dando à nossa vida, revisando e assumindo compromissos mais ousados nos façam ver o que pode ser feito por cada uma de nós para promovermos a paz mundial.
- Em seguida, deguste com os seus alunos cada assunto importante da lição, sempre de forma criativa e contextualizada.
Para o encerramento da aula de hoje sugerimos a dinâmica “Promovendo a paz”.

Dinâmica: Promovendo a paz


Objetivo:
Oportunizar aos alunos encontrar formas de resolução para a violência terrorista.

Material Didático:
Quadro negro ou branco.
Giz ou pincel atômico.

Atividade Didática:
- Diga que não adianta apenas estudarmos e reprovarmos as práticas terroristas, mas, precisamos também, manifestar atitudes que podem ajudar a encontrar a paz, e combater as práticas terroristas. Agora faça um acróstico com a palavra TERRORISMO. Coloque a palavra em sentido vertical em um quadro ou cartolina e peça que os alunos completem cada letra com uma palavra ou pequenas frases onde irão apresentar maneiras de resolução para a violência terrorista.
Encerre a dinâmica dizendo que o terrorismo, sob qualquer aspecto, é um método completamente injusto de manifestação. Podemos manifestar-nos, expor nossas razões, fazer passeatas, trabalhar duro para disseminar ideias e ideais, mas sempre de forma justa sem prejudicar pessoas alheias à causa, pelo menos considerando como justo qualquer coisa que não seja uma imposição ou manifestação pelo terror, pelo sofrimento físico ou moral. A defesa dos direitos humanos não é apenas compatível com uma estratégia antiterrorista bem sucedida, é um elemento essencial dessa estratégia para promovermos a paz mundial.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

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