Atividade 1.1 Reflexões Iniciais
Atividade 1.2 Quem sou eu como professor e aprendiz
Atividade 1.3 Entrevista com o professor Ladislau Dowbor
Atividade 1.4 Tecnologias existentes no CE Estado do Espírito Santo
Atividade 2.3 Navegando em busca do conceito de hipertexto
Páginas
terça-feira, 16 de outubro de 2012
terça-feira, 9 de outubro de 2012
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia; por outros, de sociedade do conhecimento ou, ainda, de sociedade da aprendizagem, a sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo, na atualidade, requer um novo perfil de profissional e de cidadão que coloca para a escola novos desafios.
Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.
No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar, efetivamente, os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que saibam, também, aprender a aprender ao longo da vida.
Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia...) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas. A exigência de aprender, continuamente, ao longo da vida constitui, na sociedade atual, um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata, evidentemente, apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, saber transformá-las em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.
ATIVIDADE 1.1 - REFLEXÕES INICIAIS
A sociedade desde o início do século XXI caracteriza-se pela explosão da tecnologia facilitando, assim, a informação e a comunicação, o que implica a necessidade de seleção, avaliação e processamento dessa informação para que se transforme em conhecimento válido e científico.
A criança, atualmente, é conduzida à escola, com o intuito de aprender e ser inserida na sociedade para um futuro cidadão consciente de todas as grandes mudanças. Pois o acesso às informações está muito rápido, qualquer pessoa hoje consegue ter uma página na internet ou acessar a de outras pessoas, sem a necessidade de publicação. Dessa forma é preciso uma competência cognitiva, termo que o autor Juan Ignacio Pozo ressalta, em que as pessoas precisam adquirir para ter um olhar crítico, sobre tudo que é possível achar e ler, especialmente navegando na internet.
É percebido que a internet e seus recursos abrem portas para uma renovação e diversificação de práticas pedagógicas, questionando professores sobre suas concepções de ensino e de aprendizagem. Desta forma percebe-se que educar, aprender e ensinar é um desafio e um processo fundamentalmente humano. A educação escolar é um intercâmbio entre pessoas que se comunicam, se falam e podem ser mediados pela tecnologia quando bem empregada, sendo a escola facilitadora desta troca.
Uma nova cultura educacional da aprendizagem tem como ponto principal as novas tecnologias da informação, seja através da televisão, rádio ou internet e a escola tem que estar ciente, ser flexível, formar alunos com fácil acesso e darem sentido a informação que lhe é aplicada.
O professor, nesta era tecnológica, precisa estar aberto para as mudanças que estão à sua frente quase que a velocidade da luz. Assim, novas formas de ensinar estão surgindo, com isto adentram as inovações tecnológicas; através de novas formas de aplicar os conhecimentos.
O autor afirma que a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, exige novas funções discentes e docentes, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções profundamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e o ensino para encerrar essa nova cultura da aprendizagem.
Com essas afirmações do autor, acreditamos que é, exatamente, este o desafio para converter a informação em conhecimento.
“Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.”
Juan Ignacio Pozo
REFERÊNCIAS
POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio. Porto Alegre: Artmed, ano VIII, n. 31, ago./out. 2004. Disponível em: <http:// http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=386.>. Acesso em: 22 ago. 2012.
O QUE É HIPERTEXTO?
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)