quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO


Mediante o Texto de Silvio da Costa Pereira pode-se perceber que há inúmeros meios tecnológicos em todos os estados e em todas as escolas, o que está faltando é exatamente vontade por todas as partes. Os professores são conhecedores do que há ao seu alcance: sala de informática com computadores prontos para serem utilizados, câmeras digitais, datashow, aparelho de DVD com monitor etc., mas eles estão sobrecarregados e alegam não ter tempo (e realmente não têm), pois muitos ensinam os três turnos e não sobra tempo para aprender. Em contrapartida, as secretarias de educação não promovem um treinamento com tempo adequado para que esses professores tenham acesso ao aprendizado com esses meios que estão ao seu alcance.
Desta forma, os equipamentos ficam num canto da escola, muitos têm até medo de utilizá-lo. E assim a nossa educação fica  cada vez mais caótica, pois os alunos entendem tudo o que vê: sabem utilizar o celular, o computador, entram em redes sociais e trocam mensagens etc. E o professor nem entende o que eles estão falando. Assim, os alunos perdem o interesse pelo aprendizado.

Aqui em nossa escola: CE Estado do Espírito Santo foi montado o laboratório, mas não funcionava, foi então que a diretora colocou um professor que fez cursos de informática e manutenção de computadores e ele então vem trabalhando desde 2010 e a história agora já é bem diferente. No começo os alunos tinham medo até de chegar perto dos pcs, então o professor os orientava e depois de 3 a 5 explicações eles já faziam suas pesquisas sozinhos. Isso os incentivou a se matricularem para então fazer cursos de informática e aperfeiçoarem seu aprendizado.  Os professores também estão se despertando para este meio. Eles, em horários vagos, usam o laboratório e postam suas atividades, pois aqui funciona a chamada online.
Tudo depende do esforço de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário